O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

130

Os jornaes conservadores congratulam-se com o Governo pelo acertado passo que deu, restilum-do o secego aos ânimos com as suas francas declarações.

Na*Camaia dos Deputados depois das declarações dos Ministros relatnas aoc.isamenlo da Uai-nha, appro\ou-sc qnasi seii discussão o restiulos arligos do projecto de resposta ao discurso ilo Throno.

Na bolsa tinham subido os fundos, e haMatn-se ícahs.ido muitas opciaçõcs.

As noticias da ilha de Cuba e Porto Rico, an-nunciani gosar-sc alh de compIeLi tranquillidadc.

Diz-so que o Governo vai auginenlar o exercito da Catalunha, en\iando para alli raais alguns batalhões.

O Phaic de Bayonnc assegura que Pr i m permanece muito socegado em Maiselha, e A.meller em Londres ; não tendo nenhum destes chefes , nem só quer pensado em atravessar a fronteira

Muitas dns estradas de Hospanha estavam intransitáveis pela abundância de chuvas que tem cahido.

Nos arrabaldes de Lenda foram atacados os gados por uma espécie deppidcmia, em consequência do que as .luthondades tomaiam providencias para atalhar o mal , pruhibmdo expressamente que se comam as rozes que apresentai cm o mais leve syraptuma do dito mal.

Continuava a gosar-se de socego em todas as províncias de Hespanha.

|) ECEBEMOS folhas inglezas até 17 efrancezas até J l 15 do passado.

Estes jornaes não adiantam ás noticias que temos publicado, á excepção de alguns pormenores relativos aos Eslados-Unidos.

Os nossos fundos em Londres ficavam a 59 g

O vapor Acadw entrado em Liverpool a li trouxe jornaes dos Eslados-Unidos até l do passado.

JMr. Douglas apresentou na Camará dos Representantes em Washington uma proposta para o estabelecimento de um governo local no dislncto do Oregon, a fim de collocar esse paiz sob oim-raediato domínio dd Republica americana. Também propoz a concessão de terras aos colonos que para alli quizessem ir.

Julga-sc que estas propostas serão rejciladjs ou modificadas, de accórdo com as expressões da mensagem do Presidente Po/A,

Um correspondrntc do Times affirma, que apesar destas demonstrações o governo americano está disposto a entrar em negociações, e a acceilar p.ira a demarcação do teiritono do Oregon o pa-ralello.49", com a franquia dos portos uo estreito de Fuca.

O empenho manifestado por alguns membros do Congresso para a compra da Califórnia ao México, e a proposta (pouco depois retirada) para a compra da ilha de Cuba aos hcspjnhoes, eram objectos de censura para todos os que desejam a conservação da paz entre os Eslados-Unidos e a Gram-Bretanha.

DICCIdBTARIO BA CONVERSAÇÃO.

ESTA obra é uma espécie de repertório universal de todos OJ» conhecimentos necessários, úteis, e agradáveis da vida social. Abraça

Recommendamos este livro comoulil e ao mesmo tempo deleitavel para quem, sem querer possuir profundamente assciencias e artes, que constituem profissões especiaes, deseja com tudo achar-se preparado com os conhecimentos geraes necessários a toda a pessoa collocada em certa posição, e obrigada a não ficar atraz do movimento luterano dos outros remos.

GRAM-BRETAKTHA.

LONDRES, 19 de Janeiro.

s noticias recebidas acerca das negociações

. com os lislados-Unidos, são de natureza, que fazem persuadir , que o Governo inglez nada ganhará senão tomar uma attitudc firme e enérgica. Esta é a opinião geral, por mais que as cam-municações daquelles paizes dêem dilTerentes aspectos e diversas fazes á questão.

As chegadas a Liverpoo! alcançara a 31 de Dezembro dos Eslados-Unidos e a 3 de Janeiro de Boston; e ainda que nada de positivo annunciam lem* causado grande sensação em Inglaterra. Acre-dila-sc que concluirá pacificamente a questão do Oregon, porém os membros do senado e da segunda camará da America , propõe tal serie de biHs, mais ou menos aggressivos, que o congres-sso poderá ver-se obrigado a adoptar medidas mais serias do que pensa, "tem pensado, e quer tomar.

As propostas do General Coss para a averiguação do estado das forças offensivas e defensivas da União , foram adoptadas por unanimidade no Senado. Um membro desta Camará pediu se negociasse com a Hespanha â acquisicão da Ilha de Cuba , mas depois retirou a proposta.

A annexacão de Tcixas está feita definitiva e legislativamente. O bill formal da annexacão foi adoptado em ambas as Gamaras.

