O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 13

SESSÃO DE 2 DE MARÇO DE 1900

Presidencia do exmo. Sr. Francisco Maria da Cunha

Secretarios - os dignos pares

Julio Carlos de Abreu e Sousa
D. João de Alarcão

Leitura e approvação da acta. - Expediente. - O sr. presidente, dando noticia do fallecimento do digno par Antonio de Serpa, faz o, elogio do finado, e propõe que se mande consignar na acta o pezar da camara e que se encerre seguidamente a sessão. Associam-se a estas propostas e ao elogio do sr. presidente, o sr. ministro da guerra, por parte do governo, e os dignos pares Telles de Vasconcellos, Ernesto Hintze Ribeiro e Frederico Laranjo. Approvadas as propostas por acclamação, é nomeada a commissão que deve acompanhar o saimento funebre d'aquelle digno par. - Encerra-se a sessão e designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

(Assistiu á sessão ò sr. ministro da guerra.)

Pelas tres horas e um quarto da tarde, verificando-se a presença de 19 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Foi4ida, e seguidamente approvada, a acta da sessão antecedente.

Mencionou-se o seguinte

EXPEDIENTE

Officio do sr. ministro da fazenda, datado de 24 do mez passado, satisfazendo um requerimento do digno par conde do Bomfim. . A secretaria.

Officio do sr. ministro dos negocios estrangeiros, remettendo 150 exemplares do Boletim commercial n.° 11, referido a novembro do anno findo.

Mandaram-se distribuir.

Officio da mesma procedencia, enviando 150 exemplares do Boletim commercial n.° 12, referido ao mez de dezembro do anno findo.

Mandaram-se distribuir.

Officio do sr. ministro da fazenda, datado de 21 do mez passado, remettendo 120 exemplares do orçamento geral do estado para o exercicio de 1900-1901.

Mandaram-se distribuir.

Officio do sr. presidente da camara dos senhores deputados, datado de l do corrente mez, remettendo a proposição de lei que tem por fim auctorisar o governo a tornar definitivo o contrato provisorio com a companhia "Eastern Telegraph", para o lançamento e a exploração de um cabo submarino que, partindo da Gran-Bretanha e amargando no Funchal e em S. Vicente de Cabo Verde, se destine á Africa do Sul, tocando nas ilhas da Ascensão e de Santa Helena.

A commissão de obras publicas, ouvidas as de fazenda do ultramar.

Officio da mesma presidencia, datado de l do corrente mez, remettendo a proposição de lei que tem por fim conceder á mãe do professor Luiz da Camara Pestana, D. Helena da Camara Pestana e a sua filha menor Luiza, a pensão annual vitalicia de 600$000 réis a cada uma, e determinar que o governo faca erigir no edificio do real instituto bacteriológico um monumento condigno á memoria do referido professor.

A commissão de administração publica, ouvidas as de fazenda e de legislação.

O sr. Presidente: - Quando hoje cheguei á camara fui dolorosamente surprehendido, ficando vivamente consternado, com a noticia do fallecimento do digno par o sr. conselheiro Antonio de Serpa.

Tenho esta perda como uma perda nacional. (Muitos apoiados.)

Antonio de Serpa era um varão illustre, benemerito e venerando: eximio como habil estadista, distinctissimo paramentar, laureado como professor, como homem de sciencia e de letras. (Apoiados.)

Era grande, grande pelo pensamento, pela palavra, pela energia, pela reflexão, pelo coração e pelo espirito; por todos estes dotes que possuia era digno da veneração de nós todos.

Antonio de Serpa legou-nos o exemplo edificante das suas virtudes e das suas brilhantes qualidades, a memoria honrada do seu caracter austero, integro e probo, o estimulo de bem servir a patria, que tanto estremecera.

Creio que a camara quererá dar o verdadeiro testemunho de respeito e da sua dor pela perda doeste tão illustre varão, que dedicou toda a sua vida a bem servir a patria, mandando lançar na acta um voto de profundo sentimento, dando parte d'esta resolução á sua familia e encerrando em seguida a sessão. (Apoiados geraes.)

O sr. Ministro da Guerra (Sebastião Telles): - Associa-se, em nome do governo, ao voto de sentimento que o sr. presidente acaba de propor pela morte do digno par Antonio de Serpa Pimentel, proposta que certamente a camara approvará por unanimidade. (Apoiados.)

Tambem reconhecia as elevadas qualidades do illustre extincto, e sabia com que legitimo direito elle adquiriu no paiz a reputação de verdadeiro homem de sciencia e de estadista notavel.

Tambem entende que a morte de Antonio de Serpa póde ser tida na conta de uma perda nacional.

Sente que o governo não esteja mais bem representado, para se poderem proferir n'este momento, a respeito de tão illustre litterato, professor e estadista, as palavras de elogio que aos seus elevadissimos merecimentos deviam ser tributadas.

Não é orador, e por isso não póde exaltar com palavras grandiloquas os excelsos dotes do extincto; mas o que póde affirmar é que é sincero o seu sentimento.
(S. exa. não reviu.)

O sr. Telles de Vasconcellos.- Sr. presidente, ao entrar as portas d'esta casa, fui dolorosamente surprehendido com a noticia do fallecimento do meu amigo, companheiro e mestre Antonio de Serpa Pimentel.

E tão dolorosa foi a impressão que recebi, que a voz se