O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 333

CAMARA DOS DIGNOS PARES

Sessão em 23 de janeiro de 1864

Presidencia do ex.mo sr. Conde de Castro

vice-presidente

Secretarios, os dignos pares

Conde de Peniche

Conde de Mello

Ás duas horas e um quarto da tarde, achando-se presente numero legal, declarou o sr. presidente aberta a sessão.

Deu-se conta da seguinte correspondencia:, Oito officios da presidencia da camara dos senhores deputados, acompanhando igual numero de proposições:

1.ª Tornando extensivo ao segundo official e ao aspirante da repartição da contabilidade do hospital da marinha, bem como ao segundo official e aos dois amanuenses do respectivo arsenal, o disposto na carta de lei de 13 de fevereiro de 1862.—A commissão de marinha.

2.ª Eliminando a clausula imposta por decreto de 25 de setembro de 1851, para a promoção dos segundos tenentes da armada, José Joaquim de Azevedo Corte Real, Manuel Leocadio de Almeida e Fernando Pinto Ferreira.—A commissão de marinha.

3.ª Auctorisando o governo a melhorar a reforma em capitão de mar e guerra ao capitão de fragata reformado, Ladislau Benevenuto dos Santos.—A commissão de marinha.

4.ª Fixando o numero de enfermeiros navaes de segunda classe, extinguindo a classe de ajudantes de enfermeiros navaes,. e passando-os á classe de enfermeiros de segunda classe, e fixando o soldo dos serventes do hospital da marinha.—A commissão de marinha.

5.ª Sobre o modo de contar a antiguidade ao primeiro tenente da armada Francisco Teixeira da Silva.—A commissão de marinha.

6.ª Igualando; na ilha do Principe, o imposto estabelecido nas provincias ultramarinas, sobre os escravos válidos, ao já decretado para a provincia de Moçambique e ilha de Timor. — A commissão do ultramar.

7.ª Applicando ao alferes das extinctas milícias de Lagos, Francisco Pedro da Silva Negrão, as disposições da carta de lei de 14 de agosto de 1860. — As commissões de guerra e fazenda.

8.ª Auctorisando o governo a promover a cirurgião de divisão da armada, o cirurgião de brigada graduado, Joaquim Antonio dos Prazeres Batalhós. — A commissão de marinha,

-Do ministerio da justiça, enviando para ser depositado no archivo da camara, o decreto das côrtes geraes n.º 196.— Teve o competente destino.

-Da presidencia da camara dos senhores deputados, communicando terem ali sido adoptadas as emendas feitas por esta camara na proposição de lei sobre o melhoramento de reforma do alferes José Urbano Madeira.

-Do ministerio da justiça, enviando para serem distribuidos pelos dignos pares oitenta exemplares das contas de sua gerencia relativas ao anno economico proximo findo de 1862-1863, com a respectiva conta de fundos, e bem assim a do exercicio ultimo findo do anno economico de 1861-1862, com os desenvolvimentos que lhe dizem respeito, e finalmente a conta dos exercicios findos pertencentes aos annos economicos anteriores a 1 de julho de 1862.— Mandaram se distribuir.

-Do ministerio da fazenda, enviando para serem distribuidos pelos dignos pares cincoenta exemplares da conta da receita e despeza do thesouro publico no anno economico de 1862-1863. — Mandaram-se distribuir.

-Da inspecção do arsenal da marinha, convidando os

dignos pares a assistirem a ver caír na agua no dia 25 do corrente ás duas horas da tarde, a corveta Duque de Palmella, construida no estaleiro d'aquelle arsenal, e enviando bilhetes de admissão para serem distribuidos pelos dignos pares.

O sr. Presidente: — Tenho a declarar á camara que não hei comparecido a algumas das sessões passadas por falta de saude.

Aproveito igualmente esta occasião para expor que havendo Sua Magestade por bem conceder-me a honra de me nomear vice-presidente d'esta camara, peço aos meus collegas queiram desculpar qualquer falta involuntária que eu possa commetter no desempenho dos meus deveres.

O sr. A. J. d'Avila: — Muito bem.

O sr. Marquez de Vallada: — Sr. presidente, mando para a mesa esta nota de interpellação ao sr. ministro da guerra, e d'ella peço a urgencia.

«Desejo prevenir o sr. ministro da guerra de que tenciono perguntar a s. ex.ª se effectivamente se principiou a dar execução á lei para a reforma e organisação do exercito apresentada por o ex ministro da guerra, ou se porventura se ordenou em sentido contrario.

«Camara dos pares, em 23 de janeiro de 1864.= O par do reino, Marquez de Vallada.»

Mando tambem para a mesa este requerimento:

«Requeiro que por a secretaria da justiça seja enviada a esta camara toda a correspondencia entre o sr. ministro da justiça e o reverendo bispo de Angra, relativamente á nomeação do conego Castello Branco para professor do seminario episcopal.

