O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 8

SESSÃO DE 3 DE FEVEREIRO DE 1898

Presidencia do exmo. sr. Marino João Franzini

Secretarios - os dignos pares

Julio Carlos de Abreu e Sousa

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - Expediente. - O sr. presidente diz que o digno par José Maria Rodrigues de Carvalho o encarregára de participar que a deputação que entregou a Sua Magestade El-Rei a resposta ao discurso da corôa fôra recebida com a costumada affabilidade, e que o mesmo digno par, por motivo justificado, não preside á sessão de hoje. Concluo, propondo que se lance na acta um voto de sentimento pela morte do general Candido Pinheiro Furtado. Esta proposta é unanimemente approvada. - O digno par Ernesto Hintze Ribeiro declara que não lhe foi possivel, por motivos de serviço publico, fazer parte da deputação encarregada de apresentar ao augusta chefe do estado a resposta á falla do throno. - O digno par José Baptista de Andrade manda para a mesa um projecto do lei, que se destina a transferir para os filhos do fallecido explorador Roberto Ivens a quantia e legalmente a este foi concedida pelos relevantes serviços que voltou. É enviado á commissão do ultramar, ouvida a de fazenda - O digno par Thomaz Ribeiro estranha a ausencia do governo, quem quer fazer perguntas sobre o andamento de uma syndicancia aos actos do governo, a que ultimamente teve a honra de pertencer, e conclue mandando para a mesa um requerimento, pedindo documentos ao ministerio da justiça. É expedido. - O sr. presidente annuncia que vae entrar-se na ordem do dia. - O digno par Ernesto Hintze Ribeiro propõe que a mesa seja auctorisada a completar as commissões de administração publica e commercio e industria, visto ser esse o assumpto da ordem do dia. Esta proposta é approvada.- Os dignos pares Ernesto Hintze Ribeiro e visconde de Chancelleiros deploram a ausencia do governo e a falta de assumptos que possam occupar a attenção da camará.-Encerra-se a sessão e aprasa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Pelas tres horas e meia da tarde, verificando-se a presença de 19 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e approvada sem reclamação, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do sr. ministro da guerra, datado de 31 do janeiro proximo passado, remettendo os documentos pedidos pelo digno par Carlos Augusto Palmeirim, relativos á cedencia de terrenos contiguos ao forte do Bom Successo.

Para a secretaria.

Orneio do sr. ministro da guerra, remettendo os documentos pedidos pelo digno par sr. Fernando Larcher, e relativos a um requerimento do capitão de cavallaria Joaquim Alfredo Paes, exceptuando as informações annuaes, por serem documentos de caracter reservado.

Para a secretaria.

Officio do sr. presidente do conselho e ministro do reino, datado de 28 de janeiro proximo passado, remettendo o processo da syndicancia e a consulta da procuradoria geral da corôa e fazenda em que assentou o decreto da dissolução da camara municipal do concelho de Tondella a secretaria.

Officio da presidencia da camara dos senhores deputados, incluindo a proposição de lei referente, aos celleiros communs.

Para a commissão de agricultura,

O sr. Presidente: - Encarregou-me o sr. presidente de participar á camara que a deputação incumbida de apresentar a Sua Magestade El-Rei a resposta ao discurso da corôa foi recebida pelo soberano com a sua costumada affabilidade.

Encarregou-me tambem o sr. presidente de communicar que, por motivo justificado, não preside á sessão de hoje.

Como a camara sabe, foi ha poucos dias sepultado um distincto official do exercito, o sr. general de divisão Jorge Candido Pinheiro Furtado, o qual, na sua longa carreira militar, prestou á patria e ás instituições relevantes serviços, que estão na mente de todos.

Foi ministro da guerra e membro electivo d'esta casa do parlamento.

Creio interpretar bem os sentimentos da camara propondo que na acta da sessão de hoje se lance um voto de pezar pelo seu fallecimento, e que d'esta resolução se de conhecimento á familia do illustre finado. (Apoiadas ge-raes.)

O sr. Hintze Ribeiro: - Pedi a palavra para declarar que, agradecendo á presidencia a honra que me fez indicando-me para fazer parte da deputação que foi apresentar ao augusto chefe do estado a resposta ao discurso do throno, não pude desempenhar-me d'essa missão por motivos de serviço publico.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Baptista de Andrade: - Na nossa ultima sessão, por proposta do digno par o sr. conde de Thomar, foi votado por acclamação um voto de sentimento pela morte do illustre explorador Roberto Ivens.

A camara e todo o paiz estão bem ao facto dos relevantes serviços d'aquelle distincto official, e, portanto, só me resta acrescentar que o finado, a par da intrepidez, da sciencia e da boa vontade.com que serviu a patria, era um bom e exemplar chefe de familia, e deixou em precarias circumstancias tres filhos menores.

Por isto, tenho a honra de mandar para a mesa a proposta, que vou ler.

(Leu.)

(S. exa. não reviu.)

Foi lida na mesa a seguinte

Proposta

Proponho que seja auctorisado o governo a transferir para os filhos do benemerito explorador Roberto Ivens, a quantia que legalmente a este foi concedida pelos revelantissimos serviços prestados á patria nas suas importantes e perigosissimas explorações no continente africano.

Sala da camara dos dignos pares do reino, em 3 de fevereiro de 1898. = José Baptista de Andrade.

Foi remettida d commissão do ultramar, ouvida a de fazenda.