O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 12

SESSÃO DE 2 DE AGOSTO DE 1897

Presidencia do exmo. sr. José Maria Rodrigues de Carvalho

Secretarios - os dignos pares

Julio Carlos de Abreu e Sousa

Conde de Bertiandos

SUMMARIO

Leitura e approvaçao da acta. - Expediente. - O sr. presidente propõe que na acta se consigue o regosijo da camara pelas noticias chegadas da campanha da África oriental. - O sr. Cypriano Jardim pede a comparencia do sr. ministro do reino.-O sr. conde de Paraty e o sr. Fernando Larcher mandam pareceres para a mesa. - O sr. conde de Bertiandos pede a palavra para quando seja presente o sr. ministro das obras publicas.

Ordem do dia - Procede-se á eleição das commissões de agricultura e de redacção. - Posto em discussão o parecer n.° 6, o sr. Jeronymo Pimentel propõe que ella se adie, proposta que é depois rejeitada. - Faliam os dignos pares, os srs. Franzini, conde de Macedo, Pimentel Pinto e conde de Lagoaça. - Lê-se na mesa o decreto prorogando as côrtes. - Responde ao sr. Pimentel Pinto o sr. ministro dos negocios estrangeiros e replica aquelle digno par. - Faliam sobre p parecer os srs. Fernando Larcher, Hintze Ribeiro, Franzini, Pereira Dias, Pimentel Pinto e o sr. ministro da guerra. - Consultada a camara, e assentindo, falla pela terceira vez o digno par, o sr. Pimentel Pinto.- O sr. Pereira Dias requer a prorogação da sessão, o que é concedido.- Depois de usarem ainda da palavra os dignos pares, Hintze Ribeiro e conde de Lagoaça, o sr. ministro da guerra e o sr. conde de Macedo, é approvado o projecto, e encerrada a sessão.

(Apenas principiada a sessão entrou o sr. ministro dos negocios estrangeiros e mais tarde os srs. ministros da guerra e da marinha.)

Pelas duas horas e trinta e cinco minutos da tarde, verificando-se a presença de 21 dignos pares, foi aberta a

Foi lida e approvada sem reclamação a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte expediente:

Officio do digno par Antonio de Serpa Pimentel, datado de 29 de julho do corrente anno, pedindo escusa de fazer parte da commissão nomeada para representar esta camara no congresso interparlamentar para a paz por arbitragem, que deverá celebrar as suas sessões em Bruxellas, por o seu estado de saude o não permittir.

Identicas declarações fizeram os dignos pares os srs. marquez de Fronteira e conde de Thomar.

Para a secretaria.

Officio do sr. ministro da marinha, datado de 29 de julho do corrente anno, communicando, em satisfação a um requerimento do digno par Hintze Ribeiro, que, posteriormente a 6 de fevereiro ultimo, foi ordenado, por intermedio da repartição de contabilidade do ultramar, a suspensão de despezas na importancia annual de 17:836$020 réis.

Para a secretaria.

Um requerimento das filhas do fallecido continuo desta camara, Joaquim Francisco da Cunha e Sá, solicitando que lhes seja dada uma pensão, a exemplo das que teem sido concedidas a outras familias de empregados fallecidos.

Para a commissão de petições.

O sr. Presidente: - As noticias vindas da África oriental assignalam mais uma brilhante victoria das nossas tropas sobre os rebeldes de Gaza.

Creio, pois, interpretar os sentimentos da assembléa, propondo que se consigne na acta da sessão de hoje, que a camara dos dignos pares recebeu aquellas noticias com viva satisfação, e que por este glorioso feito de armas calorosamente felicita o valente e heróico commandante da força expedicionaria Mousinho de Albuquerque, bem como a todos os officiaes e soldados que, pela sua bravura e disciplina, mostraram que sabem manter e honrar as briosas tradições do exercito portuguez.

(Vozes: - Muito bem.)

Em vista da manifestação da camara, considero approvada a minha proposta.

O sr. Cypriano Jardim: - Pedi a palavra para rogar a v. exa., caso o sr. ministro do reino não venha hoje a esta camara, lhe faça constar que desejo conversar com s. exa. a respeito de factos occorridos na universidade de Coimbra.

O assumpto que proponho tratar não é objecto que mereça uma interpellação, mas tambem não desejo demorar o que tenho a dizer a s. exa.

O sr. Conde de Paraty: - Tenho a honra de mandar para a mesa o parecer sobre o projecto de lei n.° 16, que diz respeito ao tratado de commercio com o Japão.

Lido na mesa, foi mandado imprimir.

O sr. Larcher: - Pedi a palavra para mandar para a mesa um parecer, de que foi relator o sr. Abreu e Sousa, e que tem por fim ampliar o praso das remissões militares até ao fim deste anno.

Lido, foi tambem a imprimir.

O sr. Conde de Bertiandos: - Sr. presidente, peco a palavra para quando estiver presente o sr. ministro das obras publicas.

ORDEM DO DIA

O sr. Presidente: - Vae proceder-se simultaneamente á eleição das commissões de agricultura e de redacção.

Feita a chamada, corrido o escrutinio e tendo servido de escrutinadores os dignos pares Sequeira Pinto e conde de Paraty, verificou-se terem entrado na uma 21 listas, apurando-se o seguinte resultado para a commissão de agricultura:

Duque de Palmella, com 14 votos
Marquez da Graciosa 15 "
Conde de Bertiandos 14 "
Conde de Thomar 14 "
Vaz Preto 15 "
Sebastião Calheiros 15 "
Anselmo Braamcamp 14 "
Pereira Dias 13 "
Rebello da Silva 15 "
José Maria dos Santos 10 "
Visconde de Chancelleiros 9 "
Conde do Casal Ribeiro 8 "