Fizerara-se nas mesmas .ilgumas propostas para o estabelecimento de postos militares, e a concessão de terras no Oregon, o que equivaleria ao

exercício dos direitos de soberania; porém o exame destas propostas foi adiado, graçjs aos esforços de Mr C.ilhoum que entrou no Senado para lançar sobre a b,ila:ica da pá/ a sun poderosa influencia. Apesar disto, segundo os periódicos cla-quella republica, diz-se que serão adopíadas por

FB.A2JÇA PARIS , 21 th J.inctrn

PEIO Tiiulonws se receberam cm Marselha noticias de Argélia que chagam a 1-i de Janei-10. A columna do General Le\asseiir linha s»l-fndo um desastre de consideração Eib-.iqui o que se lê no Snd de Marsnilc

ConsUtnlma , 13 de Janeno — A cidade esta consternada em resultado do clesaslro de que f.n viclima a columna expediciunuia do General Le-vassour. Depois da tazzia de Í5 de Dezembro, este General continuou a avançar á frente demais de 2 000 homens, «ipesar dos rigores da estacão. Porém o frio chegou a ser tão intenso , que nem os homens nem

O General Levnsscur c os seus OÍTiciacs fizeram mil esforços para salvar as tropis, conduzm Ju-as a Sclif com o auxilio dos árabes. No dia 4 pela noite entraram naquclla povoação desorganisadas e dispersas pelo fi 10.

A 8 havia nos hospitaes 250 homens com os pés gelados. A 10 se recolheram 283 mortos i!e frio Segundo as vozes que circulavam cm Cons-tantinj a colurana perdeu 1,200 espingardas, e quasi todas as bagagens.

«SETIF, 10 de Jantuo. — O exercito chegou aqui, depois de incríveis padecimentos, com uma perda de mais de mil homens. Já aqui ha 420 mortos, e todos os dias vão entrando mais. O hospital está cheio. Um quartel e o forte Galbois foram convertidos cm huspilacs , acabam de chegar doze médicos de Constanliaa.

R O batalhão indígena é o que mais p°rda sof-frau Acredila-se que o total dos mortos montará a 800, e passam desse numero aquslles a quem tem sido preciso amputar os pés ou as mãos O commamlante do bitalhão indígena, que eslava do cama havia quatro mezes, desmaiou quando soube d.i desgraça occorruh ao seu batalhão, e soffreu uma crise perigosa.

« Tenho as mãos tão inchadas que nada mais posso dizer senão que pensamos sahir di? Setif, logo que se derreiam as noves , e talrez que amanhã comece o movimento. » ( Debati. J

í"/-r-

-, -iJh •&'&l

fio porto ds (,'£&"«, 2 de Feveiciro d" í 8'6

NAVIOS EYraAUOS

BARCO porluguey Bom Jesus, C.ipilão António Ju.iquim Gomes, de Setúbal cm 2 ilias, 5 pessoas de Iripulacão.

Vapor mglez Kuyal Tar, Capilfm R. W Evans, de Soulhampton em 16 dias, com fazem! is, a Van-Zeller , 38 peasoas de tripulação e O i- p.usagei-ros.—Fez escala por Corunha, Vigo c barra do Porto, donde ultimamente traz 20 horas de viagem, e vem em qualidade de Paquiíle. Este Vapor lendo saindo de Southampton no dia 17 de Janeiro próximo passado, fuiairibado a ralmoulh no dia 2a, onde esteve adias porciusa do tempo

Barca kniphanssen (pertence a Westephalia) Elisabcík, Capilão B J Hugy, de Antuérpia em 73 dia« , em lastro, a Torlailes , 13 pé sons de tripularão. — Fez escala por Flersing . c ultimamente por Dunas, deude traz 28 dias de viagem.

Escuna inglcza Nelson Packet , Capitão J. La-: ne , da Terra Nova em 20 «lias, com bacalhau , a M. Walch & Companhia, 8 pessoa* de tnpii-lacão

Escuna inglcza Jane íj' Mar y , Capilão J H Àwkey , de Londres em 35 dias, cm lastro, a E. James; 4 pessoas de tripulação —O Capitão entregou uni Ofíiuo para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, dirigido da Legação porluguc/a em Londres.

Escuna portugueza Àinisade, Capitão Juão Maria da Silva Junes, rie Havrc de Gracc em 28 dias; 7 pessoas de tripulação.

Cahique do Contracto do Tabaco Àiigust Mestre João do Carmo, de Setúbal ecn 36 horas, com tabaco , 9 pessoas de tripulação e 2 passageiros.

