O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

170...

com referencia ao conselho ultramarino. O §. diz isto (leu): eu emendo-o pelo seguinte modo (leu). Isto satisfaz completamente ao que se diz no fim do projecto, sendo o meu desejo que se não diga aqui = a Camara reconheceu = (O Sr. Presidente — É erro de imprensa, devia ser = reconhece). Muito bem, mas eu proponho que se supprima todo o periodo que diz assim (leu). Porque temos o conselho de Estado com uma secção dos negocios do Ultramar: temos o contencioso administrativo no conselho de Estado: e então uma das cousas fica sendo inutil. Como pois esta questão ha de vir ao Parlamento, entendo eu que. não devemos emittir já aqui a nossa opinião, para não prejudicarmos o voto que depois havemos de dar sobre esse assumpto (apoiados). Tenho concluido, Sr. Presidente.

Leram-se na Mesa as seguintes emendas offerecidas pelo Sr. Ferrão.

Ao §. 5.*

Proponho que ao primeiro periodo deste §. depois das palavras «publica administração » se accrescentem e até para correr a responsabilidade de adoptar outras, não de urgencia, mas de conveniencia ao bem do Estado. »

Foi admittida.

Ao §. S.° 1.° periodo.

A Camara sente vivamente, que o Governo se

julgasse constituido na necessidade de impor a

credores do Estado violentos Sacrifícios.

Foi admittida.. „ „ „ Ao §. 6.º

A Camara, convencida das muitas e importantes vantagens, que devem provir do augmento e facilidade dos meios de communicação territorial e fluvial, para a administração, civilisação, riqueza, e prosperidade do reino, concorrerá, quanto poder, para que tão importantes melhoramentos, sejam quanto antes levados a effeito, por modo legal, seguro, e economico, e Conveniente ás circumstancias do paiz

Admittida á discussão.

Ao §. 7.º

Proponho se supprimam as palavras do 2.º periodo deste §. desde = reconheceu = inclusivè até possessões e que depois se continue, como está, em harmonia corri esta emenda.

Foi tambem admittida.

(Vozes — Deu a hora, deu a hora. Os dignos Pares levantam-se para sair).

O Sr. Ministro do Reino — Como está tão adiantada a sessão, os dois Ministros que aqui se acham presentes não ousam por isso pedir que ella se prorogue: mas a Camara ha do convir em que ainda senão ouviu nesta casa um discurso mais violento do que aquelle que acabou de fazer-se, ao qual o Governo por bocca de um dos seus membros esteva prompto a responder já: não peço pois a prorogação da sessão pela razão que já dei, mas ámanhã responderá o Governo.

O Sr. Presidente — Sim, senhor. A ordem do dia para ámanhã é a continuação da de hoje. Está levantada a sessão. — Eram quasi cinco horas.

Relação dos dignos Pares que estiveram presentes na sessão de 5 de Fevereiro. Oi Srs. Cardeal Patriarcha, Silva Carvalho, Duque de Saldanha, Marquez de Fronteira, Marquez de Loulé, Marquez das Minas, Marquez de Niza, Marquez de Ponte de Lima, Arcebispo de Palmyra, Conde das Alcaçovas, (onde de Alva, Conde do Casal, Conde de Mello, Conde de Porto Côvo de Bandeira, Conde da Ribeira Grande, Conde de Rio Maior, Conde de Semodães, Conde do Sobral, Conde da Taipa, Conde de Tavarede, Bispo do Algarve, Visconde de Benagazil, Visconde de Campanhã, Visconde de Castro, Visconde Fonte Arcada, Visconde da Granja, Visconde de Laborim, Visconde de Sá da Bandeira, Barão de Chancelleiros, Barão do Monte Pedral, Barão de Porto de Mor, Barão da Vargem da Ordem, Pereira Coutinho, D. Carlos Mascarenhas, Pereira de Magalhães, Silva Ferrão, Tavares de Almeida, Duarte Leitão, Fonseca Magalhães, e Margiochi.