O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 10 DE 18 DE AGOSTO DE 1905 111

lento inconfundivel. Era por assim dizer um pontifice das letras, pelos predicados que distinguiam aquella penna verdadeiramente primacial. E, todavia, elle não conseguiu ser Par do Reino!

Não pôde fazêl-o o partido que elle durante tantos annos honrou com a sua camaradagem!

Não conseguiram fazel-o os chefes da situação que elle mais tarde ajudou com a sua penna e sustentou com o seu talento!

É que o odio, o odio torvo e mau, o odio que a frivolidade do espirito alimenta, o odio que a vaidade cega e estupida provoca o anima, o odio não perdoa...

O odio pode mais do que o merito!

Emygdio Navarro não conseguiu em vida realizar o seu ideal; mas foi Par do Reino depois de morto.

Foi trazido á nossa commemoração pela evidencia dos seus meritos, pela superioridade incontestavel que tinha nas letras patrias, pela indispensabilidade d'este culto posthumo.

Foi trazido aqui por essa força irresistivel do merito, ao mesmo tempo que era commemorada a morte de tres collegas nossos.

Emygdio Navarro foi, pois, Par do Reino depois de morto, tendo merecido a felicidade de ter n'esta Camara a esmaltar a consagração do seu alto valor a palavra do seu Presidente.

Que isto seja compensação na morte á injustiça que o acolheu em vida!

O Sr. Costa e Silva: - Tem a declarar que o partido regenerador-liberal viu tambem, com sentimento, a perda dos Dignos Pares a que a Camara acaba de prestar sentida homenagem, bem como a de Emygdio Navarro.

Associa-se, pois, ás manifestações de de pesar por tal motivo propostas.

O Sr. Arroyo : - Pede desculpa á Camara, por abusar da sua paciencia; mas, se não pedisse de novo a palavra, levaria para casa um remorso maior do que o desprazer de tal abuso.

É que commetteu um esquecimento involuntario, não se associando ás manifestações de pesar pela morte do Digno Par Castro Mattoso, de quem foi amigo em vida e do qual conserva a mais grata recordação.

O Sr. Presidente: - Julga interpretar os geraes sentimentos da Camara considerando approvadas por acclamação tanto a sua proposta como a do Digno Par Francisco Beirão. (Apoiados).

A seguinte sessão será na proxima-terça-feira, 22 do corrente, com a ordem do dia que estava dada para a de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram 4 horas e 15 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 18 de agosto de 1904

Exmos. Srs.: Antonio Candido Ribeiro da Costa, Marquez de Avila e de Bolama, Visconde de Monte São, Moraes Carvalho, Eduardo Villaça, Costa e Silva, Costa Lobo, Teixeira de Sousa, Eduardo José Coelho, Ernesto Hintze Ribeiro, Mattozo Santos, Veiga Beirão, Dias Costa, Francisco de Medeiros, Almeida Garrett, João Arroyo, Jorge de Mello, Silveira Vianna, José Vaz de Lacerda, Poças Falcão, Pedro Araujo, Sebastião Telles, Sebastião Dantas Baracho, Ornellas Bruges.

Os Redactores.

FELIX ALVES PEREIRA
(De pag. 107, a pag. 109, col. 1.ª e de pag. 110, col. 3.ª, a pag. 111, col. 3.ª)

ALBERTO BRAMÃO
(De pag. 109, col. 1.ª, a pag. 110, col. 3.ª