O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Página 35

SESSÃO DE 29 DE JANEIRO DE 1875

Presidencia do exmo. sr. Marquez d'Avila e de Bolama

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Antonio de Azevedo Coutinho Mello e Carvalho

Ás duas horas e um quarto da tarde, declarando-se haver na sala o respectivo numero para se funccionar, foi aberta a sessão.

Lida a acta da antecedente, foi julgada approvada, na conformidade do regimento, por não haver observação em contrario.

Não se mencionou em seguida nenhuma correspondencia.

O sr. Presidente: - A grande deputação encarregada de apresentar a Sua Magestade El-Rei o autographo da resposta ao discurso da corôa cumpriu a sua missão, sendo recebida hontem por Sua Magestade com a costumada affabilidade.

Está sobre a mesa a carta regia que eleva á dignidade de par do reino o sr. Agostinho de Ornellas. Convido os dignos pares os srs. Pestana, Sá Vargas e Correia Caldeira a reunirem-se em commissão para examinar este diploma e dar sobre elle o seu parecer.

Se alguns dignos pares têem alguns trabalhos a mandar para a mesa, tenham a bondade de os apresentar.

O sr. Bispo de Vizeu: - Mando para a mesa uma nota de interpellação para o sr. ministro da justiça, a quem desejo ouvir sobre o chamado conflicto com o cabido da Sé de Bragança.

Peço a v. exa. que mande fazer a devida communicação.

Leu-se na mesa e é do teor seguinte:

"Desejo ouvir s. exa. o sr. ministro da justiça sobre o conflicto com o cabido de Bragança. = Bispo de Vizeu."

O sr. Presidente: - A camara não póde ter duvida em que se mande ao sr. ministro da justiça esta nota de interpellação, em conformidade com os estylos d'esta casa. Não havendo objecção, far-se ha a precisa communicação ao sr. ministro.

Consta-me que algumas commissões d'esta casa se acham reunidas, e é possivel que possam ainda hoje apresentar alguns trabalhos. Se a camara concorda, suspenderei a sessão por meia hora, a fim de esperarmos pelos trabalhos d'essas commissões.

(Pausa.)

Não havendo impugnação está suspensa a sessão por meia hora.

Eram duas horas e vinte minutos.

As duas horas e cincoenta minutos reabriu-se a sessão.

O sr. Sá Vargas: - Tenho a honra de mandar para a mesa o parecer da commissão que v. exa. nomeou, para examinar a carta regia que elevou á dignidade de par do reino o sr. Agostinho de Ornellas.

A commissão acha que este diploma está exarado na devida fórma e nos termos da lei, e que o digno par póde tomar assento, prestando previamente o juramento do estylo.

Leu-se na mesa esse parecer, que é do teor seguinte:

Parecer n.° 8

Senhores. - A commissão especial nomeada para verificar a carta regia que elevou á dignidade de par do reino o exmo. sr. Agostinho de Ornellas de Vasconcellos Esmeraldo Rolim de Moura, tendo examinado este diploma, reconheceu achar-se exarado segundo as prescripções do artigo 74.° da carta constitucional da monarchia, cumprida a disposição do artigo 110.° da mesma carta, e bem assim que na pessoa nomeada concorrem as condições legaes necessarias.

É por isso de parecer que está nos termos de ser admittido a tomar assento na camara, prestando previamente o juramento do estylo.

Sala da commissão, em 29 de janeiro de 1875. = José Ferreira Pestana = Antonio Correia Caldeira = José Marcellino de Sá Vargas.

O sr. Presidente: - Se não ha objeção contra este parecer considera-se approvado.

Consta-me que se acha nos corredores da sala o sr. Agostinho de Ornellas. Convido os dignos pares os srs. Pestana e Sá Vargas a introduzirem s. exa. na sala.

Foi introduzido, prestou juramento, lendo o sr. secretario a seguinte carta regia:

" Agostinho de Ornellas de Vasconcellos Esmeraldo Rolim de Moura, deputado da nação portugueza. Eu El-Rei vos envio muito saudar. Tomando em consideração os vossos distinctos merecimentos e qualidades: hei por bem, tendo ouvido o conselho d'estado, nomear-vos par do reino.

"O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

"Escripta no paço da Ajuda, em 16 de maio de 1874. = EL-REI. = Antonio Rodrigues Sampaio.

"Para Agostinho de Ornellas de Vasconcelioa Esmeraldo Rolim de Moura, deputado da nação portugueza."

Em seguida o novo digno par tomou assento.

(Entrou o sr. ministro dos negocios estrangeiros e interino dos da marinha.}

O sr. Presidente: - Vae ler-se uma correspondencia que acaba de ser recebida na mesa.

O sr. Secretario (Visconde de Soares Franco): - Leu, e era um officio da presidencia da camara dos senhores deputados, remettendo a proposição de lei sobre a fixação da contribuição predial relativa ao anno de 1875.

Foi enviada á commissão de fazenda.

O sr. Presidente: - Se alguns dignos pares membros das commissões têem alguns pareceres a apresentar, tenham a bondade de o fazer. Não ha trabalhos sobre a mesa de que a camara se possa occupar hoje. A primeira sessão terá logar na proxima segunda feira, sendo a ordem do dia apresentação de pareceres de commissões.

Está fechada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes à sessão de 29 de janeiro de 1875

Exmos. srs: Marquez d'Avila e de Bolama; Duque de Palmella; Marquezes de Fronteira, de Monfalim, de Sá da Bandeira, de Sabugosa, de Vallada; Bispo Conde; Condes de Cabral, de Casal Ribeiro, de Fonte Nova, de Fornos de Algodres, de Linhares, da Louzã, da Ribeira Grande; Bispo de Vizeu; Viscondes, de Alves de Sá, de Borralha, das Laranjeiras, de Montorte, dos Olivaes, de Portocarrero, da Praia Grande, de Silva Carvalho, de Soares Franco; Barão do Rio Zezere; Moraes Carvalho, Mello e Carvalho, Correia Caldeira, Gamboa e Liz, Barros e Sá, Costa Lobo, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Rebello de Carvalho, Sequeira Pinto, Martens Ferrão, Lobo d'Avila, Pinto Bastos, Pestana, Sá Vargas, Franzini.

10

Página 36

Descarregar páginas

Página Inicial Inválida
Página Final Inválida

×