O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 11 DE 13 DE NOVEMBRO DE 1894 131

não só Fontes Pereira de Mello propozera a dissolução de côrtes, mas que todos os governos partidários têem usado d’essa faculdade que ao governo concede a carta constitucional. E a necessidade das dissoluções justifica-se. O orador explica depois os motivos que levaram o governo a dissolver as côrtes, e affirma que todos os ministros foram accordes n’este ponto.

As eleições fizeram-se por toda a parte livremente, sem coacções, deixando-se aos eleitores o uso pleníssimo dos seus direitos.

O orador começa depois a justificar o adiamento das côrtes.

O sr. Presidente: — Eu previno s. ex.a de que já deu a hora; se s. ex.a quer, fica com a palavra reservada para amanhã.

O Orador: — N’esse caso, v. ex.a fará o obséquio de me reservar a palavra para a sessão seguinte.

( O discurso do sr. ministro será publicado na integrar quando s. ex.a haja revisto as notas tachygraphicas.)

O sr. Presidente: — A seguinte sessão é ámanhã, e a ordem do dia é a mesma que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Dignos pares presentes á sessão de 13 de novembro de 1894

Ex.mos srs.: Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa; Antonio José de Barros e Sá; Marquezes, de Fontes Pereira de Mello, de Fronteira, de Penafiel, de Pombal, de Vallada; Arcebispo Bispo do Algarve; Condes, d’Avila,

do Bomfim, de Cabral, de Carnide, de Castro, de Castro e Solla, de Fialho, da Folgosa, do Juncai, de Lagoaça, de Magalhães, da Ribeira Grande; Bispo de Bethsaida; Viscondes, de Athouguia, da Silva Carvalho, de Soares Franco; Barão de Almeida Santos; Moraes Carvalho, Pereira de Miranda, Sousa e Silva, Baptista de Sousa, Antonio Candido, Homem de Macedo, Antonio José Teixeira, Lopes Navarro, Boavida, Antonio Maria Jalles, Antonio de Serpa Pimentel, Pinto de Magalhães, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Arthur Hintze Ribeiro, Cau da Costa, Ferreira de Mesquita, Ferreira Novaes, Augusto Cunha, Basilio Cabral, Palmeirim, Vellez Caldeira, Carlos Eugenio de Almeida, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Hintze Ribeiro, Mattozo Santos, Firmino João Lopes, Coelho de Campos, Costa e Silva, Francisco Cunha, Margiochi, Barros Gomes, Henrique de Mendia, Jeronymo Pimentel, João Chrysostomo, Holbeche, Coelho de Carvalho, Gusmão, Gomes Lages, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Ferraz de Pontes, José Luciano de Castro, José Maria da Costa, José Maria dos Santos, Soares de Albergaria, Julio de Vilhena, Camara Leme, Pessoa de Amorim, Pinheiro Chagas, Vaz Preto, Marçal Pacheco, Franzini, Polycarpo Anjos, Rodrigo Pequito, Sebastião Calheiros, Thomás Ribeiro, Thomás de Carvalho.

Rectificação

Na sessão de 6 de novembro, n.° 9, paginas 95, no final da «declaração de voto» do digno par do reino Antonio José Boavida, onde se lê: «tornando-se a sua memória bemquista e digna das bênçãos da caridade e gratidão de todos os povos do mundo», deve ler-se: «tornando-se a sua memória bemquista e digna das bênçãos, da saudade e gratidão de todos os povos do mundo».

O redactor — João Saraiva.