O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO N.° 10

EM 19 DE JANEIRO DE 1907

Presidencia do Exmo. Sr. Conselheiro Sebastião Custodio de Sousa Telles

Secretarios - os Dignos Pares

Luiz de Mello Bandeira Coelho
José Vaz Correia Seabra de Lacerda

SUMMARIO.- Leitura e approvação da acta. - Não houve expediente.- O Sr. Presidente propõe que se lance na acta um voto de sentimento pelo terramoto occorrido nas Antilhas Inglezas e que se façam a tal respeito as devidas communicações á Inglaterra, paiz ao qual nos ligam as mais estreitas relações de amizade. Associam-se á proposta do Sr. Presidente, e ao voto de sentimento, o Sr. Ministro da Marinha (Ayres de Ornellas) e os Dignos Pares Srs. Antonio de Azevedo Castello Branco, Espregueira, Jacinto Candido, Marquez de Pombal e Arcebispo de Evora. A proposta é approvada por acclamação.

Ordem do dia - Continuação da discussão do parecer n.° 18, que incidiu no projecto que se destina a reformar a lei da contabilidade publica Usam da palavra os Dignos Pares Srs. Jacinto Candido e Sebastião Telles. Este ultimo pede que lhe seja permittido concluir o seu discurso na sessão seguinte. No final trocam-se explicações entre o Digno Par Sr. Ernesto Hintze Ribeiro e o Sr. Presidente, sobre o uso da palavra que se pede para antes de se encerrar a sessão. Aquelle Digno Par, em seguida, pede o comparecimento do Sr. Ministro das Obras Publicas, n'uma das proximas sessões, para conversar com S. Exa. acêrca da dissolução da gerencia do Banco Agricola Industrial Visiense.- Encerra-se a sessão, e designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Pelas 2 horas e 35 minutos da tarde,, verificando-se a presença de 20 Dignos Pares, o Sr. Presidente declara aberta a sessão.

Foi lida e seguidamente approvada, a acta da sessão anterior.

Não houve expediente.

O Sr. Presidente:- Antes de começarmos os nossos trabalhos tenho de me referir ao terramoto succedido nas Antilhas Inglezas, onde foi destruida quasi por completo uma florescente cidade.

É a Inglaterra uma nação com a qual o nosso paiz mantem as mais estreitas relações de amizade, e por isso proponho e decerto a Camara approvará que se lance na acta um voto de sentimento por esta catastrophe e que se façam, a esse respeito, as participações devidas. (Apoiados geraes).

O Sr. Ministro da Marinha (Ayres de Ornellas) : - Associo-me, em nome do Governo, ao voto de sentimento que o Sr. Presidente da Camara acaba de propor pela catastrophe de Kingstown. catastrophe que a principio se suppoz não seria de grande importancia, mas que depois se soube que não era inferior ás que succederam em S. Francisco e Valparaiso.

O Sr. Antonio de Azevedo Castello Branco : - Associo-me, em nome do partido regenerador, visto não estar presente o seu leader, á proposta do Sr. Presidente.

O acontecimento, a que essa proposta se refere, devia causar no nosso paiz um profundo sentimento, não só por effeito da solidariedade humana, mas por se ter dado n'uma colonia da Inglaterra, nação á qual nos prendem cordiaes relações.

O Sr. Espregueira:- Por parte dos meus amigos politicos, associo-me ao sentimento da Camara pelo gravissimo desastre que succedeu na Jamaica e concordo em que se lance na acta um voto de sentimento, fazendo-se as participações convenientes.

O Sr. Jacinto Candido: - Em nome do partido politico que tenho a honra de representar n'esta Camara, associo-me á proposta do Sr. Presidente.

O Sr. Marquez de Pombal:- Associo-me sinceramente á proposta do Sr. Presidente motivada pelo doloroso acontecimento que se deu na Jamaica, importante possessão da nossa alliada Inglaterra.

O Sr. Arcebispo de Evora: - Como prelado portuguez, não me iria bem ficar silencioso perante a grande desgraça que acaba de ferir os habitantes de uma cidade inteira, uns porque caíram victimas da horrorosa catastrophe, outros porque choram os seus irmãos sepultados nas ruinas. Por isso sinceramente acompanho nesta dolorosa manifestação os oradores que me precederam e plenamente me associo á proposta feita pelo Sr. Presidente.

O Sr. Presidente:- Em vista das manifestações da* Camara julgo a proposta approvada por acclamação. (Apoiados geraes).

Como não está presente o Digno Par Sr. Teixeira de Sousa, que pedira a palavra para quando estivesse presente o Sr. Ministro da Marinha, vae passar-se á ordem do dia.

ORDEM DO DIA

Continuação da discussão do parecem n.º 18, relativo ao projecto de lei que tem por fim estabelecer as bases para a reforma da contabilidade publica.

Não se achando presente o Digno Par Sr. Arroyo, foi dada a, palavra ao Digno Par Sr. Jacinto Candido.

O Sr. Jacinto Candido : - Começa por lembrar palavras que pronunciou em uma das sessões de 1904, palavras