O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

325

cações da secretaria, como na entrega de seus discursos para os corrigir; e pediu providencias para que se não repetissem, por lhe parecerem o resultado de menos consideração.

O Sr. Secretario Conde de Mello — Deu explicações, mostrando que não existiam essas faltas, nem irregularidades; resultando dessas explicações que, mesmo a haver essas faltas, nunca se poderiam attribuir a menos consideração pelo digno Par.

O Sr. Marquez de Vallada — Dando-se por satisfeito com as explicações que recebeu, retirou a sua queixa.

O Sr. Visconde de Francos — É para participar a V. Ex.ª e á Camara, que o Sr. Barão do Pernes não póde vir hoje á sessão por motivo de molestia; e que talvez falte a mais algumas.

O Sr. Visconde da Granja — É para lêr e mandar para a Mesa um parecer da commissão de guerra (leu).

O Sr. Presidente — Manda-se imprimir para se distribuir, e tem a palavra o Sr. José Maria Grande.

O Sr. J. M. Grande — Por parte da commissão de fazenda manda tambem para a Mesa um parecer da mesma commissão (leu).

O Sr. Presidente — Manda-se tambem imprimir para ser distribuido, e entrar em ordem do dia. O Sr. Ministro da Justiça, por occasião da leitura da remessa vinda da outra Camara de um projecto de lei, pediu que a Camara se formasse em sessão secreta. Creio que a Camara annuirá ao pedido de S. Ex.ª (apoiados). — Portanto a Camara, por bem do Estado, vai formar-se em sessão secreta.

(Eram tres horas e meia.)

(Abriu-se a sessão publica quasi ás cinco horas.)

O Sr. Presidente — Vai ler-se o projecto de lei, que acabou de ser approvado na sessão secreta.

(Leu-se.)

Projecto de lei (n.° 184).

Artigo unico. É o Governo authorisado a conceder o Real Beneplacito e Regio auxilio, para todos os effeitos temporaes competentes, ás lettras Apostolicas do Santo Padre Pio IX, que começam = Ineffabilis Deus = sobre a Definição Dogmatica da Conceição Immaculada da VIRGEM MARIA MÃI DE DEOS.

Palacio das Côrtes, em 9 de Março de 1855. = Julio Gomes da Silva Sanches, Presidente = Carlos Cyrillo Machado, Deputado, Secretario = Antonio Pinheiro da Fonseca Osorio, Deputado, Vice-Secretario.

O Sr. Presidente — A deputação que ha-de levar á sancção real o projecto que foi approvado na sessão secreta, será composta, além do Presidente, e do Sr. Secretario Conde de Mello, dos dignos Pares, Arcebispo Bispo Conde, Bispos, de Bragança, e Vizeu, Mello e Saldanha, e J. A. de Aguiar.

Os dignos Pares serão avisados quando Sua Magestade se digne determinar o dia e hora em que ha-de receber esta deputação.

O Sr. Ministro do Reino - Sua Magestade dignou-se designar o dia de quinta-feira ao meio dia.

O Sr. Presidente — Então os dois pareceres que se leram na Mesa, um da commissão de guerra, e outro da commissão de fazenda, serão impressos e poderão ser distribuidos ámanhã, ou quando muito no dia seguinte; pelo que parece-me que podem ser dados para ordem do dia de sabbado (apoiados). Portanto será este o primeiro dia de sessão, e está fechada a de hoje. — Eram mais de cinco horas.

Relação dos dignos Pares presentes na sessão de 12 do corrente.

Os Srs. Marquez de Loulé; Silva Carvalho; Duque da Terceira; Marquezes de Fronteira, e de Vallada; Arcebispo Bispo Conde; Condes das Alcaçovas, de Alva, de Arrochella, de Fonte Nova, de Mello, de Peniche, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, da Ribeira Grande, do Sobral, de Thomar, e de Villa Real; Bispos de Bragança, e de Vizeu; Viscondes de Athoguia, de Balsemão, de Benagazil, de Castro, de Fonte Arcada, de Fornos de Algodres, de Francos, da Granja, e de Sá da Bandeira; Barões da Arruda, de Chancelleiros, de Lazarim, e de Porto de Moz; Mello e Saldanha, Sequeira Pinto, Aguiar, Larcher, Eugenio de Almeida, José Maria Grande, Duarte Leitão, Brito do Rio, Fonseca Magalhães, e Aquino de Carvalho.