O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 41

pretas, está portanto approvado unanimemente o parecer n.º 15.

Consta-me que se acham nos corredores os srs. bispo eleito do Algarve e Antonio Egypcio Quaresma Lopes de Vasconcellos. Convido os dignos pares os srs. Vicente Ferrer e conde de Castro a introduzirem na sala os dignos pares.

Introduzidos na sala os dois novos dignos pares e lidas as respectivas cartas regias prestaram juramento e tomaram assento.

O sr. Mamede: - Mando para a mesa o projecto de resposta ao discurso da corôa.

(Leu.)

Peço a v. exa. queira dar a este projecto o destino conveniente.

Leu-se na mesa e mandou-se imprimir.

O sr. Presidente: - Acha-se nos corredores d'este edificio o sr. José Joaquim de Castro, a fim de tomar assento n'esta camara. Convido os dignos pares os srs. Franzini e Baptista de Andrade para introduzirem na sala s. exa.

Introduzido na sala e lida a respectiva carta regia, prestou juramento e tomou assento o novo digno par.

A carta regia é a seguinte

Carta regia

José Joaquim do Castro, coronel de engenheria, lente proprietario da escola do exercito. Eu El-Rei vos envio muito saudar. Tomando em consideração os vossos distinctos merecimentos e qualidades, e attendendo a que pela vossa categoria de lente proprietario da escola do exercito, com exercicio effectivo de mais de dez annos, vos achaes comprehendido na disposição do artigo 4.° da carta de lei de 3 de maio de 1878: hei por bem, tendo ouvido o conselho d'estado, nomear-vos par do reino.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

Escripta no paço da Ajuda, em 8 de janeiro de 1880. = EL-REI. = José Luciano de Castro.

Para José Joaquim de Castro, coronel de engenheria, lente proprietario da escola do exercito.

O sr. Presidente: - Tendo saído da sala muitos dignos pares, não sei se haverá o numero preciso para se poder continuar na ordem do dia; mas ainda que haja numero legal para a camara poder continuar os seus trabalhos, talvez se não consiga obter quinze votos conformes, como manda o regimento, e por isso será mais conveniente levantar a sessão. (Apoiados.)

Visto a manifestação da camara, e haverem saído da sala alguns dignos pares, vou levantar a sessão;

A primeira sessão será na proxima terça feira, 27 do corrente, sendo a ordem do dia a apresentação de pareceres e a eleição das commissões que falta eleger.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 23 de janeiro de 1880

Exmos. srs.: Duque d'Avila e de Bolama; Marquezea, de Ficalho, de Fronteira, de Pombal, de Vallada; Condes, de Bretiandos, de Castro, de Gouveia, de Louzã, da Ribeira Grande, de Rio Maior, de Valbom; Bispo de Lamego; Bispo eleito do Algarve; Viscondes, da Praia Grande, de Seabra, da Silva Carvalho, de Soares Franco, de Villa Maior; Barão de Ancede, Sousa Pinto, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Couto Monteiro, Rodrigues Sampaio, Costa Lobo, Coutinho de Macedo, Xavier da Silva, Palmeirim, Sequeira Pinto, Barreiros, Margiochi, Fortunato Barreiros, Andrade Corvo, Mendonça Cortez, Mamede, Braamcamp, Baptista de Andrade, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Mexia Salema, Carlos Bento, Mello Gouveia, Mattoso, Camara Leme, Vaz Preto, Franzini, Miguel Osorio, Placido de Abreu, Calheiros, Ferrer, Thomás de Carvalho, Sequeira Quaresma e José Joaquim de Castro.