SESSÃO DE 25 DE MAIO DE 1887 239
«Quinta feira santa: De manhã foi ornado o altar com imagens representando a ceia do Senhor, e de tarde houve jantar a doze pobres servido pela commissão defensora, e foram distribuidas esmolas a familias pobres. Á noite praticaram-se outras devoções, cantando-se as lamentações.
Sexta feira santa: De manhã houve a devoção da Via sacra em inglez, e resou-se a paixão, e á noite houve a representação da crucificação de Nosso Senhor, e foi lido um apropriado sermão tirado do livro dos sermões do veneravel padre Jacome Gonçalves.
«Sabbado de alleluia: Devoções de manha e o rosario á noite.
«Domingo de Paschoa: Começou o serviço religioso á cinco horas da manhã, conforme o costume. Depois de varias orações, a imagem da Ressurreição foi conduzida em procissão, e a bandeira portugueza esteve içada todo o dia na torre da igreja.
«Posto que tudo isto pareça extraordinario, o facto é que teve logar não se podendo fazer de outro modo. Necessitas non habet legem.»
Sr. presidente, é possivel continuar este estado de cousas?
Continua o mesmo jornal: «Visto que estou tratando do assumpto, contarei um facto que teve logar na cathedral propagandista, com grande escandalo da communidade singaleza.
«Na quinta feira santa á noite varios christãos começaram, segundo o costume, a cantar na igreja lamentações em singalez do livro do padre Gonçalves.
«Um dos padres da missão approximou-se d’elles, e prohibiu-lhes de cantarem aquellas lamentações, pois que o livro não tinha o imprimatur do ordinario do logar.
«Este procedimento levantou grande disturbio, que teria graves consequencias, se homens serios e conspicuos não tivessem intervindo com a sua auctoridade.»
Aqui tem v. exa. qual é a animosidade entre os propagandistas e os padrodistas.
Lembra-me agora um facto acontecido ha alguns annos em Bombaim.
A auctoridade britannica queria mudar para fóra da cidade os cemiterios que existiam então no interior, e destinou tal porção de terreno para os catholicos, tal para os protestantes, etc.
Pois o vigario apostolico propagandista de Bombaim fez uma representação á auctoridade, pedindo que destinasse um logar separado para os christãos da propaganda, porque não queria estar na perigosa vizinhança dos padrodistas!
Um jornal de Bombaim, commentando este facto, escreveu que o vigario apostolico parecia ter medo dos padrodistas, não só emquanto vivos, mas até depois de mortos.
As igrejas de Ceylão estão todas fechadas, e com tanto cuidado são guardadas, que até lhes põem sellos quando saem de lá, com receio de que os propagandistas lhes arrombem as portas e se apossem d’ellas, como tem acontecido.
Devo tambem ponderar que os christãos sujeitos ao padroado em Ceylão não são 3:500, como se tem dito.
Creio que esta cifra é tirada do Annuario de Goa, de 1885.
Mas eu tenho aqui um mappa enviado d’aquella ilha, com referencia a fevereiro d’este anno, e que nos dá 5:200 catholicos sujeitos ao padroado, em quatro igrejas e vinte uma capellas.
N’este mappa vem mencionados os nomes das, igrejas e capellas e numero de christãos de cada uma, cujo total pefraz o numero 5:200, como disse.
Descreve tambem o valor, das igrejas e capellas, que é de 97:000 rupias, o valor das propriedades pertencentes ás missões, que é de 39:000 rupias, o rendimento annual d’essas propriedades 3:600 rupias, e a quantia que subscrevem os freguezes, que sobe a 18:000 rupias annualmente. Cada igreja tem duas escolas, uma para rapazes e outra para meninas.
Ha outra circumstancia, que eu espero que o nobre ministro fará valei* perante a Santa Sé, pois que muito interessa á religião.
O Summo Pontifice não concedeu que estes 5:200 christãos continuassem na jurisdicção do padroado, mas seguramente ninguem poderá evitar que elles se dirijam ao patriarcha de Babylonia a pedir-lhe um bispo, e logo que o obtenham, o que de certo se não fará esperar muito, é quasi certo que, não só os 5:200 jurisdiccionados do padroado, mas ainda grande numero dos que estão sujeitos á propaganda se passarão; pois é sabido que apenas monsenhor Agliardi chegou a Ceylão, grande numero de christãos sujeitos á propaganda lhe pediram para passarem á jurisdicção do padroado.
Quando, pois, o patriarcha de Babylonia mandar um bispo para Ceylão a pedido dos padroadistas, grande numero de christãos da propaganda se passará, e desse modo perde Portugal os seus 5:200 christãos, a propaganda muitos mais e a religião tudo.
É pois evidente que a conservação das christandades de Ceylão na jurisdicção do padroado seria, não só um acto de justiça, mas de alta politica e conveniencia religiosa.
Estou convencido de que se o Summo Pontifice, tão profundo politico e tão justo em todos os seus actos, tivesse conhecimento perfeito de todos estes factos, não deixaria, passar nem mais um dia sem procurar evitar tantas desgraças.
Estou intimamente convencido que o Santo Padre ignora tudo, e é em virtude d’esta ignorancia que nós temos a lastimar tantos horrores.
Pediram-se ainda, com viva instancia algumas modificações na circumscripção rio varado dó Poonah, uma d’ellas foi a igreja de Nossa Senhora da Conceição e a escola an-nexa, creada em memoria do sr. arcebispo Ornellas; creio que não houve difficuldade n’esta concessão, mas os manejos da propaganda, contrariando sempre as nossas justas reclamações, conseguiram que sómente fossem entregues a igreja e a escola, excluindo as tres capellas filiaes que lhe pertenciam, pois tinham sido edificadas pelos freguezes para sua comodidade, é que eram por elles mantida.
Consta-me que o nobre ministro dos negocios estrangeiros, apenas soube deste facto, reclamou logo para Roma e é de esperar que em breve sejam restituidas as tres capellas.
Quanto á igreja de Mahableshwar, não sei se foi incluida na reclamação, mas o facto é que o reverendo arcebispo de Goa mandou ordem para que fosse entregue á propaganda, e effectivamente foi entregue no dia 2o de abril ultimo, e sabe v. exa., sr. presidente, quantos freguezes residentes tem essa igreja, quarenta e cinco, todos pobres e illitteratos, por isso não resistiram, como se fez em outras partes.
Ainda não ha dois annos que essa igreja foi reedificada á custa dos portuguezes, que estimavam a sua posse por estar situada na montanha mais elevada, que se considera a Cintra de Bombaim, e para onde vae residir no verão toda a aristocracia de Bombaim, o governador, etc.
O reverendo arcebispo de Goa tambem mandou ordem para que a igreja de Satará fosse entregue á propaganda, mas os freguezes fecharam as portas, e não a entregaram.
Em Hyderabard succedeu outro tanto, mas o bispo propagandista monsenhor Caprotté, lançou a excommunhão aos jadroadistas. A igreja de Sholapoor está igualmente fechada. O bispo de Poonah, ultimamente nomeado, conta apenas uns 6:000 christãos na sua diocese. Na verdade não tem rasão de ser, e aqui convem notar que a Santa Sé, creando a sua gerarchia ecclesiastica na India, elevou a sete arcebispados e quatorze bispados, mas para nenhuma d’essas dioceses creou cabidos, ao passo que nos obriga a crear