O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 1 DE FEVEREIEO DE 1875

Presidencia do Ex.mo sr. Marquez d'Avila e de Bolama

Secretarios os dignos pares, Eduardo Montufar Barreiros, Augusto César Xavier da Silva

Depois das duas horas e um quarto da tarde, tendo-se verificado a presença de 22 dignos pares, declarou o ex.mo sr. presidente aberta a sessão.

Leu-se a acta da antecedente, contra a qual não houve reclamação, e julgou-se por isso approvada.

O sr. secretario (Montufar Barreiros) mencionou a seguinte

Correspondencia

Um officio do ministerio dos estrangeiros remettendo cincoenta exemplares dá l.ª parte do tomo 3.° do supplemento á collecção dos tratados, por Julio Firmino Judice Biker, e mais cincoenta da parte 2.ª do mesmo tomo, para serem distribuidos pelos dignos pares.

Mandaram-se distribuir.

Um requerimento de Augusto dos Santos Guimarães, proprietario do jornal O Imparcial, da cidade de Guimarães, remettendo diversos documentos para serem examinados pelos dignos pares, era que se referem os abusos de poder, que diz terem eido praticados pelo actual governador civil de Braga, Visconde de Margaride, de quem o supplicante foi victima.

Teve o competente destino.

O sr. Presidente: - Convido os dignos pares, que tenham alguns pareceres de commissão a apresentar, queiram ter a bondade de os mandar para a mesa.

O sr. José Lourenço da Luz: - Por parte da commissão de fazenda, peço a v. exa. que proponha, á camara se approva que sejam encorporados á mesma commissão os dignos pares Carlos Bento da Silva e Barros e Sá.

O sr. Presidente: - Os dignos pares que approvam que á commissão de fazenda sejam aggregados os dignos pares Carlos Bento da Silva e Barros e Sá, como propõe o sr. José Lourenço da Luz, por parte da mesma commissão, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvada.

O sr. Presidente: - Se nenhum digno par tem trabalhos para mandar para a mesa, vou fechar a sessão, a fim das commissões poderem funccionar. Alguns dignos pares estavam trabalhando nellas e interromperam esses trabalhos para virem assistir á sessão da camara. Portanto convido os mesmos dignos pares a tornarem a reunir-se nas respectivas commissões.

A primeira sessão será sexta feira, e a ordem do dia apresentação de pareceres de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e tres quartos da tarde.

Dignos pares presentes á sessão de 1 de fevereiro de 1875

Exmos. srs.: Marquezes, d'Avila e de Bolama, de Fronteira, de Monfalim, de Sá da Bandeira; Bispo Conde de Coimbra; Condes, das Alcáçovas, de Casal Ribeiro; Bispo do Porto, Viscondes, dos Olivaes, da Silva Carvalho; Ornellas, Barros e Sá, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Cau da Costa, Xavier da Silva, Palmeirim, Eugenio de Almeida, Rebello de Carvalho, Sequeira Pinto, Barreiros, Larcher, Martens Ferrão, Lobo d'Avila, Pestana, Lourenço da Luz, Sá Vargas, Vaz Preto, Franzini, Menezes Pita.

11