O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

272 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

A execução do regulamento foi a mais imperfeita.

O digno par sabe perfeitamente que eu disse que a organisação actual do mercado era absolutamente incapaz de corresponder aos fins que se tinha em vista. Tenho dito, não só ao digno par, como a outros cavalheiros interessados na resolução d'este assumpto, que é minha intenção alterar completamente o modo de ser d'aquelle estabelecimento; alteração que eu estou auctorisado a fazer fundando-me na lei constitutiva dos serviços aduaneiros.

Entretanto, sem querer entrar agora nas minucias em que s. exa. entrou, direi que me parece que s. exa. não está informado ácerca de um ponto.

Disse o digno par que o mercado informou o governo de que lição havia offertas.

O sr. Visconde de Moreira de Rey: - Dil-o o relatorio do decreto.

O Orador: - O mercado central procedeu em conformidade do regulamento de 1889. Fizeram-se os avisos por espaço de quinze dias a todos os lavradores que tivessem trigo, a fim de mandarem as suas amostras.

Depois de fechar este periodo, os moageiros declararam que não comprariam o trigo nas condições do regulamento.

O sr. Visconde de Moreira de Rey: - Era para as vendas não se realisarem.

O Orador: - Não se conformavam com a tabella dos preços fixados.

V. exa. disse que lhe exigiam hoje uma condição que não está no regulamento.

Eu vou dar ordens ao presidente do mercado central n'esse sentido; mas, desde que o regulamento diz que o trigo deve ser posto no mercado central, elles têem o direito de assim o exigir.

O sr. Visconde de Moreira de Rey: - Eu estou de accordo.

O Orador: - V. exa. está de accordo?!

O sr. Visconde de Moreira de Rey: - Em relação a v. exa. tomar providencias.

Elles informavam n'esse sentido, e eu dizia: mentem.

É costume informar o governo do opposto á verdade.

O Orador: - Ainda não parece isso bem exacto.

O regulamento é que precisa de ser reformado, e esta opinião não é só minha. A pratica tambem o tem provado á evidencia; mas estou persuadido de que o conselho do mercado cumpriu o regulamento, nem posso admittir que, n'uma repartição publica, os cavalheiros como o sr. José Maria dos Santos e outros tratem os negocios por uma fórma...

O sr. Visconde de Moreira de Rey: - Elles não são chamados a estas cousas.

O Orador: - Mas são consultados.

O sr. Visconde de Moreira de Rey: - São chamados só para assignar e nada mais.

O Orador: - A hora está a dar, e desculpe-me v. exa., sr. presidente, que eu continue por mais dois minutos.

Vozes: - Falle, falle.

O Orador: - Não se ouviu distinctamente o que s. exa. disse, mas referiu-te ao sr. Barros Gomes, cujo merito exaltou, e em seguida:

Termino aqui as minha s considerações, e, continuando a discutir-se este assumpto na sessão seguinte, terei occasião de dar mais explicações á camara.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Presidente: - Fica inscripto sobre este incidente o digno par o sr. Barros Gomes.

O incidente continua na seguinte sessão antes da ordem do dia.

A proxima sessão é na sexta feira, e a ordem do dia, é a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e cinco minutos da tarde.

Signos pares presentes na sessão de 4 de junho de 1890

Exmos. srs. Antonio Telles Pereira do Vasconcellos Pimentel; Marquez da Praia e de Monforte; Condes, das Alcaçovas, de Alte, d'Avila, da Arriaga, de Carnide, de Lagoaça, da Folgosa; Bispo da Guarda; Viscondes, de Alemquer, de Asseca, da Azarujinha, de Condeixa, de Moreira de Rey, de Paço de Arcos, da Silva Carvalho, de Soares Franco, de Vai mór; Moraes Carvalho, Sousa e Silva, Sá Brandão, Antonio J. Teixeira, Botelho de Faria, Pinto de Magalhães, Costa Lobo, Cau da Costa, Ferreira de Mesquita, Augusto Cunha, Bernardino Machado, Bernardo da Serpa, Cypriano Jardim, Firmino João Lopes, Costa e Silva, Barros Gomes, Jeronymo Pimentel, Baima de Bastos, Holbeche, Coelho de Carvalho, Gomes Lages, Gama, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Ferraz de Pontes, José Luciano de Castro, Mello Gouveia, Sá Carneiro, Mexia Salema, Luiz de Lencastre, Camara Leme, Pereira Dias, Vaz Preto, Franzini, Cunha Monteiro, Pedro Correia, Placido do Abreu, Rodrigo Pequito, Sebastião Calheiros, Marçal Pacheco.

O redactor = F. Alves Pereira.