O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

217

EXTRACTO DA SESSÃO DE 19 DE FEVEREIRO.

Presidencia do Em.mo Sr. Cardeal Patriarcha, Vice-presidente

Ás duas horas da tarde disse S. Em.ª que estava aberta a Sessão.

Sr. Secretario Marquez de Loulé fez a chamada e declarou estarem presentes 44 Dignos Pares.

O Sr. Secretario Marquez de Ponte de Lima leu a Acta da Sessão antecedente, contra a qual não houve reclamação.

O Sr. Secretario Marquez de Loulé deu conta da seguinte

CORRESPONDENCIA.

1.º Um Officio do Digno Par o Sr. Manoel de Serpa Machado, participando ter fallecido sem successão seu irmão o Digno Par Barão de S. João de Arêas; e bem assim que S. Ex.ª o mesmo Digno Par que officiava, por motivo de molestia ainda não tinha podida vir tomar parte nos trabalhos Parlamentares.

2.° Um Officio do Ministerio da Guerra requisitando uns papeis que com Officios de 15 de Fevereiro, e 3 de Março de 1848 tinham sido enviados á Camara em consequencia do requerimento dos Dignos Pares os Srs. Visconde de Fonte Arcada e Conde de Rio Maior.

3.º Um Officio do Ministerio da Guerra requisitando os papeis que com Officio de 3 de Março de 1848 tinham sido enviados á Camara em consequencia do artigo 3.° do requerimento do Digno Par o Sr. Conde de Thomar.

O Sr. Conde de Lavradio, pedindo e obtendo a palavra disse, que tinha presente o Diario do Governo de hoje no qual vinha publicado o extracto da Sessão de 15 do corrente; mas que naquella publicação havia uma notavel lacuna, que não devia pretender por ora caracterisar sem que a Mesa primeiramente lhe desse a explicação conveniente. Que a lacuna a que se referia era a da não publicação da declaração de voto motivada que lêra naquella Sessão, sendo aquella a primeira vez que se notava similhante falta, falta que se não devia commetter visto terem sido lidos os motivos que não via publicados. Que em quanto porém não recebesse a explicação das razões que houveram para se fazer similhante suppressão, não diria mais nada; mas que depois disso pediria a S. Em.ª que lhe concedesse novamente a palavra para continuar as suas reflexões, se assim lhe fosse necessario.

O Em.mo Sr. Presidente disse que a explicação que a Mesa tinha a dar era a do artigo 75.° do Regimento, que mandava que os motivos devotos por escripto fossem apresentados na Mesa e por ella mandados archivar (Apoiados). Que talvez elle orador faltasse ao seu dever deixando o Digno Pai lêr os motivos do seu voto, porque não era essa a disposição do citado artigo e porque não podia prever que o Digno Par quizesse lêr os referidos motivos; mas que em conformidade com o Regi-