O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 85

85

SESSÃO DE 15 DE JANEIRO DE 1858.

PRESIDENCIA DO EXMO. SR. VISCONDE DE LABORIM, VICE-PRESIDENTE.

Secretarios, os Srs. Conde do Mello

Visconde de Balsemão.

As duas e tres quartos o Sr. Presidente annunciou que se ia proceder a chamada, e verificada a presença de numero legal declarou aberta a sessão.

Fez-se leitura da acta da sessão de 12, e reunião de 13, que se julgaram approvadas por não haver reclamação em contrario.

Deu-se conta da seguinte correspondencia:

Um officio da Camara dos Srs. Deputados, enviando a proposição sobre serem creadas duas exposições de gado, annuaes, para promover o apuramento das raças bovinas nos concelhos de Barroso, e Miranda do Douro.

-Dito, da mesma Camara, para ser transferido para a Escóla Polytechnica o museu de historia natural, que existe na Academia das Sciencias,

O Sr. Visconde de Ourem enviou para a Mesa dois pareceres das commissões de guerra e marinha, sobre projectos vindos da outra Camara.

Mandaram-se imprimir.

O Sr. Presidente pediu a attenção dos Dignos Pares, e disse que em virtude dos papeis que estavam sobre a Mesa, e na conformidade do que dispõe o artigo 10.° da Carta Constitucional, a. Camara passava a constituir-se em sessão secreta.

Assim se procedeu eram 3 horas e 5 minutos.

Ás quatro horas e 7 minutos abriu-se de novo a sessão publica.

O Sr. Marquez de Vallada lembrou que sendo a ordem do dia a discussão do projecto de resposta ao discurso da Corôa, e não podendo comparecer os Srs. Ministros por estarem empenhados na viva discussão que se agitava na outra casa do Parlamento, não se devendo comtudo prescindir da sua presença, como e uso nestes debates, intendia que se adiasse esta discussão até SS. Ex.ª serem presentes.

O Sr. Visconde de Algés declarou que abundava nas idéas do precedente orador: que sabido era agitar-se na outra Camara uma grave questão, durante a qual é impossivel aos Srs. Ministros comparecer nesta; e que não se podendo discutir o projecto de resposta ao discurso da Corôa sem a sua presença, ficasse suspensa esta discussão dada para ordem do dia, até SS. Ex.ªs declarem quando podiam comparecer.

O Sr. Conde de Thomar participou que o Sr. Marquez de Fronteira não concorria á sessão por encommodo de saude.

O Sr. Ministro da Justiça, que nesta occasião entrou na sala, disse que viera para declarar á Camara a impossibilidade em que o Ministerio se achava de comparecer, não podendo ainda fixar o dia em que nesta Casa seria presente, porque isso dependia da discussão que se agitava na outra Casa do Parlamento, podendo comtudo assegurar que o Ministerio concorrerá logo que possa aos debates a que o projecto de resposta ao discurso da Corôa dê logar.

O Sr. Visconde d'Athoguia expôz, que para se fixar com probabilidade o dia da seguinte sessão, que era de presumir não podesse ter logar antes da proxima terça-feira; lembrava medeasse entre o aviso e a sessão o espaço de 24 horas.

O Sr. Presidente attenta a impossibilidade de se fixar dia, declarou que passava ordem á Secretaria para se expedirem os competentes avisos quando fôr informado de se ter concluido aquella discussão. Rogando aos Dignos Pares que então compareçam á 1 hora da tarde, levantou a presente sessão.

Eram quatro horas e um quarto.

Relação dos Dignos Pares que estiveram presentes na sessão de 15 de Janeiro de 1858.

Os Srs.: Duque da Terceira; Marquezes: de Ficalho, da Ribeira, de Pombal, e de Vallada; Condes: d'Alva, da Arrochella, do Bomfim, de Mello, da Louzã (D. João), de Paraty, de Peniche, da Ponte de Santa Maria, de Sobral, e de Thomar; Viscondes: de Algés, d'Athoguia, de Balsemão, de Benagazil, de Campanhã, de Castro, de Fonte Arcada de Fornos, de Laborim, da Luz, de Ovar, de Sá da Bandeira, e de Ourem; Barões: de Pernes, de Porto de Moz, e da Vargem da Ordem; Mello e Saldanha, Ferrão, Margiochi, Aguiar, Larcher, Silva Costa, Silva Sanches, Brito do Rio, e Fonseca Magalhães.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×