O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

160 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

sr. José Luciano de Castro, um adversario do governo por mais intransigente que seja, que possa desconhecer que durante a gerencia do actual governo a administração financeira tem melhorado.

No anno passado, na resposta ao discurso da corôa, que o digno par subscrevia tambem, dizia-se na parte que se referia á questão do fazenda o seguinte:

«E fóra de duvida que o assumpto mais momentoso de que as camaras legislativas têem a occupar-se é o da restauração da fazenda publica e o de resolver as complexas difficuldades com que tem a luctar a gerencia do thesouro. As diminuições de despeza são uma necessidade impreterivel. A reducção dos juros da divida publica só se justifica pela impossibilidade absoluta de praticar de outra maneira. Cumpre resolver esta difficil situação financeira em que nos encontrámos.»

Isto dizia-se o anno passado; hoje, um anno depois, é o digno par sr. José Luciano de Castro que vem affirmar que todo o adversario do governo, por mais encarniçado, não póde deixar de prestar preito e justiça em reconhecer que durante os ultimos tempos a questão financeira tem melhorado.»

Grata declaração, sr. presidente, e se esta é uma manifestação de desfavor para o governo, todas assim o sejam!

Em todo o caso, quando se discutirem os problemas de fazenda, quando aqui se insurgirem contra a administração que o actual governo tem feito e contra os actos por elle praticados para o restabelecimento do credito e melhoria da situação financeira, eu hei de lembrar-mo de que o sr. José Luciano de Castro, através de todos os desrespeitos, com toda a sua eloquencia, com toda a sua auctoridade que é innegavel, veiu declarar que todo o adversario do governo, por mais intransigente, não podia deixar de reconhecer que a administração financeira tem melhorado durante estes ultimos tempos.

Porque assignou o digno par sem declarações o parecer que se discute?

Porque, na parte da resposta ao discurso da corôa que dizia respeito aos actos de dictadura, se classificam esses actos como de essencial importancia, e isto lisonjeava o seu criterio?

O que queria o digno par que se dissesse, se o governo é o primeiro a declarar que os actos de dictadura, em materia de administração, são sempre de essencial importancia? Isto ninguem o contesta e o que é preciso reconhecer são as rasões que os determinaram.

Ainda um outro periodo da resposta ao discurso da corôa apontou o digno par; foi o que diz respeito ao exercito e á armada.

«O exercito é um elemento indispensavel de ordem interna e defeza nacional. Convém facilitar por justificadas reformas de serviço o desempenho d’esta missão que elle patrioticamente tem sabido realisar.

«O mesmo diremos da armada, em que se revela igual patriotismo e que, pelo facto de sermos uma nação colonial, tem no nosso paiz especial importancia.»

Nem outra cousa podia dizer a camara depois da discussão que tivemos e das explicações que o governo deu.

Este periodo, da resposta ao discurso da corôa, periodo que muito agradou ao digno par, corresponde ás palavras d’aquelle discurso contra as quaes o digno par se insurgiu, censurando o governo por ter commettido a leviandade de as pôr na bôca do chefe do estado:

«Felizmente tenho tido occasião de apreciar de perto os progressos realisados nos nossos serviços militares, e quanto é honrosa e satisfactoria a situação em que se encontra actualmente o nosso exercito, por todos os titulos digno da solicitude e do interesse dos poderes publicos.»

Isto mesmo disse-o o digno par e não o póde dizer o chefe d’estado; porque!?

Quer ò digno par que o chefe do estado não possa fazer

apreciações no discurso da corôa, porque, se os membros do parlamento tiverem uma opinião diversa, suscita-se um conflicto inconveniente, a que o governo deu causa, chamando as opiniões do Rei para as luctas da discussão parlamentar.

Mas então, durante o intervallo das côrtes, teve o chefe do estado occasião de apreciar de perto as qualidades do nosso exercito, e não lhe é licito dizer algumas palavras em elogio do mesmo exercito, que é o mais solido esteio das instituições e da ordem publica?! Pois é inconveniente que o chefe do estado emitta, na abertura das côrtes, affirmações ou faça apreciações sobre este ou aquelle ramo de serviço publico?

O digno par está desmemoriado.

Em janeiro de 1881 era ministro da corôa o digno par; tem por consequencia responsabilidade pelas palavras então proferidas no discurso da corôa pelo chefe do estado.

Vou ler o que n’esse discurso se encontra com relação ás medidas tributarias:

«Felizmente soubestes elevar-vos á comprehensão dos vossos deveres, e acceitar nobremente diante do paiz as consequencias da vossa dolorosa missão. Por sua parte a nação, compenetrada da gravidade das circumstancias e persuadida da inevitavel urgencia de acudir pelo seu credito e de solver os seus compromissos, sujeitou-se tranquilla e resignada ás provações que em nome do bem publico lhe foram impostas. O paiz e os seus representantes cumpriram briosamente os seus deveres.»

O que é isto senão um elogio do chefe do estado aos membros das duas casas do parlamento?

Ora, quem tem o direito de elogiar, é porque tem o de apreciar, e se o digno par, quando ministro, não achou inconveniente que se pozessem na bôca do chefe do estado aquellas palavras, porque é que agora reputa uma perigosa leviandade a parte do discurso da corôa em que se dá conta dos progressos realisados no nosso exercito?

Diz o digno par que o chefe do estado póde, de facto, divergir ou agradar-se da maneira por que é conduzido qualquer ramo de serviço; mas que o que não póde, é fazer elogios nem censuras n’um documento que, como o discurso da corôa, tem de vir á discussão parlamentar.

Mas, sr. presidente, quem tem a responsabilidade do discurso da corôa é o governo, e para quando haja conflictos entre o parlamento e o governo, lá está o poder moderador para o resolver.

Não é porém só isto; o digno par estava certamente muito desmemoriado no seu ultimo discurso.

Em 1889, quando o sr. José Luciano era, não só ministro, mas presidente da situação, e tinha portanto toda a responsabilidade do discurso da corôa, o que dizia esse discurso? O seguinte:

«Em cumprimento da lei de 12 de setembro, de 1887, foi decretado o recrutamento regional para a arma de infanteria em todo o reino. Com isto e com algumas modificações n’essa lei nos pontos em que a pratica tem mostrado a conveniencia da sua alteração, devem desapparecer os principaes attritos, que no espirito das populações ruraes encontram as obrigações indeclinaveis do serviço militar. »

O que é isto senão uma affirmação ou antes uma apreciação?

É se a camara tivesse uma opinião differente, não surgia o conflicto? Então póde s. ex.a, pela bôca do chefe do estado, fazer uma apreciação em relação a um assumpto de exclusiva apreciação parlamentar, e não póde o chefe do estado proferir palavras de louvor ao exercito, depois de ter assistido aos exercicios d’esse mesmo exercito?

O digno par estava evidentemente muito desmemoriado. t

N’este mesmo discurso da corôa, de que o digno par tem a responsabilidade completa, dizia o chefe da nação:

«Dignos pares do reino e senhores deputados da nação