«Camara dos pares, em 23 de janeiro de 1864. = O par do reino, Marquez de Vallada.

O sr. Presidente: — A nota de interpellação manda se expedir; não sendo necessaria previa votação (apoiados).

O sr. A. J. d’Avila: — O sr. conde de Samodães que por emquanto não tem podido comparecer n'esta camara, encarregou-me de enviar para a mesa um requerimento, que foi solicitado para apresentar, dos guardas barreiras de Villa Nova de Gaia, que é n'este sentido (leu).

Não me parece que tal requerimento devesse ser dirigido a esta camara; entretanto satisfaço ao pedido do nosso collega, e peço a V. ex.ª mande dar-lhe é destino conveniente, para ser tomado em consideração. «•

O sr. Presidente: — Se o digno par concorda, parece-me que deve ir á commissão de fazenda.

O sr. A. J. d'Avila: — Apoiado.

O sr. Moraes Carvalho: — Sr. presidente, os recebedores que foram do concelho de Meda, na comarca de Almeida, incumbiram-me de apresentar a esta camara um requerimento, pedindo providencias sobre o estado a que ficaram reduzidos em consequencia da lei de 3 de novembro de 1860, que extinguiu as recebedorias dos concelhos, e creou as das comarcas.

Peço a V. ex.ª que este requerimento seja remettido á commissão de fazenda, para ella, de accordo com o sr. ministro respectivo, tomar as providencias necessarias e convenientes.

O sr. Reis e Vasconcellos; — Mando para a mesa a certidão de posse da diocese de Vizeu pelo respectivo sr. bispo, a fim de seguir os tramites do costume, que é nomear-se uma commissão para dar o competente parecer.

Pedia a V. ex.ª que se procedesse successivamente a este acto, porque s. ex.ª está disposto a tomar assento talvez hoje mesmo.

O sr. Secretario (Conde de Mello): — Pedi a palavra a V. ex.ª para communicar á camara que, tendo tido conhecimento, pelo sr. presidente, do fallecimento do cunhado do nosso collega, o sr. visconde de Fornos, me encarreguei, interpretando os sentimentos da camara, de o ir desanojar; missão que cumpri.

O sr. Rebello da Silva: — Mando para a mesa o seguinte requerimento, de que peço a urgencia.

REQUERIMENTO

Requeiro que, pela camara dos dignos pares, seja mandado reimprimir o relatorio do ex.mo sr. Antonio José d'Avila, sobre o tabaco, estampado no Diario ão Governo de 23 de março de 1857, dando se-lhe o formato dos pareceres de commissão, e distribuindo-se pela camara. = Rebello da Silva.

O sr. Presidente: — Não ha inconveniente em se mandar fazer o que V. ex.ª pede, visto ser para esclarecimento da camara.

A commissão que ha de dar parecer sobre a certidão de posse do sr. bispo de Vizeu, é composta dos dignos pares conde de Alva, conde de Sobral e José Maria Eugenio de Almeida.

(Pausa.)

O sr. Eugenio de Almeida: — Vou lêr o parecer da commissão nomeada para examinar a certidão de posse da diocese de Vizeu pelo sr. bispo, para, segundo a lei, tomar assento n'esta camara.

PARECER N.° 324

A commissão encarregada por esta camara de dar o seu parecer sobre a admissão do ex.mo e rev.mo bispo de Vizeu D. Antonio Alves Martins, e tomar assento na camara como par do reino, examinou a certidão que juntou, pela qual consta haver tomado posse do referido bispado era 30 de janeiro de 1863, e entende que nos termos do decreto de 30 de abril de 1826 se lhe deve dar entrada na camara, prestando previamente o juramento do estylo.

Sala da commissão, em 23 de janeiro de 1864. = Conde de Alva = Conde de Sobral = José Maria Eugenio de Almeida.

Posto á votação foi approvado.

O sr. Presidente: — Não ha mais trabalhos para hoje; e portanto a primeira sessão será na proxima terça feira. Ordem do dia pareceres de commissões, e os que se apresentarem.

Está fechada a sessão.

Eram quatro horas.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão do dia 23 de janeiro de 1864

Ex.mos srs.: conde de Castro; marquezes, de Ficalho, de Vallada; condes, de Alva, de Fonte Nova, de Mello, de Paraty, de Peniche, da Ponte de Santa Maria, do Sobral; viscondes, de Benagazil, da Vargem da Ordem, de Soares Franco; barões, de S. Pedro, de Foscoa; Mello e Carvalho, Avila, Seabra, Pereira Coutinho, Caula Leitão, Custodio Rebello de Carvalho, Sequeira Pinto, Margiochi, João da Costa Carvalho, Aguiar, Soure, Larcher, Reis e Vasconcellos, José Lourenço da Luz, Baldy, Eugenio de Almeida, Silva Sanches, Vellez Caldeira, Miguel Osorio e Ferrer.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×