O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

20 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

O sr. Ministro dos Negocios Estrangeiros (Andrade Corvo):- Por parte do sr. ministro do reino, que não póde vir a esta casa, mando para a mesa á seguinte proposta (leu).

Leu-se na mesa e é do teor seguinte:

Proposta

Em conformidade com o disposto no artigo 3.° do acto addicional á carta constitucional da monarchia, o governo de Sua Magestade pede á camara hereditaria a necessaria permissão para que possa accumular, querendo, as funcções legislativas com as do emprego dependente do ministerio do reino, que exerce em Lisboa, o digno par, Augusto César Cau da Costa, governador civil do districto de Lisboa.

Secretaria d'estado dos negocios do reino, em 18 de janeiro de 1875.= Antonio Rodrigues Sampaio.

Foi approvada sem discussão.

O sr. Presidente: - Vae proceder-se ao segundo escrutinio para se apurar o membro que falta para a commissão de redacção.

Teve logar u eleição.

Foram convidados para servirem de escrutinadores os dignos pares Visconde de Condeixa e José Lourenço da Luz.

Entraram na uma 26 listas e corrido o escrutinio, saiu eleito o sr. Visconde de Algés.

O sr. Gamboa e Liz: - Tenho a participar a v. exa. e á camara, que a commissão de fazenda se acha instalada, tendo nomeado para seu presidente o sr. Conde de Casal Ribeiro, é secretario o si1. José Augusto Braamcamp.

Haverá relatores especiaes para os projectos que lhes forem presentes.

O sr. Barros de Sá: - A commissão de guerra acha-se constituida. Nomeou para seu presidente o sr. Marquez de Sá e secretario o sr. general Palmeirim. Os relatores serão nomeados em especial para os projectos que forem submettidos ao exame da commissão.

O ar. Martens Ferrão: - O sr. Visconde de Algés encarregou-me de participar a v. exa. e á camara que por falta de saude não tem comparecido ás sessões.

O sr. Presidente: - Não ha mais trabalhos sobre a mesa. A primeira sessão terá logar no sabbado, sendo a ordem do dia negocios de expediente.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e um quarto.

Dignos pares presentes á sessão de 19 de janeiro de 1875 Exmos. srs.; Marquezes, d'Avila e de Bolama, de Monfalim, de Pombal, de Sá da Bandeira, de Vallada; Condes, de Cabral, de Casal Ribeiro, de Fonte Nova, da Louzã, da Ribeira Grande, de Rio Maior; Bispo do Porto; Viscondes, de Benagazil, de Condeixa, de Monforte, da Praia Grande, de Soares Franco, de S. Jeronymo; Barões, de S. Pedro, do Rio Zezere; Mello e Carvalho, Gamboa e Liz, Mello e Saldanha, Barros e Sá, Paiva Pereira, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Cau da Costa, Xavier da Silva, Xavier Palmeirim, Eugenio de Almeida, Custodio de Carvalho, Sequeira Pinto, Larcher, Martens Ferrão, Pestana, Lourenço da Luz, Sá Vargas, Vaz Preto, Franzini.