O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

164 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Mas, sr. presidente, não nos limitemos só a lastimas e prantos, porque infelizmente elles não podem já chamar outra vez á vida esse grande vulto, que um assassino traiçoeiro e mais que scelerado derrubou para sempre, levando o lucto, a consternação e o horror a todos os estados e côrtes da Europa, e -principalmente á excelsa e preclara Rainha Regente, a esse anjo bom da Hespanha, que tanto merece a gratidão publica pelas suas virtudes, e pelo seu juizo e tino governativo, como a compaixão de todos pelas suas continuas amarguras e tribulações.

Aproveitemos a lição que nos vem de fora, para que amanhã não nos succeda o mesmo em casa. E, visto que parece tramar-se nas trevas contra a ordem social e contra os grandes representantes da auctoridade publica, unamo-nos todos — partidos e governos, homens publicos e particulares, padres e leigos — e combatamos com efficacia e sem fraquezas essas doutrinas anti-religiosas e anti-sociaes que para ahi se publicam sem rebuço nenhum, e que põem em perigo constante os depositarios do poder publico. Cuidemos da educação religiosa do povo portuguez, cuja necessidade tive a honra de demonstrar nesta camara não ha muitos dias; desterremos das nossas escolas ò ensino sem Deus e sem fé, e procuremos em uma propaganda, perseverante e efficaz, de justiça, de moral, e de caridade para todos, o remedio desses crimes hediondos e monstruosos que affrontam e desmentem a civilisacão, e que ultrajam e envergonham a humanidade. (Muitos apoiados.)

O sr. Presidente: — Tem a palavra o digno par, o sr. conde do Casal Ribeiro.

O sr. Conde do Casal Ribeiro: — Sr. presidente, depois das eloquentes palavras que acabam de ser proferidas nesta camara em homenagem ao eminente homem na politica, na sciencia e nas letras, Cánovas dei Castilho, não ousaria tomar a palavra, se não fora em cumprimento de uma divida sagrada.

Quero dizer, permitta a camara que relate o facto, que em Madrid, depois de receber as mais honrosas homenagens de sentimento, na occasião em que passei o profundo desgosto de perder meu pae, e quando me retirei ao meu aposento particular no hotel onde me alojara, tive a honra de ser procurado por Cánovas, cuja morte enlucta hoje a nobre nação hespanhola e, no grande sentimento, tambem enlucta a nação portugueza, e delle ouvi as seguintes palavras:

«Perdi em seu pae um amigo. Peco-lhe que de hoje para o futuro seja o herdeiro de seu pae, na amizade que elle me tinha, e que desde já lhe declaro intima e sincera.»

Sr. presidente, é pois em nome dessas nobres palavras, que me foram ditas, tendo Cánovas as lagrimas nos olhos; é, pois, em nome dessa honrosa herança, que me legou Cánovas, que, alem de me associar, como membro desta camara, á proposta do sr. presidente e a tudo quanto se tem dito em memoria do grande vulto, Cánovas del Castillo, eu. desejei expressar aqui, de todo o coração, como amigo verdadeiro, o meu maior sentimento e gratidão em memoria do leal e dedicado amigo de meu pae, que tanto me honrou.

O sr. Presidente: — A camara quer, de certo, que tanto esta proposta, como o additamento do digno par, o sr. conde de Macedo, sejam approvados por acclamação. (Geraes apoiados.)

Vozes: — Por acclamação, por acclamação.

O sr. Presidente: — Está approvada por acclamação.

A proxima sessão é na quinta feira, 12 do corrente, e a ordem do dia é a mesma que estava dada para a sessão de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram duas horas e quarenta e cinco minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 9 de agosto de 1897

Exmos. srs. José Maria Rodrigues de Carvalho, Marino João Franzini; Marquezes, da Graciosa, da Praia e de Monforte (Duarte); Arcebispo de Évora; Bispo Conde de Coimbra; Condes, de Bertiandos, da Borralha, do Casal Ribeiro, de Macedo, de Paraty; Viscondes, de Athouguia, de Chancelleiros; Agostinho de Ornellas, Moraes Carvalho, Antonio de Azevedo, Antonio Candido, Egypcio Quaresma, Palmeirim, Cypriano Jardim, Sequeira Pinto, Hintze Ribeiro, Fernando Larcher, Francisco Maria da Cunha, Barres Gomes, Jeronymo Pimentel, Baptista de Andrade, Abreu e Sousa, Rebello da Silva, Pimentel Pinto, Camara Leme, Luiz Bivar, Pereira Dias, Mathias de Carvalho.

O redactor = Alves Pereira.