O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 17 DE 30 DE JANEIRO DE 1907 157

monstruosidade, em que todas as formas de processo são atropeladas, desde o corpo de delicto até ao depoimento das testemunhas.

São estes os tres artigos do programma liberal do Sr. Presidente do Conselho. O primeiro artigo é a limitação do direito de expansão do pensamento; o segundo, a limitação do direito individual, não permittindo queixas contra as infracções da Constituição; e o terceiro, a destruição do direito de associação.

O programma do Governo, pois, é só liberal no nome; mas, na essencia, verdadeiramente reaccionario.

Estas considerações, que deixo simplesmente esboçadas, terei occasião de as desenvolver quando os outros assumptos vierem á tela do debate.

Vozes: — Muito bem.

(O orador foi muito cumprimentado}.

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente: — A primeira sessão é depois de amanhã, 1 de fevereiro, e a ordem do dia a continuação da que estava dada para hoje.

Está levantada a sessão.

Eram 5 horas e 30 minutos da tarde.

Dignos Pares presentes na sessão de 30 de janeiro de 1907

Exmos. Srs.: Augusto José da Cunha, Sebastião Custodio de Sousa Telles; Marquez Barão de Alvito ; Marquezes: de Avila e de Bolama, de Sousa Holstein, da Praia e de Monforte (Duarte); Condes: de Arnoso, de Bertiandos, do Cartaxo, de Castello de Paiva, de Margaride, de Paraty, de Sabugosa, de Tarouca; Viscondes: de Asseca, de Athouguia, de Monte-São; Moraes Carvalho, Alexandre Cabral, Antonio de Azevedo, Costa e Silva, Costa Lobo, Teixeira de Sousa, Campos Henriques, Arthur Hintze Ribeiro, Ayres de Ornellas, Vellez Caldeira, Carlos Maria Eugenio de Almeida, Eduardo José Coelho, Serpa Pimentel, Ernesto Hintze Ribeiro, Veiga Beirão, Coelho de Campos, Dias Costa, Ferreira do Amaral, Francisco Machado, Francisco de Medeiros, Almeida Garrett, Jacinto Candido, D. João de Al arção, João Arrojo, Teixeira de Vasconcellos, Gusmão, Mello e Sousa, Avellar Machado, Moraes Sarmento, José Lobo do Amaral, José Luiz Freire, José de Alpoim, José Vaz de Lacerda, Julio de Vilhena, Luciano Monteiro, Pimentel Pinto, Pessoa de Amorim, Poças Falcão, Bandeira Coelho, Affonso de Espregueira, Raphael Gorjão, Pedro de Araujo e Wenceslau de Lima.

O Redactor,
ALBERTO BRAMÃO.