O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 13 DE 28 DE AGOSTO DE 1905 151

beiro, que assim como S. Exa. toma a responsabilidade do contrato de 16 de julho, o orador toma a responsabilidade do contrato de 4 de abril, e que em nenhum dos dois contratos ha disposição alguma que possa referir-se á questão Reillac.

O Sr. Hintze Ribeiro: - Responda S. Exa. pelo seu contrato, que elle, orador, responde pelo seu. (Apoiados).

O Orador: - Não responde pelo contrato que S. Exa. fez, contrato que combateu, e que hoje combate da mesma maneira.

O Governo auctorizou o Sr. Ministro da Fazenda é certo a approximar a redacção do contrato de 4 de abril á que tinha o de 16 de julho, unicamente com o fim de evitar discussões parlamentares; mas nos pontos fundamentaes a divergencia é completa.

O Sr. Hintze Ribeiro: - Ainda bem.

O Orador: - Ainda bem que está livre de tomar a responsabilidade do contrato de 16 de julho.

Mas, não se deduza d'esta sua declaração que o Governo se quiz por ao abrigo da auctoridade que possa ter o contrato de 16 de julho, ou que foi procurar uma redacção tal que não desse ensejo a longas discussões.

S. Exa. responde pelo contrato que firmou, e o Governo responde pelo que apresentou ao Parlamento.

Com relação a Reillac, deve repetir a S. Exa. e á Camara o que já por mais de uma vez tem affirmado: que em nenhum dos contratos ha disposição alguma que de perto ou de longe lhe possa dizer respeito.

(S. Exa. não reviu).

(Aparte do Digno Par Sr. Arroyo que não se ouviu.)

Vozes : - Ordem, ordem!

(Alguns Dignos Pares pedem a palavra, e produzem apartes que se, não distinguem).

(O Sr. Presidente toca por vezes a campainha).

O Sr. Arroyo: - Clama que isto não pode ser. Revindica o seu direito.

Vozes: - Ordem, ordem.

O Sr. Presidente: - Annuncia que a hora já dera, e que portanto, não podia conceder a palavra aos Dignos Pares que a pediam sem uma deliberação da Camara.

Vozes: - Fale, fale.

O Sr. Arroyo: - A Camara acabava de ouvir as mais terminantes declarações do S. Presidente do Conselho.

A primeira norma do nosso dever é falar com o maximo respeito.

O Sr. Presidente do Conselho usou novamente da infantil explicação das palavras que proferiu na outra casa do Parlamento.

O Sr. Presidente do Conselho falou então deante de Deputados da Nação e entre homens de bem.

Elle, orador, tem-se mantido sempre dentro das normas do seu dever e não deixa de se considerar adstricto ao respeito , que deve ter para com o Parlamento. Mas em frente do Sr. Presidente do Conselho, diz a S. Exa. que se voltar a injuriar os membros da outra Casa do Parlamento que formam a maioria da sua commissão de fazenda, esta será a derradeira vez em que pela sua parte, se manterá dentro da linha de respeito para com S. Exa.

(Sua Exa. não reviu).

Tumulto.

O Sr. Presidente: - Dando para ordem do dia de terça feira 29 a mesma que vinha para hoje, levantou a sessão. Eram 6 horas da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 28 de agosto de 1905

Exmos. Srs.: Antonio Candido Ribeiro da Costa; Marquezes: de Alvito, de Avila e de Bolama, de Fontes Pereiro de Mello, de Penafiel, Arcebispo de Calcedonia; Condes: de Castello de Paiva, de Figueiró, de Lagoaça, de Monsaraz, de Paraty da Ribeira Grande, de Sabugosa, de Tarouca, de Villa Real, de Villar Sêcco; Viscondes: de Athouguia, de Monte São; Moraes Carvalho, Alexandre Cabral, Pereira de Miranda, Antonio de Azevedo, Eduardo Villaça, D. Antonio de Lencastre, Santos Viegas, Costa Lobo, Teixeira de Sousa, Campos Henriques, Augusto José da Cunha, Palmeirim, Carlos M. Eugênio de Almeida, Eduardo José Coelho Ernesto Hintze Ribeiro, Fernando Larcher, Mattozo Santos, Veiga Beirão, Dias Costa, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Francisco Maria da Cunha, Tavares Proença, Ressano Garcia, Almeida Garrett, Baptista de Andrade, Jacintho Candido, D. João de Alarcão, Mendonça Côrtez, João Arroio, Gusmão, Jorge de Mello, Avellar Machado, Correia de Barros, Dias Ferreira, Frederico Laranjo, Fernando Vaz, José Luciano de Castro, José de Alpoim, Rodrigues de Carvalho, Silveira Vianna, José Vaz de Lacerda, Pimentel Pinto, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Macario de Castro, Affonso Espregueira, Pereira Dias, Raphel Gorjão, Pedro Victor, Sebastião Dantas Baracho, Ornellas Bruges, Wenceslau de Lima.

Os Redactores:

FELIX ALVES PEREIRA.
(De pag. 147, a pag. 149, col. 2.ª

ALBERTO BRAMÃO.
(De pag. 149, col. 2.ª, a pag. 151, col. 3.ª)