O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

104 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

do Bolhão, n.° 111, segundo se acham inscriptos na matriz da contribuição predial, por isso - P. a v. exa. se digne passar por certidão o que constar da respectiva matriz.- E. R. M.cê

Porto, 17 de abril de 1890. = Dr. Manuel de. Sousa Avides.

Pause. Porto, 17 de abril de 1890. = Sarmento.

Antonio Caetano Rodrigues de Oliveira, escripturario da repartição do fazenda do primeiro bairro do Porto.

Certifico que das matrizes prediaes das freguezias da Sé e Santo Ildefonso, d'este bairo, consta ser de 50$000 réis o rendimento collectavel do predio sito na rua do Souto, n.ºs 38 e 40; de 4005000 réis o do predio sito na praça da Batalha, n.ºs 86 e 90; de 170$000 réis o do predio sito na rua de Santa Catharina, n.ºs 255 a 259, e de 55$009 réis o do predio sito na praça do Bolhão, n.ºs 109 e 110 perfazendo o rendimento collectavel total de 675$000 réis.

E para os effeitos legaes se passou a presente.

Porto e repartição de fazenda do primeiro bairro, 13 de abril de 1890. = Antonio Caetano Rodrigues da Oliveira. = (Segue o reconhecimento.)

Illmo. e exmo. sr. escrivão de fazenda do segundo bairro do Porto. - Diz o dr. Manuel de Sousa Avides, medico, residente n'esta cidade, que, precisando mostrar o rendimento collectavel dos seus predios, situados na rua da Boa Vista, n.° 163, freguezia de Cedofeita, e rua da Nova Alfandega, n.ºs 68 a 73, freguezia de S. Nicolau, segundo se achara inscriptos na matriz da contribuição predial, por isso - P. a v. exa. se digne passar por certidão o que constar da respectiva matriz.- E. R. M.cê

Porto, 18 de abril de 1890. = Dr. Manuel de Sousa Avides.

Passe. - Porto, 22 de abril de 1889.=

Xavier Firmino Vieira, escripturario de fazenda do segundo bairro do Porto.

Certifico, em virtude despacho retro, que o predio da rua Nova da Alfandega, n.ºs 68 a 70 tem de rendimento collectavel 320$000 réis; o predio n.° 71 a 73, da mesma rua, 300$000 réis, e o predio n.ºs 163 a 167 da rua da Boa Vista, 180$000 réis. Estes predios acham-se inscriptos nas matrizes prediaes das freguezias de S. Nicolau e Cedofeita d'esta cidade em nome de Manuel de Sousa Avides.

E por ser verdade passei a presente em face das alludi das matrizes a que me reporto.

Porto, 22 de abril de 1890. = Xavier Firmino Vieira. = (Segue o reconhecimento.)

Eu, abaixo assignado, certifico que, revendo um dos livros de assentos de baptismos d'esta freguezia, a fl. 190 v., encontrei o do teor seguinte:

"Manuel, filho legitimo de José de Sousa Avides e de Maria do Carmo, naturaes, elle de S. Martinho de Avides e ella d'esta cidade, moradores na rua da Boa Vista, neto paterno de Manuel Joaquim da Silva e Sousa Avides e de Maria Josepha Pereira Marques, naturaes, elle de Avides e ella de Santa Maria de Lama, e materno de Luiz Ignacio Pinto e de Custodia Maria Rita, naturaes d'esta cidade, nasceu a 19 de setembro de 1854 e foi solemnemente baptizado por mira, parocho coadjuctor, a 27 do dito mez e anno, e foram padrinhos o major Manuel José Coelho, morador na rua do Pombal, e Maria Josepha Pereira Marques, avó paterna, e testemunhas Antonio Lopes de Faria e Romão da Silva.

"E para constar mandei fazer este assento Era ut supra.- Antonio Lopes de Faria - Romão da Silva (uma cruz) - Parocho coadjuctor, Antonio Dias de Pinho."

E nada mais continha o dito assento, que fielmente copiei do livro a que me reporto.

Porto, Cedofeita, 24 de abril de 1890.= O coadjuctor, Padre Manuel Francisco da Assumpção Borges. = (Segue o reconhecimento.)

Illmo. e exmo. sr. conservador do 2.° districto do Porto, 2.ª secção. - Diz o dr. Manuel de Sousa Avides, medico, residente n'esta cidade, que, precisando mostrar por certidão que sobre o rendimento das suas propriedades, situadas nas freguezias de S. Christovão de Mafamude e Oliveira do Douro, concelho de Gaia, não se acha registada n'esta conservatoria alguma hypotheca, ónus ou encargo, por isso - P. a v. exa. se digne deferir como requer. - E. R. M.cê

Porto, 17 de abril de 1890. - Dr. Manuel de Sousa Avides.

Antonio Maria Alcoforado, bacharel formado em direito pela universidade de Coimbra, conservador privativo do registo predial da 2.ª secção da conservatoria do 2.° districto criminal d'esta cidade do Porto.

Certifico que, vendo pelos respectivos indices os livros de registo de hypothecas, penhoras, arrestos e mais onus prediaes, e igualmente os livros diarios da apresentação de documentos que aguardam, a sua vez de registo, existentes na l.ª e n'esta 2.ª secção da conservatoria do 2.° districto do Porto, desde a sua installação, quanto a rendimentos de predios que o requerente possua nas freguezias de S. Christovão de Mafamude e Oliveira do Douro, concelho de Gaia, não encontrei registado ou a registar contra o nome do requerente onus algum sobre rendimentos de predios por este possuidos nas duas mencionadas freguezias da area d'esta conservatoria.

Era testemunho de verdade se passa a presente, que, depois; de revista e concertada, vae ser rubricada e assignada por mim, dito conservador n'esta 2.ª secção da conservatoria do 2.° districto do Porto, 19 de abril de 1890. = Antonio Maria Alcoforado. = (Segue o reconhecimento).

Illmo. e exmo. sr. conservador do segundo districto do Porto.- Diz o dr. Manuel de Sousa Avides, medico d'esta cidade, que, precisando mostrar por certidão que sobre o rendimento das suas propriedades situadas na praça da Batalha, n.° 88, e rua do Souto n.ºs 38 a 40, freguezia da Sé, rua de Santa Catharina, n.° 255 e praça do Bolhão, n.° 111, freguesia de Santo Ildefonso, não se acha registado n'esta conservatoria algum onus ou encargo, por isso - P. a v. exa. se digne deferir como requer. - E. R. M.cê

Porto, 18 de abril de 1890.= D. Manuel de Sousa Avides.

Antonio Luiz Mathias, ajudante do conservador do registo predial no primeiro districto do Porto.

Certifico que, revendo os indices dos livros d'esta conservatoria e as notas de apresentação no livro diario desde a sua installação até hoje, em nome do dr. Manuel de Sousa Avides, não encontrei registado encargo algum, nem titulos para isso apresentados e que onerem e recaíam sobre o rendimento dos predios mencionados na certidão, que são:

Um predio situado na praça da Batalha, n.° 88; outro na rua do Souto, n.ºs 38 e 40, e outro na rua de Santa Catharina, n.° 255, tendo para a praça do Bolhão o n.° 111.

Estes predios estão descriptos no livro B 25, fl. 147 v., sob n.° 4:557, no livro B 27, fl. 159 sob n.° 5:551 e no livro B 71, fl. 44 sob n.° 22:307.