O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 8

SESSÃO DE 6 DE MAIO DE 1887

Presidencia ao exmo. sr. João Chrysostomo de Abreu e Sousa

Secretarios - os dignos pares

Frederico Ressano Garcia
Augusto José da Cunha

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Prestaram juramento e tomaram assento os srs. visconde de Benalcanfor, Adriano Machado e José Riberio. - O sr. marquez de Rio Maior pediu á mesa se dignasse instar pelo parecer relativo á eleição do sr. conde de Magalhães. - Ordem do dia: eleição de commissões. - Foram successivamente eleitas as commissões do ultramar, administração publica, instrucção publica e obras publicas. - Não havendo numero na sala o sr. presidente levantou a sessão, dando para ordem do dia de segunda feira, 9 do corrente, a eleição de commissões e a apresentação de pareceres.

Ás duas horas e meia da tarde, estando presentes 22 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Não houve correspondencia.

O sr. Presidente: - Acha-se nos corredores o digno par eleito o sr. visconde de Benalcanfor. Convido para o introduzirem na sala os dignos pares os srs. conde de Margaride e visconde de Soares Franco.

O sr. visconde de Benalcanfor deu entrada na sala, prestou juramento e tomou assento.

O sr. Presidente: - Tambem está no edificio o digno par eleito o sr. Adriano Machado. Nomeio para introduzirem s. exa. os dignos pares os srs. José Horta e Thomás de Carvalho.

Deu entrada na sala o digno par o sr. Adriano Machado, que prestou juramento e tomou assento.

O sr. Presidente: - Consta-me que está igualmente nos corredores o digno par eleito o sr. José Riberio de Roboredo Sampaio e Mello. Convido os dignos pares Francisco Costa e Telles de Vasconcellos para o introduzir na sala.

Introduzido na sala o digno par José Riberio de Roboredo Sampaio e Mello prestou juramento e tomou assento.

O sr. Marquez de Rio Maior: - Sr. presidente, eu tive a honra numa das ultimas sessões, de mandar para a mesa o diploma, acompanhado de todos os documentos, relativos á eleição do sr. conde de Magalhães.

Consta-me que esses documentos foram remettidos á segunda commissão de verificação de poderes, mas consta-me tambem que a segunda commissão deu por concluidos os seus trabalhos, tendo por consequencia aquelles documentos de ser remettidos á primeira commissão. Já este facto causou demora na verificação dos poderes do novo digno par; peço portanto a v. exa. que inste com a primeira commissão para que de o seu parecer o mais depressa possivel, a fim de que o sr. conde de Magalhães se não ache privado por mais tempo de tomar parte nos trabalhos parlamentares.

O sr. Presidente: - A mesa mostrará o seu empenho em que seja tomada na devida consideração a reclamação apresentada pelo digno par o sr. marquez de Rio Maior.

Vae-se entrar na ordem do dia. Segundo o regimento, a commissão que segue a eleger é a do ultramar. Queiram os dignos pares formular as suas listas.

ORDEM DO DIA

Eleição de commissões

Procedeu-se á votação para a eleição da commissão do ultramar, e tendo o sr. presidente convidado para escrutinadores os dignos pares os srs. Castro Guimarães e visconde de Benalcanfor, verificou-se terem entrado na uma 37 listas, sendo 1 branca, ficando eleitos os dignos pares:

Francisco Costa......................... 35 votos

Baptista de Andrade..................... 27 "

José Horta.............................. 27 "

Francisco Maria da Cunha............... 27 "

Costa Lobo............................. 26 "

Bandeira Coelho........................ 26 "

Francisco Van Zeller................... 26 "

Paes Villas Boas....................... 26 "

Conde do Bomfim........................ 26 "

Serra e Moura.......................... 25 "

Jayme Moniz........................... 10 "

Visconde de Soares Franco............. 10 "

Visconde da Silva Carvalho............. 1 "

O sr. Presidente: - Parece-me que não estando fixado o minimo de votos para a representação da minoria, não haverá duvida em considerar-se eleito o sr. visconde da Silva Carvalho. (Apoiados.)

Está portanto eleita esta commissão.

Queiram agora os dignos pares formular as suas listas para a eleição da commissão de administração publica, que tambem deverá ser composta de treze membros, sendo tres como representantes da minoria.

Procedeu-se á votação, servindo de escrutinadores os dignos pares Brammcamp Freire e Pinheiro Borges. Verificou-se terem entrado na uma 54 listas, sendo 1 branca e ficando eleitos os dignos pares:

Marquez de Rio Maior..................... 36 votos

Visconde de Chancelleiros................ 36 "

Sequeira Pinto........................... 36 "

Mexia Salema........................... . 36 "

Thomás de Carvalho....................... 36 "

Paes Villas Boas......................... 36 "

Francisco Van Zeller..................... 35 "

Mello e Gouveia.......................... 35 "

Francisco de Albuquerque................. 34 "

Conde do Restello........................ 34 "

Thomás Ribeiro........................... 17 "

Barjona de Freitas....................... 17 "

Telles de Vasconcellos................... 17 "

Procedeu-se em seguida á eleição de commissão de instrucção publica, composta de nove membros. Foram convidados para escrutinadores os dignos pares os srs. Franzini e Me-

13