Baldia falis Sociedade, Mestre F José Martins, de Setúbal cm 4 dias, com linhaça, e trigo ; 5 pessoas de tripulação

NAVIOS StIl'DOS.

Brigue francez Jean liai l, Capitão L li Pal-fray, para Fccamp com sal , 11 pessoas de tripulação.

Hiale portuguez Noro Paquete, Meslre Francisco de Freitas, para Viann.i com sal c cncommen-das , 7 pessoas de tripulação e 3 passageiros, que são . António ilc Sousa Moreira, João do Espirito Santo, Alexandre Pereira de Castro, marítimos, porluguezes.

Rasca Nasarcth Feliz, Meslre Manoel Affgnso da Costa, para Cezimbra com sal , 9 pessoas de tripulação

Barco portuguez Conceição Emiíia, Mestre António José Caiado, para Setúbal com sal ; 10 pessoas i'c tripulação.

Escuna mgieza Annc, Capitão T. Williams, para Selubal cm lastro ; 5 pessoas de tripulação

Brigue porluguez Cnncnção Flor de Lisboa, Capitão íí. Borges Pamplona, pira o Rio de Janeiro com vinho, sal, c cera , 17 pessoas de tripulação e 4 passageiros, que são: Prudencio da Silva Ferreira, negociante, Manoel Ambrosio Júnior, com sua senhora, estampador, portnguezes; Miguel Ignacio de Oliveira, sem emprego, brasileiro.

Barca a-uencana fwanowu, Capilão R Shmn, para o Rio Grande do Sul com sal, c vmh > , 10 pessoas de tripulação.

Hulc porluguez Fchz Lembrança, Mestre F.

Rodrigues da Nova, para o Porto com .agoa-ar-dento, e mais géneros , 8 pessoas de tripulação.

Bugue francez Clementine, Capitão J. Nicolas, para Si Bneu\ com sã! . 5 pessoas de tripulação

Rasca União, Mestre António Franco Uelg.ido, para a Figueira com encommend.is; S pessoas de tncui.icíio e l passageiro, que é Francisco da Sil\a. empregado publuo, porínsçue?

Barca sueca Alegou, Capitão II. F.ioinson, para o Rio do Janeiro T to.n \iuho, e mus" géneros ; í3 pessoas de tnpnlacão.

língua franriv [hante, Cnpilão L. M. F. Tol-Jenner. para Gran\ille, com sal e laranja , 9 pessoas de tripuhção

Brigue inghiz Fere Fly, Capitão A. Gilliat , para o Rio Gnudc do Sul, co.-n sal e vinho; 12 pessoas de li ipulaçâo.

finte portugiiez Senhoia do Carmo, Meslre António Machado , para Faro , com eucommendas, 9 pessoas de tripulação, e 11 passageiros, que são Fiancisco Manoel da Silva, Manoel José da Sil»a, proprietanos, MaiMcl Pereira Vasco Júnior, Capilão de N.nios, Lucas José dos Santos, carpinteiro, Francisco Gomes , Bruno José , ma-rilimos , José Francisco Baplisln, capateiro , José António da Ciuz. musico de Inhntena N.° l, D Manana d'Air«ibid.i do Amaral e Freitas, com d us filhos mon ires.

ílule porluguez União VfIo; , Mestre Manoel Vií-in Cabrita, paia Far.i com encommcndas , 7 pessoas de tiipulaç.n, c 5 passageiro", que são. Gertiudcs de S José, com quatro menores, por-lu^uczes.

B.ileira Senhora áa Piedade, Mestre António Pereira dos Santos , para Setúbal em lastro ; 8 pessoas de tripulação.

Hialr porluguez Etpeculadoí , Mestre Manoel dos Santos Pinheiro, para a Figueira com encom-mendas , 5 pessoas de tripulação.

Vapor de Guerra ingle? IMiadamanUins.

Bordo da Fragata Duquesa de Bragança, surta em frente de Belém , '2 de Fevereiro de 1846. = M T. da Sttsa Coideuo, Capitão de Fragata, Commaudanle.

Slfitc-Pto Geial.

I-SE procedido na conformidade dos E->ta-lulos á eliMCrli)

Musa da Às>scmlléa Geral.

Di. Bcrnardino A.nlonio Gomes, Presidente. Forlnnalo José Barreiros, Vice-Presidcnlo. Tilo Augusto de C.uvalho, l ° Secretario João Mtircello Ferreira da Gosta, 2.° Secrctano. Manoel José F< rrcn Guilherme Swart

Yice-Secrclanos.

Dr José Maria da Costa Silveira da Motla, Presidente.

