O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 13 DE 25 DE JANEIRO DE 1907 119

e doce bondade que a tantos consolou e fez bem, e que se escondia dentro de um aspecto carregado e sombrio como dentro das toscas e negras fragas das suas montanhas se esconde a agua generosa e criadora. (Apoiados).

No seu coração existia essa cousa divina chamada - piedade.

A sua figura, como pastor de almas, chega a ser de uma doçura e enternecimento que lembram a do santo e pie doso Arcebispo de Braga.

No seu paço de Fontello occorreram factos que lembram a tocante humildade e a infinita caridade de frei Bartholomeu dos Martyres.

Quando morreu, o povo da Beira, que em enorme multidão affluiu a vel-o no seu caixão, beijava lhe os ,pés como os de um santo.

A sua memoria é hoje honrada e venerada ali não pelas qualidades de politico combatente e destemido, mas pela ineffavel caridade do seu coração de onde emanava, na phrase do grande tragico, o leite da humana ternura. (Apoiados).

Como prelado, olhando sempre aos seus deveres episcopaes, o Bispo de Viseu foi um catholico - mas um liberal, um Bispo do seu paiz.

Amava firmemente a sua fé, mas não tinha os olhos somente postos em Roma, nunca occultou a verdade ao Vaticano, e defendeu sempre os direitos da Igreja Portugueza.

Faz-me lembrar, em varias feições do seu caracter, a figura do famoso Abbé Grégoire, que, ardente democrata, jamais renegou da sua fé e foi sempre á Convenção com os seus habitos ecclesiasticos : não renegou o amor á sua religião como não renegou o seu amor á liberdade.

O Bispo de Viseu deu, em toda a vida, como Bispo, um grande e nobre exemplo do sacerdote e de prelado portuguez. (Apoiados).

Dirigiu na politica portugueza, como monarchico, o grupo mais liberal e avançado.

Os seus adversarios chamavam ironicamente, ao Bispo e aos seus amigos, os pés-frescos. A sua. doutrina era a de um liberal fervoroso que entendia, como entendem os dissidentes progressistas, que, querendo-o a Corôa e os homens de Estado, cabem dentro da Monarchia as mais largas reivindicações liberaes.

Elle queria a verdadeira democracia real e, n'este sentido, sempre aconselhou o Rei e lhe falou verdade, como sempre aconselhou o povo e verdade lhe falou. Ficaram na tradição popular, são rememoradas, sobretudo nos recantos das provincias que tanto o amavam, as palavras de leal conselho e rude verdade dirigidas ao Soberano. D'elle se pode dizer o que um nosso grande poeta escreveu de alguem que não podia habituar-se aos palacianisinos dos antigos cortesãos do Paço, em tempos do absolutismo:

Homem d'um só parecer,
D'um só rosto, uma só fé,
D'antes quebrar que torcer,
Elle tudo pode ser,
Mas de Côrte homem não é.

Os progressistas dissidentes, que occupam dentro da Monarchia o mais avançado logar, que defendem ideias radicaes sob o ponto de vista liberal e social, que protestam contra o modo de ser politico dos tempos de hoje e dos ultimos annos da politica portugueza, teem um culto pela grande memoria, honrada e democratica, tão honesta e tão liberal do Bispo de Viseu.

Associam-se, pois, á proposta do Sr. Beirão, relativa á sua estatua.

Essa estatua vae ser de bronze - e bem está - porque de bronze foi a sua alma austera, rude e grande alma de plebeu. Mas, se. tivesse de syrnbolizar-se pela côr a sua alma candida e heroica, a sua figura devia ser entalhada em marmore branco, como na antiguidade eram, em marmore alvissimo, talhadas as estatuas dos deuses e dos heroes.

Vozes:- Muito bem.

(O Digno Par não reviu).

O Sr. Luiz de Mello Bandeira Coelho: - Não é meu intuito tomar tempo á Camara. Mas sendo natural do bispado de Viseu, e tendo vindo para a politica pela mão de D. Antonio Alves Martins, que sempre manteve commigo e com a minha familia as mais affectuosas relações, ficaria mal commigo mesmo se n'este momento aqui não testemunhasse o preito da minha homenagem e saudade.

O Bispo de Viseu era um espirito eminentemente liberal e tolerante.

Nunca abusou da posição para influir no seu clero a favor da sua orientação politica. (Apoiados).

Descendo por vezes da cadeira episcopal para a cadeira do magisterio no Seminario de Viseu, prendia a attenção dos discipulos com as suas sapientissimas prelecções, e creava um amigo dedicado em cada um; porque sob aquelle aspecto rude os tratava com a maior affabilidade.

Ainda hoje elles derramam lagrimas de saudade pelo seu virtuoso Prelado.

A cidade de Viseu, querendo pagar uma divida em aberto, solicitou dos poderes publicos o auxilio constante da proposição de lei em discussão.

A Camara, enaltecendo as qualidades do Bispo de Viseu, pela voz mais auctorizada dos seus tribunos e votando o projecto pela forma que o faz, procede nobre e dignamente.

(O Digno Par não reviu).

O Sr. Teixeira de Vasconcellos: - Em meu nome e no dos meus amigos politicos associo-me á manifestação prestada pela Camara á memoria do grande vulto que representou na historia portugueza um papel que ainda hoje se recorda com saudade e respeito.

Saido do povo, nunca o trahiu; aproximado do Rei, foi-lhe leal e dedicado; o seu nobre papel consistiu, pois, em querer conciliar os interesses do Throno com os da Nação.

Como sacerdote, serviu de modelo a todos, porque n'elle se consubstanciava o amor do próximo, a pratica da caridade e a defesa da causa dos pobres.

Como disse o Digno Par Sr. Beirão, foi um vencido nas luctas da politica, mas quem perdeu não foi elle, foi a causa nacional.

Incomprehendido, a corrente desviou-o da senda que elle havia traçado para o levantamento da sua patria, e ao terminar a existencia o seu espolio era bem mesquinho.

Não é necessario ser muito conhecedor da historia politica para se avaliar quanto a sua altissima figura se impõe á nossa admiração como exemplo digno de ser imitado.

Deus queira que todos aquelles que tomem a responsabilidade de gerir os destinos do nosso paiz, ao morrer, possam levar para a sepultura, como elle, a satisfação de terem cumprido o seu dever civico com tanta energia, nobreza e escrupulo.

É com o maior enthusiasmo que eu e os meus amigos politicos nos associamos a esta manifestação em homenagem á memoria de D. Antonio Alves Martins.

(O Digno Par não reviu).

O Sr. Francisco Beirão:- Sr. Presidente : em primeiro logar devo dizer a V. Exa. que, referindo-me aos sobreviventes do partido reformista, deixei de mencionar o nosso secretario Sr. Bandeira Coelho, o que para todos os effeitos rectifico. Mas não foi só para isso que eu pedi a palavra, pedi a para agradecer a todos os meus collegas que tomaram parte n'esta manifestação as palavras de justiça para com o Bispo de Viseu, congratulando-me com a homenagem que foi prestada a este grande vulto, por todos os lados da Camara, demonstrando-se mais uma vez, felizmente, que acima de todas as dissenções politicas ainda ha uma cousa a que se presta preito incondicional: a honra immaculada.

O Sr. Presidente: - Está esgotada a inscripção. Em
vista da manifestação