O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 139

N.º 9

SESSÃO DE 9 DE MAIO DE 1887

Presidencia do exmo. sr. João Chrysostomo de Abreu e Sousa

Secretarios - os dignos pares

Frederico Ressano Garcia
Conde de Paraty

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia. - O sr. presidente participa á camara que sobre a mesa estão tres diplomas de pares eleitos, os quaes são remettidos ás commissões competentes.- O sr. conde de Castro manda para a mesa um parecer da commissão de verificação de poderes, approvando a eleição pelo collegio districtal de Braga. - O sr. Fernando Vaz participa á camara que, por motivo de doença, não tem comparecido ás sessões. - Ordem do dia: o sr. presidente convida os dignos pares a prepararem as suas listas para a eleição da commissão de agricultura, commercio e industria. Feita a chamada o sr. presidente convida os dignos pares Bandeira Coelho e Gusmão a servirem de escrutinadores.- O sr. conde de Castro propõe para que a mesa seja auctorisada a nomear as tres commissões que faltam a eleger. O sr. presidente põe á votação da camara a proposta do digno par. O sr. conde de Castro usa ainda da palavra sobre a sua proposta. - O sr. presidente levanta a sessão eram tres horas e meia, dando para ordem do dia da de 14 do corrente eleição de commissões e apresentação de diplomas.

Ás duas horas e tres quartos da tarde, estando presentes 41 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte:

Correspondencia

Um officio do ministerio do reino, participando, para conhecimento da camara dos dignos pares do reino, que Sua Magestade El-Rei, attendendo ao que lhe representou o conselheiro Henrique de Macedo Pereira Coutinho, houve por bem conceder-lhe a exoneração do cargo de ministro dos negocios da marinha e ultramar, dignando-se nomear para exercer interinamente este cargo o conselheiro Henrique de Barros Gomes, ministro dos negocios estrangeiros.

Ficou a camara inteirada.

Outro do ministerio dos negocios estrangeiros, remettendo 200 exemplares do Livro Branco, relativo ao anno de 1886, sobre negocios consulares e commerciaes.

Mandaram-se distribuir.

O sr. Presidente: - Acham-se sobre a mesa tres diplomas que dizem respeito aos dignos pares eleitos os srs. Agostinho Vicente Lourenço, João Candido de Moraes, pelo districto da Horta, e D. Miguel Pereira Coutinho, por Angra, do Heroismo; estes diplomas vão ser enviados á respectiva commissão.

O sr. Conde de Castro: - Pedi a palavra, por parte da primeira commissão de verificação de poderes, para mandar para a mesa o parecer da mesma commissão, approvando a eleição do par eleito pelo collegio districtal de Braga o sr. conde de Magalhães.

O sr. Fernando Vaz: - Participo a v. exa. e á camara que não tenho comparecido ás ultimas sessões por incommodo de saude.

ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: - Vamos entrar na ordem do dia que é a eleição das commissões que faltam eleger.

Começa-se pela commissão de agricultura, commercio e industria.

Convido os dignos pares a formularem as suas listas.

Fez-se a chamada.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares, os srs. Bandeira Coelho e Gusmão a servirem de escrutinadores.

Corrido o escrutinio verificou-se terem entrado na uma 3ô listas, saindo eleitos os dignos pares:

Duque de Palmella...................... 27 votos

Conde de Bertiandos.................... 27 "

Conde de Campo Bello................... 27 "

Conde do Casal Ribeiro................. 27 "

Conde de Castro........................ 27 "

Visconde de Carnide.................... 27 "

Visconde de Chancelleiros.............. 27 "

Ferreira Lapa.......................... 27 "

Seixas................................. 26 "

Melicio................................ 25 "

Corvo.................................. 8 "

Visconde de Azarujinha................. 8 "

Conde de Ficalho....................... 8 "

O sr. Conde de Castro: - Estão já eleitas as commissões mais importantes. Resta apenas a eleger as commissões de petições e redacções.

Eu proponho que a mesa fique auctorisada a nomear estas commissões.

O sr. Presidente: - A camara acaba de ouvir a proposta do sr. conde de Castro.

Os dignos pares que a approvam, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvada.

O sr. Presidente: - Cumpre lembrar á camara que na sessão de 1885 se nomeou uma commissão de regimento, a fim de proceder á sua revisão.

Em 1886 tambem se nomeou uma commissão para o mesmo fim. Portanto, parece-me que a camara tem tambem que eleger uma commissão de regimento.

O sr. Conde de Castro: - Eu propunha igualmente, como additamento á proposta que a camara approvou, que a mesa ficasse tambem auctorisada a nomear essa commissão.

Consultada a camara resolveu afirmativamente.

O sr. Presidente: - A mesa dará conta á camara do resultado da sua missão.

Não ha nada mais de que a camara se possa occupar.

A primeira sessão terá logar no proximo sabbado, 14 do corrente, sendo a ordem do dia a apresentação de pareceres e diplomas.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

14

Página 140

140 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Dignos pares presentes na sessão de 9 de maio de 1887

Exmo. srs.: João Chrysostomo de Abreu e Sousa; João de Andrade Corvo; marquezes, de Rio Maior, de Vallada; condes, de Alte, do Bomfim, de Campo Bello, do Casal Ribeiro, de Castro, de Gouveia, de Linhares, de Margaride, de Paraty, da Ribeira $ viscondes, d'Azarujinha, de Bivar, de Borges de Castro, de Carnide, de Soares Franco; barão de Ancede; Braamcamp Freire, Aguiar, Quaresma, Sousa Pinto, Silva e Cunha, Barros é Sá, Couto Monteiro, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Barjona de Freitas, Cau da Costa, Augusto Cunha, Bazilio Cabral, Carlos Bento, Sequeira Pinto, Pinheiro Borges, Francisco Cunha, Ressano Garcia, Holbeche, Valladas, Gusmão, Gomes Lages? Braamcamp, Baptista de Andrade, Bandeira Coelho, Castro Guimarães, Ayres de Gouveia, Castro, Fernandes Vaz, Teixeira de Queiroz, Lobo d'Avila, Ponte e Horta, Raposo do Amaral, Sá Carneiro, José Pereira, Mexia Salema, Silvestre Ribeiro, Lourenço de Almeida, Camara Leme, Luiz Bivar, Seixas, Villas Boas, Vaz Preto, Osorio Cabral, Calheiros, Serra e Moura.

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×