O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

66 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

sumpto. Eu não me furto ao trabalho, e estou prompto, no caso de entender a commissão que devo ser o relator do parecer, a estudar esse assumpto para me desempenhar do encargo.

Antes disso, porem, não podia deixar de pedir explicações sobre os papeis que me foram enviados, porque até aqui não era essa a praxe.

(O digno par não reviu.)

O sr. Jeronymo Pimentel (primeiro secretario): - Darei uma explicação muito ligeira.

O digno par sr. Marçal Pacheco desconhece, de certo, o regimento da camara na parte que se refere á distribuição dos assumptos. A commissão reune-se, constitue-se, e o seu presidente, no uso das attribuições que o regimento lhe confere, distribue aos membros d'essa commissão os assumptos a ella affectos.

Portanto, a commissão não póde discutir qualquer assumpto sem que primeiro o par a quem foi distribuido, apresente uma opinião sobre elle. Se porventura essa opinião é a da maioria da commissão, constituirá parecer para ser apresentado á camara. Se, porém, essa opinião não se conforma com a da maioria da commissão, é claro que será escolhido outro par que represente as idéas d'essa mesma maioria.

O sr. Presidente: - Vae passar-se á ordem do dia, procedendo-se em primeiro logar á eleição das commissões do Mil e de redacção.

OEDEM DO DIA

Eleição de commissões

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares a organisar as suas listas para a eleição das duas commissões, que já indiquei.

(Pausa.}

Vae proceder-se á chamada.

Faz-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido para escrutinadores os dignos pares srs. conde do Bomfim e Cypriano Jardim.

Corrido o escrutinio, verificou-se terem entrado na urna 24 listas, ficando eleitos para a commissão do bill os dignos pares, srs.:

Alberto Antonio de Moraes Carvalho 24 votos

Antonio Emilio Correia de Sá Brandão 24 "

Antonio de Serpa Pimentel 24 "

Francisco Joaquim da Costa e Silva 24 "

Jeronymo da Cunha Pimentel 24 "

José Maria dos Santos 24 "

Thomás de Carvalho 24 "

Conde da Azarujinha 23 "

Agostinho de Ornellas de Vasconcellos Esmeraldo Rolim de Moura 23 "

Augusto Cesar Cau da Costa 23 "

José Baptista de Andrade 23 "

E para a commissão de redacção os dignos pares, srs.:

Alberto Antonio de Moraes Carvalho 24 votos

Antonio de Serpa Pimentel 24 "

Frederico de Gusmão Corrêa Arouca 24 "

O sr. Presidente: - Como não ha numero para se proceder á eleição da commissão de petições, vou fechar a sessão, designando a seguinte para proxima quarta feira 5, e dando para ordem do dia: eleição da commissão de petições e apresentação de pareceres.

Está levantada a sessão.

Eram quatro horas e vinte e cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes a sessão de 3 de fevereiro de 1896

Exmos. srs. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa; Marquez das Minas; Arcebispo-Bispo do Algarve; Bispo-Conde de Coimbra; Condes, da Azarujinha, do Bomfim, de Carnide, de Gouveia, de Lagoaça, de Magalhães, de Thomar; Visconde de Athouguia; Moraes Carvalho, Arthur Hintze Ribeiro, Cau da Costa, Ferreira Novaes, Cypriano Jardim, Sequeira Pinto, Ernesto Hintze Ribeiro, Margiochi, Frederico Arouca, Jeronymo Pimentel, Gomes Lages, Baptista de Andrade, José Maria dos Santos, Pessoa de Amorim, Marçal Pacheco.

O redactor = Alberto Pimentel.