O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 63

Eu não quero applaudir nem reprovar o que neste momento se está fazendo na Azambuja. Talvez os povos tenham desculpa quando resistem, quando pedem, quando insistem, porque muitas vezes assim é que se obtem justiça e attenção. Os povos, a que me refiro, até agora não teem tido protectores perante o governo. Se S. Thiago do Cacem não fosse tão insistente como foi, e bem lhe foi de o ser, e muito bem fez em defender os seus interesses, talvez não obtivesse o favor especial que obteve da, suspensão da execução do decreto que extinguiu o anno passado o seu julgado.

Repito, pois, se a Azambuja não teve patronos, não seja isso agora rasão para se desprezar o seu direito e a sua justiça.

Mando para a mesa estas representações. A nota de interpellação vou escreve-la, para tambem a mandar para a mesa, pedindo a v. exa. que com urgencia a mande communicar ao sr. ministro da justiça.

O sr. Presidente: - Logo que o digno par mande a nota de interpellação para a mesa, fala-hei expedir; e quanto ás representações, ficarão sobre a mesa como s. exa. pede.

O sr. Secretario: - Leu.

O sr. Lobo d'Avila: - Pedi a palavra para mandar para a mesa uma representação dos empregados da alfandega municipal, a respeito da reforma daquella repartição, que está pendente na outra casa do parlamento.

Peço a v. exa. que mande esta representação á commissão de fazenda, para, em occasião opportuna, a tomar na devida consideração.

O sr. Presidente: - Depois de lida pelo sr. secretario, será remettida á commissão de fazenda.

O sr. Secretario: - Leu.

O sr. Marquez de Vallada: - Pedi a palavra para mandar para a mesa o projecto que annunciei na sessão passada, com relação a alguns empregados desta casa.

É o seguinte. (Leu.)

Mando-o para a mesa, e v. exa. lhe dará o devido destino em conformidade com o regimento desta casa.

O sr. Secretario: - Leu.

O sr. Presidente: - Vae á commissão de fazenda.

O sr. Moraes Carvalho: - Mando para a mesa o seguinte parecer da commissão especial ácerca do requerimento do sr. D. Affonso de Serpa Leitão Pimentel, pedindo tomar assento nesta camara como successor de seu fallecido pae ò digno par visconde de Gouveia. (Leu.)

Leu-se tambem na mesa.

O sr. Presidente: - Manda-se imprimir e distribuir pelos dignos pares, para seguir os tramites usados.

O sr. secretario leu a seguinte nota de interpellação mandada para a mesa pelo sr. conde do Casal Ribeiro:

Nota de interpellação

Desejo interpellar com urgencia o sr., ministro da justiça sobre o uso que o governo fez das auctorisações concedidas pela lei de 16 de abril de 1874, e especialmente no que respeita á transferencia do julgado de Azambuja da antiga comarca de Alemquer para a nova comarca do Cartaxo.

Sala das sessões, 20 de fevereiro de 1870. = Conde do Casal Ribeiro.

O sr. Presidente: - Manda-se communicar ao sr. ministro da justiça, e logo que s. exa. designe o dia em que a interpellação se póde verificar, será o digno par avisado.

Se os dignos pares não teem pareceres a mandar para a mesa, vou levantar a sessão, a fim de que os dignos pares, que estavam trabalhando nas commissões, possam continuar os seus trabalhos.

A proxima sessão será na terça feira, á hora do costume, e a ordem do dia os pareceres n.ºs 17, 14, 15 e 16.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes á sessão de 20 de fevereiro de 1875

Exmos. srs.: Marquez d'Avila e de Bolama; Duque de Palmella; Marquezes, de Fronteira, de Monfalim, de Sá da Bandeira, de Vallada; Condes, de Bomfim, de Cavalleiros, do Casal Ribeiro, de Fonte Nova, de Fornos de Algodres, de Podentes, da Ribeira Grande, de Rio Maior, da Torre; Viscondes, de Bivar, da Silva Carvalho, de Soares Franco; Barão de S. Pedro]; Ornellas de Vasconcellos, Moraes Carvalho, Mello e Carvalho, Gamboa e Liz, Barros e Sá, Mello e Saldanha, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Cau da Costa, Xavier Palmeirim, Carlos Bento, Rebello de Carvalho, Sequeira Pinto, Larcher, Andrade Corvo, Martens Ferrão, Martel, Lobo d'Avila, Pinto Bastos, Pestana, Lourenço da Luz, Sá Vargas, Franzini, Menezes Pita.