O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

290-D DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

opposição do meios identicos, á excepção de poucos concelhos.

Portanto a missão especial da auctoridade, que não é pedir votos, mas manter a genuidade do suffragio, duplicava em cuidados porque o partido regenerador não se accommodava com a derrota alcançada por modos tão condemnaveis.

Queria, não obstante, luctar perante a urna, livre de pressões, votando só quem fosse recenseado, e para este ponto foi que muito especialmente fiz convergir a attenção dos administradores; os eleitores reclamavam actos de manifesta justiça; o governador civil tinha obrigação de satisfazei-os, como a todos, sem distincção de partido se acaso fossem offendidos nos seus direitos.

O presidente da nova commissão, Leopoldo Ferreira Sarmento Pimentel, fora nomeado administrador do concelho por 38 ou 20 de janeiro, e por isso o vice presidente da commissão José Benedicto Araujo Leite, foi occupar a presidencia, o que é regular e correcto; o exercicio de funcções administrativas estorvava o exercicio de funcções eleitoraes.

O recenseamento de 1890 correu sem incidentes.

O recenseamento de 1889 era o importante, visto ser este que servia para a eleição de 30 de março.

Em todo o anno de 1889 foi sempre administrador de concelho, em exercicio, effectivo e constante, o recorrente nato Basilio da Costa.

Sr. presidente, suspeitavam os esquerdistas de Mirandella, meus amigos, e desde sempre regeneradores, que o seu chefe Almeida Pinheiro coadjuvaria a opposição. Não acreditei, apesar da insistencia dos boatos, tão extraordinaria me parecia a ligação de dois homens ainda na véspera em completa discordancia.

Na exposição de factos que contendem directamente a pessoas ha sempre difficuldade; vamos ver se eu a posso vencer sem offensa de ninguem.

Chegara o sr. conselheiro Eduardo José Coelho a Mirandella pela segunda ou terceira vez.

S. exa. é inexcedivel na actividade eleitoral. Chegava a todas as localidades quasi ao mesmo tempo. As difficuldades para os amigos do governo eram sem duvida maiores pelos motivos já referidos, se fosse real o accordo indica do. Nesta supposição, que os factos posteriores não justificaram, entendi que era dever meu, instado por amigos regeneradores e esquerdistas, que a todo o transe queriam conservar a união antiga, e prestante de parentes e amigos em Mirandella, expor as circumstancias e lembrar o nome do sr. Almeida Pinheiro que, sem repugnancia, seria apoiado pelos regeneradores.

Era uma lembrança; não pedi auctorisação de qualidade alguma. Eu cumpria o meu dever, o governo responderia o que lhe approuvesse; não recebi, porém, a menor indicação.

Vim a Lisboa pouco depois, e por essa occasião, na presença de alguns cavalheiros, faltei com Almeida Pinheiro, com quem tinha relações de amisade e parentesco. Pareceu-me cheio de hesitações e incertezas, inclinado á recusa por aquelle circulo, comquanto lhe fosse agradavel a sua candidatura por outro circulo do mesmo districto.

Aquella conversa de amigos, que não era um accordo ainda na sua mais singela significação, terminou, e eu fiquei na liberdade de pensar nos motivos que determinavam o sr. Almeida Pinheiro na sua resolução.

Confesso que tinha por minha parte grande desejo do concorrer para que os regeneradores e esquerdistas em Mirandella se conservassem em completa harmonia. Era, póde dizer-se, uma herança de familia.

Sempre regeneradores, eu acredito que foi enorme sacrificio, a imposição de guerrear o candidato regenerador. Era naturalmente indicado o sr. Antonio Pavão, cavalheiro distincto por todos os motivos, que fora deputado regenerador na anterior situação, mas, livre de ambições e sacrificando tudo á união dos amigos; não teve a menor duvida em lembrar o nome do d r. Candido Joaquim de Macedo Baptista, juiz no ultramar, em quem convergiam condições especiaes para evitar, menos para a occasião, do que para o futuro, a separação de velhos correligionarios.

Sr. presidente, foi tudo elevado e nobre. O governo queria o sr. Antonio Pavão, não contrariava a sua vontade só outro por elle fosse indicado; o sr. Pavão indicava o dr. Candido Baptista. Ao governador civil cumpria acceitar os factos coadjuvando no campo da legalidade e ordem o partido a que se honra de pertencer tanto mais que acresciam as probabilidades da victoria.

Esta historia, que interessa do veras aos eleitores de Mirandella, é fatigante, mas tenha a camara paciencia. Serei resumido.

O sr. Candido Baptista ficou pois candidato regenerador, partido era que sempre tem militado e a que póde prestar bons serviços.

O administrador, cavalheiro de nobilissimas qualidades é sobrinho do sr. Pavão.

Foi n'essa occasião que suspendi esse administrador.

O digno par, o sr. Pereira Dias, descobriu n'este simples pacto uma grande violencia. Assombroso acontecimento, que um governador civil suspenda qualquer dos seus subordinados, usando da faculdade consignada no codigo administrativo!!

Sabe o digno par se na occasião devia ter confiança politica apesar das suas excellentes qualidades? Ou se outro me dava na occasião melhores garantias e maiores vantagens?

Será preciso que um governador civil pergunte á opposição o que a esta convem?

Até este momento nada sabia da discordancia de alguns vogaes da commissão recenseadora.

Fui surprehendido.

Eu achava natural que, dispondo a opposição de tres presidencias em Villa For do mesmo circulo, não levaria a, mal, quando não houvesse pensamento reservado, que o governo ficasse com outras tres; o que representava igualdade de condições.

Mas a verdade foi que a esquerda dynastica no dia 22 descobriu as suas baterias postas á disposição do sr. conselheiro Eduardo Coelho.

Foi preciso, sr. presidente, que a teimosia do vice presidente durasse alguns dias para acreditar que elle e os seas parentes se haviam rendido d descripção! E esta minha surpreza foi geral.

Ura accordo repugnante lembrou a todos a necessidade da união.

Quem é que vem dispor do que é nosso? Preferir um homem desconhecido ao nosso querido vizinho não póde ser.

Que interesses se jogam n'este momento por nossa conta e á nossa custa?

Fizeram-se calculos e commentarios.

0 primeiro telegramma que recebi foi este:

" Mirandella 22, 12, 32. - Governador civil. - Urgente.- Os agentes de v. exa. deste concelho, prenderam hoje o vice-presidente e secretario da commissão recenseadora. Se v. exa. não dá providencias promptas, tornamol-o responsavel pela segurança pessoal e vida dos cidadãos d'este concelho. = Eduardo José Coelho = Almeida Pinheiro. "

Imagine v. exa., sr. presidente, o meu assombro. O fim manifesto era augmentar o terror, arma predilecta e muito progressista no districto de Bragança.

Não podia de momento segurar a vida de toda a gente e eu responsavel pela vida dos cidadãos de todo o concelho! Quanto me devera os que não morreram desde então e quanto agradecido lhe sou, aliviando-me da tremenda