Hennqucs Daniel \VenLk. Vogal. Francisco Manoel Alv,,res Botelho, Vogal. José da Costa Sequeira, Vogal António Soares Teixeira ^ „ . Joaquim Thomás da Costa j "' José Lucas Corleiro, \* Secretario. Joaquim Franco da Silva Mattos, 2." Secretario. João Baptista de Andrade, Supplente. Francisco de Oliveira Bello, lhesoureiro. Bernardino José de Carvalho, Vice-Thesoureiro Luiz José de Brito, Suplente.

Fiscaes. José Dionysio Corroa — pela Sociedade do Monle-

Pio Geral.

Feliciano José Lopes da Silva —pelas respectivas Caixas Económicas.

O 1.° Secretario, Ttío Augusto de Cat valho.

Não se lendo podido ultimar na passada sessão da Asscmbléa Geral todos os trabalhos a que se devia proccderj de novo é convocada a mesma Assembléa, por ordem do III."10 Sr. Presidente, para o dia 9 do corrente mez, ás seis horas da tarde. Escriptono do Monte-Pio Geral, em o 1." de Fevereiro de 18í-6. = 0 1.° Secretario da As-scBabléa Geral, Tit > Augusto de Canplho.

Caixa económica de Lisboa.

A UEFRUIDA Caixa, estabelecida na rua do Ouro -ti. n.° 290, recebeu no dia 1." do corrente 325300 réis de 15 depositantes; e restituiu réis 32GJ900 a 9 depositantes; pagou de juros 915 réis.

LLO Jimo

g ~PELO IMIZO de Direitu da Comarca He Brapa, e car-A tono do Escm-ào Francisco José dos Santos Maya, correm editou de quinze dias, a contar cl«de 31 de Janeiro de líUíJ , citando todos os interessados í curadoria dês bens dos ausente» em parte incerta, Gregário Fernandes , e Manoel Fernandes, filhos de José Fernandes , e Lmza Maya Fernindes, da Freguesia de Pedralva , do Julgado de Braga

LO Juízo de Direito d.i Villa e Comarca

tono , e no referido praâo , pela fdrma , e cora a da lei

I ELO Juízo de Direito da Comarca de Chave», JEft* crfvão Cardoso, se habilitam Jusé Mana de ^ía« galhàes, e sua irmã D Angélica Thereza de Magalhães, como únicos herdeiros de sen fiu.ido irmão, Francft^" Maria de Magalhães, Miji>r-e Co-unundantf qne foí 4a lijlalhào e\peíhciunfFH) de Goa; e por isso chaiRatn qualquer |>e

c T^ELO Juízo do Concelho de ViLIaNova de

JL Escruao- Reis , se habilitam António Pereira dog Reis, e Ji-sé Joaquim Pereira dos Reis, á herança que lhes ficou de seus pais, e corno curadores de seus irinãõK ausentes Quem se juluuc com direito Jí dita herança, queira deduzi Io no prazo de quinze dias, ,:

o Juízo Ordinário do Julgado do Smal, e pelo cartono do Escrivão Loiorie, e em exeçuçaa dê sentença que o fallecido António Ferreira movia contra M U) DO l Bernardes , e sua mulher Ãnna Jacinla, Jfu£| lambem finados, se raoxe habilitação actira e p a requerini' nto de Joanna Tstn^aia , seus filhos, ro<_5 de='de' deudus='deudus' dei='dei' parte='parte' bernardís='bernardís' do='do' anna='anna' mesmos='mesmos' berna='berna' rdcs='rdcs' correr='correr' chamando='chamando' em='em' filhos='filhos' herdeiros='herdeiros' bernardes='bernardes' na='na' cora='cora' manoel='manoel' isso='isso' juízo='juízo' segnmlo1='segnmlo1' ruvelia.='ruvelia.' cig='cig' joão='joão' seguintes='seguintes' lermos='lermos' execução='execução' luiz='luiz' aiiienle='aiiienle' joaquim='joaquim' por='por' para='para' pedro='pedro' dias='dias' maria='maria' _='_' a='a' jfía='jfía' primeiro='primeiro' bemardes='bemardes' os='os' e='e' p='p' três='três' íinailn='íinailn' s='s' t='t' triula='triula' bernardãs_='bernardãs_' coiiniinacào='coiiniinacào' vejejf='vejejf' incerta='incerta' rua='rua'>

•OSK Francisco Corrêa, e outros, da Cossourado , Julgado deBarceHos, Juizo de Direito da mesma a curadoria de seusí li sentes , Bento , e Manoel, no invenlano de Anua solteira , avó dus ausentes, pelo cartono do EíCrtvãô rfl Direito , Cl it~ ' ~^^\

