O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

570

e insignificante differença de 248$080 réis, mas em realidade a de 168:785$993 réis.

Em segundo logar o documento, que se apresenta para attenuar a má impressão de um tão inconveniente augmento de despeza, nada significa, ou significa muito pouco, porque ainda quando admittamos a receita dos emolumentos dos consulados tal qual vem declarada em 74:184$672 réis, todas as mais addições, que se encontram na casa das observações, são problemáticas e fundadas em calculos muito remotos, e que não podem offerecer compensação á certeza do pagamento da despeza que o paiz tem de fazer; e por ultimo, sr. presidente, dado e não concedido que se podiam encontrar alguns meios de receita nos emolumentos dos consulados, e augmento dos direitos, como vem notado na tabella, era mais conseqüente applica-lo para attenuar um deficit tão importante, como temos,.do que para augmentar a burocracia (apoiados), senão se quer ver representada no procedimento do ministerio a torre de Babel que tambem se fez em nome da união. (Vozes: — Muito bem.)

O sr. Presidente: — Tenho a observar a V. ex.ª que já deu a hora.

O Orador: — Desejava antes concluir hoje as minhas observações, mas vista a advertencia, que V. ex.ª teve a bondade de fazer, não duvido ficar com a palavra reservada para a sessão de ámanhã (apoiados).

(O orador foi procurado no seu logar por muitos dignos pares, e por elles comprimentado.)

(Durante este discurso entraram os srs. ministros do reino e da marinha.)

O sr. Presidente: A ordem do dia para amanhã é a continuação da de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 22 de fevereiro de 1867

Os ex.mos srs. Condes, de Lavradio e de Castro; Duques, de, Loulé e de Palmella; Marquezes, de Alvito, de Ficalho, de Niza, de Pombal, de Sabugosa, de Sousa, de Vallada, de Vianna, e de Fronteira; Condes, de Alva, das Alcaçovas, d'Avila, d'Avilez, da Azinhaga, de Cavalleiros, do Farrobo, de Fonte Nova, de Fornos, de Louzã, de Paraty, da Ponte, da Ponte de Santa Maria, do Sobral e de Thomar; Viscondes, de Algés, de Benagazil, de Chancelleiros, de Condeixa, de Fonte Arcada, de Monforte, de Ovar, de Seabra, da Silva Carvalho, de Soares Franco e de Villa Maior; Barões, de S. Pedro e de Villa Nova da Foscôa; Moraes Carvalho, Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello, Pereira Coutinho, Costa Lobo, Rebello de Carvalho, Sequeira Pinto, Pereira de Magalhães, Margiochi, Moraes Pessanha, Braamcamp, Silva Cabral, Izidoro Guedes, Reis e Vasconcellos, Eugenio de Almeida, Casal Ribeiro, Rebello da Silva, Castro Guimarães, Canto e Castro, Miguel Osorio, Menezes Pita, Fernandes Thomás, Ferrer, Lourenço da Luz, Silva Ferrão e José da Costa Pinto Basto.