O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 10

SESSÃO DE 20 DE FEVEREIRO DE 1899

Presidencia do exmo. sr. José liaria Rodrigues de Carvalho

Secretarios - os dignos pares

Julio Carlos de Abreu e Sousa
Conde de Bertiandos

SUMMARIO

Leitura e approvação da acta. - O sr. presidente, dando conta do fallecimento de Felix Faure, presidente da republica franceza, faz o elogio do extincto, e propõe que se consigne na acta um voto de profundissimo pezar por essa grande perda, e que d'essa manifestação de condolencia se de conhecimento á familia do finado e ao representante d'aquelle paiz n'esta côrte.- O sr. ministro da marinha, em nome do governo, associa-se á proposta do sr. presidente. - O digno par José Frederico Laranjo, em nome da maioria, associa-se tambem áquella proposta, e propõe mais que a sessão se encerre em signal de lucto.- O digno par Moraes Carvalho, em nome da minoria, associa-se ás palavras proferidas pelos oradores que o antecederam no uso da palavra, depois do que, é approvada por acclamação tanto a proposta do sr. presidente, como o additamento do digno par José Frederico Laranjo. - Encerra-se a sessão e designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

(Assistiu á sessão o sr. ministro da marinha.)

Pelas tres horas da tarde, verificando-se a presença de 21 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Foi lida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

O sr. Presidente: - A camara dos dignos pares quer de certo que na acta da sessão de hoje se declare que recebeu com profundo pezar a noticia do fallecimento de Felix Faure, presidente da republica franceza.

Este luctuoso acontecimento impressionou dolorosamente áquella nação, á qual Felix Faure presidia com o superior criterio de um consummado estadista. A camara pois, associando-se ao lucto da França e dando conhecimento desta manifestação de condolencia á familia do illustre extincto, e ao representante do governo francez em Lisboa, pratica um acto de deferencia para com um paiz, ao qual nos ligam os laços da mais cordial estima, e ao mesmo tempo presta uma merecida homenagem de respeito á memoria do cidadão illustre que no exercicio da mais alta magistratura revelou extremadas qualidades de intelligencia e de caracter. Creio que a camara quererá approvar por acclamação esta minha proposta. (Apoiados geraes.)

O sr. Ministro da Marinha (Eduardo Villaça): - Sr. presidente, associo-me em nome do governo ás palavras eloquentes, justas e sentidas que v. exa. acaba de pronunciar em commemoração do passamento do primeiro magistrado da França.

O lucto, que hoje envolve a grande e generosa nação não fica dentro das suas fronteiras. Como a luz pura da sciencia, da arte, e da fé, de que ella tantas vezes tem sido foco brilhantissimo, assim tambem a dor que a opprime n'este momento irradia para todas as nações cultas. E se a morte prematura e inesperada de Felix Faure representa uma perda para a França e se impõe ao coração de todos, contem ella tambem uma lição universal. É o exemplo de uma vida inteira, feita de labor honesto, illuminado pelas fulgurações de uma intelligencia elevada
e culta e servido pelas devoções de um acendrado patriotismo.

A vida dos homens é quasi sempre demasiado breve para que só raras vezes elles possam colher os fructos da sua obra; mas o espirito de Felix Faure, antes de evolar-se para as regiões mysteriosos, deveria ter experimentado, ao volver-se, pela ultima vez, para a patria, a suprema consolação de a ver amada e respeitada, apercebendo-se na paz para uma das mais grandiosas batalhas da civilisação moderna-a exposição universal de 1900.

Curvemos-nos, pois, perante o passamento d'esse elevado espirito, enviando á nação amiga a expressão affectuosa das nossas condolencias. (Apoiados geraes.)

Vozes: - Muito bem, muito bem.

O sr. Frederico Laranjo: - Sr. presidente, em nome da maioria desta camara associo-me á manifestação de condolencia que v. exa. acaba de propor. A passagem do sr. Felix Faure pela presidencia da republica franceza foi de curta duração; mas a vida de um homem, principalmente a vida de um estadista, não se mede pelo numero de annos que comprehende, mas pela natureza das acções que a compõem. Num pequeno numero de annos concentram-se muitas vezes grandes feitos, demonstram-se muitas vezes grandes qualidades, e a França não se poderá nunca esquecer de que a Felix Faure se deve a feliz evidenciação perante o mundo de que ella não estava isolada no convivio das nações. É um facto culminante na historia actual da França, importantissimo na historia do mundo, a França não poderá desligar delle o nome do fallecido presidente, tão cedo arrebatado á sua familia e á grande familia dos seus concidadãos.

No periodo difficil e conturbado que atravessam hoje quasi todos os povos por falta de uma orientação mental accorde e de uma união consequente de vontades, parece-me tambem que á correcta moderação do procedimento do sr. Felix Faure deve o seu paiz ficarem á superficie, não o attingirem mais no intimo e mais profundamente essas perturbações, que são uma triste caracteristica dos tempos.

E pois justo o lucto da França, e filhos d'essa mesma raça latina de que a grande nação tem sido a representação mais gloriosa e mais fecunda, é justo que tomemos parte no seu lucto. A maioria desta camara curva-se respeitosamente diante d'esse cadaver que passa coberto pela bandeira do seu paiz, bandeira respeitada dos povos, cruzada da gloria; e, acceitando a proposta de v. exa., sr. presidente, addito-a, pedindo que em demonstração de sentimento se encerre e levante a sessão.

O sr. Moraes Carvalho: - Sr. presidente, em nome da minoria desta casa do parlamento associo-me tambem ás palavras eloquentes e sentidas, que v. exa., o sr. ministro da marinha e o digno par que me procedeu consagraram á memoria de um homem que ainda ha pouco era o chefe de uma nação amiga.

Nascido de condição humilde, Felix Faure elevou-se pelo seu trabalho e pelo seu valor á mais alta posição social de uma das primeiras nações do mundo.

Com os homens que ascendem aos mais elevados loga-