O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.° 9

Presidencia do Exmo. Sr. Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa

Secretarios - os Dignos Pares

Fernando Larcher
Marquez de Penafiel.

SUMMARIO: - Leitura e approvação da acta. - Expediente. - O Sr. Presidente propõe que se consigne na acta um voto de profundo sentimento pela noticia do fallecimento do Digno Par Pedro A. da Silva Ferrão, communicando-se a resolução da Camara á familia do saudoso e illustre extincto. - Associam-se a esta proposta o Sr. Presidente do Conselho, em nome do Governo, o Digno Par Moraes Carvalho, em nome da maioria, que conclue propondo mais que a sessão se encerre em signal de luto, e o Digno Par Eduardo Coelho por parte do partido progressista. - O Digno Par Conde de Bomfim associa-se tambem á proposta do Sr. Presidente, justifica as suas faltas a algumas das sessões anteriores, e declara que se tivesse vindo ás duas primeiras partilharia os sentimentos da Camara pela morte de Leão XIII, e de varios Dignos Pares, dentro os quaes especialisa o Sr. Antonio M. P. Carrilho, seu amigo particular, cujos esforços e diligencias muito contribuiram para robustecer o credito do paiz. - O Sr. Presidente considera a sua proposta e a do Digno Par Moraes Carvalho approvadas unanimemente, encerra a sessão e designa a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Assistiram á sessão o Srs. Presidente do Conselho, e Ministros da Justiça e dos Negocios Estrangeiros.

Ás 2 horas e cincoenta minutos da tarde, estando presentes 19 Dignos Pares, o Sr. Presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do Sr. Ministro da Marinha, remettendo a synopse das providencias de natureza legislativa que, tendo sido julgadas urgentes, foram promulgadas por aquelle Ministerio desde junho a dezembro de 1903.

Para a secretaria.

O Sr. Presidente: - Cumpre o doloroso dever de propor que se consigne na acta um voto de profundo sentimento pela noticia do fallecimento do Digno Par o Sr. Pedro Augusto da Silva Ferrão, e que se communique a resolução da Camara á familia do saudoso e illustre extincto. (Apoiados geraes).

O Sr. Presidente do Conselho de Ministros (Hintze Ribeiro): - Associa-se em nome do Governo ao voto de sentimento que o Sr. Presidente acaba de propor pela morte do Digno Par Sr. Pedro Ferrão, morte que elle orador sente tanto mais quanto é certo ter perdido não só um companheiro de trabalhos n'esta Camara, mas tambem um dedicado amigo, que na vida publica exerceu com distincção varias funcções officiaes.

O Sr. Moraes Carvalho: - Em nome da maioria associa-se á proposta do Sr. Presidente. O Digno Par fallecido, alem de funccionario distincto, era um collega cuja lhaneza de trato toda a camara teve occasião de apreciar.

Propõe ainda que, em manifestação de pesar, approvada a proposta do Sr. Presidente, se levante a sessão. (Apoiados geraes}.

O Sr. Eduardo José Coelho: - Em nome cio partido progressista associa-se ao voto de sentimento proposto pelo Sr. Presidente, concordando tambem com a proposta do Digno Par Sr. Moraes Carvalho.

O Sr. Conde de Bomfim: - Associa-se á manifestação da Camara pela sentida morte do Digno Par Pedro Ferrão.

E seja-lhe permittido tambem justificar a sua falta a algumas sessões, pedindo que se consigne na acta a declaração de que compartilha da manifestação da Camara pela infausta perda do Summo Pontifice Leão XIII, que pelas suas altas virtudes, espirito predestinado e conciliador, deixou memoria saudosa e perduravel entre a christanidade, fortalecendo a fé e crenças religiosas, e attrahindo á Egreja o respeito univerversal.

Tambem deseja consignar o seu voto de sentimento pelos Dignos Pares fallecidos no interregno parlamentar, particularisando entre elles o Sr. Conselheiro Pereira Carrilho, de quem era amigo particular, e cujo caracter diamantino, qualidades de trabalho, esforços e dedicação empregados a favor do paiz, com sacrificio da propria saude, muito contribuiram para o robustecimento do credito nacional, tão arrastado antes pelos circulos financeiros, e até injustamente arrastado pelas das de Paris.

O Sr. Presidente: - Em vista da manifestação da Camara considera approvadas as duas propostas (Apoiados). Consigna-se na acta um voto de sentimento, que é communicado á familia do extincto, e levanta-se a sessão.