MVKQUEZ de Niza , vendo no Dmno do N ° 26 , deste anno , o annuucio TI.* 13, dia 4 de Fevereiro próximo se devem arrematar aã ca publica dos leiloes um«s barracas nu Sequeiro da,H ta , Freguezia de S Bartholumeu do Reata AntOfl suppondo mesmo pela falia de clareza do mesm,o cio , que diz respeito a umas barracas e logradouro% luadas n i horta do se» paLcio de Xal>regaS, das indevidamente por André da Lança Baiàti, que rau\e contra a herança da Es "* Marquesa d* za , D E

/~\s administradores liquidatários da herança de \~r l

u Guilherme KiiugHhoe/er, respondend núncio n ° 10 , inserto no Diário do Governo K/H declaram que mainiíiraiu pruce.ler na arrematação rendimentos da quinta do Carneiro , por força da çãn que promovem aos Es mel Conde p Comieasa miares, na qualidade de cessionário da Ex "•* sã de Villa Nuva de Souto d'EíRei , e que mesma execução, ou por outro qualquer, espera» lar «imilhante arrendamenUi , feito em fraude dus rcs , nau to pela lesãj enorme fie ser pela ^

4')0£00t) na forma da erttiicta lei (o q te mo conveío 8» annuncidnte declarar) sujeiU B Iodos os encargos e ttel-pezas l (quando açora acaba de ser a\atiada efií féis 580^000 em metal), como lambera por se ter cebbrad» o arrendamento por £2 anuo.*, começando em 14 de Sê* lembro de 1837, quando o papeí-muedd já estará exU$-cto pela lei de 23 dr Jiitko de 1834, -„>"

10 A ^AMARA Municipal do Concelho de Almada ||

jClL de vistonsar no dia U do corrente mez, \te\uA

onze huras da manhã, um bocado de chão babliu, no si»

tio do Campo de S Paulo, para ser dado de aforameãtO'.

PORCELANA PORTUGUEZA.

PORCELANA da fabrica da Vista Alegre tem pró-grcssivamente melhorado em qualidade á proporção que os seus preços tem consideravelmente baixa* do, e pôde hoje equiparasse á melhor porcelana estrangeira —Nos armazéns da masma fabrica, na roa direita da Boa Vista n ° 4 P, acharão os compradores ftm variado sortimento de louça para serviço tanto de chá» como de mesa, em branco, dourada , e pintada, imb-lando a porcelana franceza e a da China , por preces lào baixos que tornam sirmmamente preferível ouso d^ ta louça ao da louca de pó de pedra, por isso qturtftt-do incontestável a superioridade da consistência ,-dníãt* cão, e belleza da porcelana, o sen preço é hoje igual, e talvez infenar ao do pó de pedra

Ha pratos brancos desde. .. 620 a 960 reis a Ditos pintados imitando Can-

Charenaí brancas desde . .. 480 l» l$920 » ~"~*Ví

Ditas pintadas imitando Can- ~

15o..................]$080 » 2&880 » > v!

e as mais peças na mesma proporção - - --,- =-

Além disso ha louça pintada, e dourada de mais aí»,

tos preços .^V^

-------------------------------------------------------------------------- -jfL~—L'^l

j2 T EILAO por conta de quem pertencer, de

.Li aprestes de navio, constando de vélaV» cabos, agulhas de manar, etc , salvados dê nau na Quinta feira 5 do corrente, ua travessa do to, n ° 8 , ás onze horas da manhã.

13

J- ^t praça do Deposito Publico, se ha

tar um prédio no alto da Porçalnçta, Fregue: fica, consta de casas em ruma, e uma courelia de de semeadura, paga de foro por asno 7^?00 alqueires de trigo, tem de rendimento 24#00Q í$8j a\aliada em 430&000 réis: foi penhorada a na, vima de Roque Francisco, a requerimento 4t \nlonio Claro da Silva Ê Escrivão da " -

?iho, e da arrematação Corrêa. ~ -~ '__. --

Errata.—N7o annuncio n.° 8 do Djaríõ ifi^l onde diz=Domtngos Luiz ViauBa=sdef! Domingos Luiz Gonçalves Viannã:=e OBÍft . = Lisboa, 29 de Janeiro de 1846 sã dete «tff^í BoughlOtt. *

ESPECTAClJIiOl*

TH8ATRO PTAClOfTÀL DÁ RPÍ 00

TEBÇ\ feira (3). — Um Casamento tíórtimàf^ Luiz 15. — O Camões do Rocio.

THBATRO ffÁCIONÁL 1>0

QDIBTA feira (4). — Em do Desterrado, ou oito mefei em duas — O Homem enfastiado. — Um passo & dous