O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.º 14

SESSÃO DE 11 DE FEVEREIRO DE 1885

Presidencia do exmo. sr. João de Andrade Corvo

Secretarios - os dignos pares

Visconde de Soares Franco
Joaquim de Vasconcellos Gusmão

Leitura e approvação da acta. - Correspondencia. - Os dignos pares os srs. Barros e Sá, Franzini e Henrique de Macedo pedem a palavra e justificam o não compare cimento ás sessões dos srs. conde de Casal Ribeiro, visconde da Azarujinha e Pereira. Dias. - O sr. conde de Bomfim insta pela remessa de documentos que n'uma das sessões anteriores já pedira. - Por estarem empenhados os srs. ministros na discussão da resposta ao discurso da corôa, na camara dos senhores deputados, o sr. presidente levanta a sessão, aprazando a immediata para a sexta feira da proxima seguinte semana.

Ás duas horas e meia da tarde, estando presentes 21 dignos pares, o sr. presidente declarou aberta a sessão.

Lida a acta da sessão precedente, julgou-se approvada, na conformidade do regimento, por não haver reclamação em contrario.

Mencionou-se a seguinte

Correspondencia

Uma representação dos bancos nacionaes, pedindo para que a construcção do caminho de ferro de Ambaca, seja feita com os capitaes d'estes estabelecimentos de credito.

Esta representação foi a imprimir no Diario do governo.

O sr. Presidente: - A camara acaba de ouvir ler a representação dirigida pela direcção dos bancos da capital, pedindo que o caminho de ferro de Ambaca seja construido directamente com capitalistas nacionaes.

Parece-me que, pela importancia do assumpto, a camara auctorisará que esta representação seja publicada na folha official.

Consultada a camara, assim se resolveu.

O sr. Barros e Sá: - O digno par o sr. conde de Casal Ribeiro incumbiu-me de participar a v. exa. e á camara que não tem comparecido ás sessões e não comparecerá a mais algumas por incommodo de saude.

O sr. Franzini: - Participo a v. exa. e á camara que o digno par, o sr. visconde de Azarujinha não tem comparecido ás sessões por motivo de doença.

O sr. Conde de Bomfim: - Sr. presidente, pergunto a v. exa. se os documentos que pedi, pelo ministerio da guerra, já vieram para a mesa. Se não vieram peço a v. exa. que renove o meu pedido, a fim de que os mesmos documentos venham á camara com a maxima brevidade.

O sr. Presidente: - Os documentos a que o digno par se refere ainda não foram remettidos pelo ministerio da guerra á mesa.

O sr. Conde de Bomfim: - Renovo, pois, o meu pedido, a fim de que esses documentos venham á camara o mais breve possivel.

O sr. Henrique de Macedo: - Participo a v. exa. e á camara que o nosso collega, o sr. Pereira Dias, não póde comparecer ás sessões da camara, como desejaria, por motivo de lucto de familia.

O sr. Presidente: - Estava dada para ordem do dia a resposta ao discurso da corôa, porém os srs. ministros não podem comparecer por estarem empenhados na mesma discussão na camara dos senhores deputados.

Parece-me conveniente levantar a sessão, sendo a primeira na sexta feira da proxima semana que vem.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e trinta e cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 11 de fevereiro de 1885

Exmos. srs. João e Andrade Corvo; Condes, de Alte; de Bomfim, de Fonte Nova, de Castro, de Gouveia; Viscondes, de Condeixa, da Gandarinha, de Almeidinha, de Soares Franco, de S. Januario; Barão de Santos; Ornellas, Aguiar, Barros e Sá, Palmeirim, Carlos Bento, Henrique de Macedo, Jeronymo Maldonado, Mártens Ferrão, Gusmão, Gomes Lages, Braamcamp, Baptista de Andrade, Seixas, Vaz Preto, Franzini, Placido de Abreu.