O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

333

haver a sua pensão, lembra-me que alguem disse, que se tratava das pensões dos poderosos, que por isso se advogava tanto esta causa, ao que respondi que viessem os menos protegidos, que eu folgaria ainda mais de tomar parte na defeza da sua causa; com effeito passam muitas vezes despercebidos os interesses d'elles; por isso agora peço ao sr. ministro dos negocios estrangeiros, que tambem é amigo da, justiça, que lembre ao seu collega da guerra para que as filhas d'aquelle general sejam attendidas na sua justa pretensão.

Posto a votos o parecer, foi approvado.

O sr. Duque de Loulé: — Sr. presidente, tomo a palavra para pedir á camara, por parte da commissão diplomatica, que a esta sejam aggregados os dignos pares conde de Castro e Rebello da Silva.

A camara approvou.

Leu-se na mesa outro parecer da commissão de petições.

O sr. Mello e Carvalho: — Sr. presidente, parece-me não ter ouvido pedir que se dispensasse o regimento para se porem em discussão estes pareceres; porém, em attenção ás considerações ha pouco expendidas pelo sr. marquez de Vallada, peço que este parecer possa entrar já em discussão, porque esta em igualdade de circumstancias.

O sr. Costa Lobo: — Sr. presidente, o nosso regimento determina = que nenhum parecer de commissão possa ser discutido sem que previamente tenha sido impresso e distribuido pelos dignos pares, salvo o caso em que seja pedida e approvada a sua urgencia =. Se ha necessidade de cumprir-se á risca o regimento, é sem duvida n'esta casa, aonde se ouve pouco, talvez por falta de condições acusticas; mas com grande espanto meu acabo de ouvir dizer que a camara approvára já o parecer da commissão de petições, que se esteve discutindo. Eu estou convencido de que á maioria dos dignos pares succedeu o mesmo que me acaba de succeder, isto é, saber que o parecer tinha entrado em discussão depois de já estar votado! Longe esta de mim fazer censura a V. ex.ª, que dirige com toda a dignidade os trabalhos d'esta camara; mas o que desejo e peço a V. ex.ª é que se cumpram sempre todas as disposições do regimento, para que se não torne a dar o que n'este momento aconteceu; e portanto, que não seja posto á discussão parecer algum sem que esteja impresso, e tenha sido previamente distribuido e dado para ordem do dia, a não ser que a camara dispense o regimento.

O sr. Presidente: — Eu agradeço ao digno par a censura que acaba de fazer-me, e aceito a lição.

O sr. Costa Lobo; — Peço a palavra, sr. presidente, para dar uma explicação indispensavel.

O sr. Presidente: — O mal esta feito, buscarei porém remedia-lo convidando a camara a manifestar se quer ou não reconsiderar a votação.

Consultada a camara, confirmou a votação.

O sr. Presidente: — Tornarei a dar a palavra ao digno par, visto que s. ex.ª insta para que de novo lh'a conceda.

O sr. Costa Lobo: — Sr. presidente, V. ex.ª acaba de dizer que o censurei. Declaro á camara que coraria de vergonha se me persuadisse que tinha feito uma censura a V. ex.ª, a quem respeito sobremodo, não só pelos seus relevantissimos serviços ao paiz, mas por muitas outras considerações; não foi portanto intenção minha censurar a V. ex.ª; julgar-me-ia summamente humilhado se tal fizesse. Se tomei mais algum calor, se fallei com mais alguma impetuosidade, é isso unicamente devido ao meu temperamento; e não, repito, porque tivesse nem levemente o intuito de censurar a V. ex.ª

O sr. Marquez de Vallada: — Eu pedi tambem a palavra, unicamente para dar uma explicação.

E costume, com relação a todos os pareceres que concluem por um requerimento ou proposta de remessa para outra commissão ou para o governo, mas que não envolvem de fórma alguma qualquer proposição de lei; é costume, digo, dar-se-lhes logo o andamento conveniente, sem que se siga com elles as mesmas praxes que se costumam seguir com relação áquelles que são dados propriamente sobre propostas ou projectos de lei. Foi isto que se repetiu agora o que se praticou sempre, e que deu logar ás observações que se têem feito. Effectivamente não houve irregularidade seguindo-se os precedentes, e o reparo que se fez procedeu apenas de não terem todos os dignos pares percebido bem a conclusão do parecer que foi approvado.

O sr. Presidente: — Não havendo mais nada a tratar, darei para ordem do dia de sexta feira, 8 do corrente, os diversos pareceres que foram lidos na mesa e sobre os quaes a camara ainda não resolveu. Está levantada a sessão. Eram tres horas e um quarto da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 5 de fevereiro de 1867 Os ex.mos srs.: conde de Lavradio; duque de Loulé; Marquezes, de Niza, de Sabugosa, de Sá da Bandeira e de Vallada; condes, das Alcaçovas, de Alva, de Avilez, d'Avila, de Cavalleiros, de Santa Maria e de Rio Maior; Viscondes, de Algés, de Benagazil, de Chancelleiros, de Fonte Arcada, de Seabra, de Soares Franco e de Villa Maior; Mello e Carvalho, Costa Lobo, Silva Ferrão, Margiochi, Larcher, Moraes Pessanha, Braamcamp, Silva Cabral, Pinto Basto, Reis e Vasconcellos, Casal Ribeiro, Castro Guimarães, Canto Castro, Menezes Pita, Fernandes Thomás e Ferrer.