O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

244 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

De resto, as considerações que s. exa. expendeu foram tão vastas, tão genericas, versaram sobre tantos assumptos de administração publica, que, se eu quizesse responder a todos ellas, levaria muito tempo á camara, e v. exa. sabe que não podemos desperdiçar tempo.

Aproveito a occasião para dizer que nós estamos em sessão prorogada, que vae já em grande adiantamento. A ultima prorogação acaba em 31 d'este mez.

Eu pedia, portanto, á camara que concordassemos todos em abreviar a discussão do orçamento.

S. exas. sabem que ha muito tempo que o orçamento não tem uma discussão tão larga como na actual sessão.

O governo não deseja que a camara deixe de se occupar d'este assumpto, que é importante; o que o governo pede aos dignos pares, sem fazer distincção de partidos, é que concordem, todos na necessidade e conveniencia de abreviar esta discussão, porque temos ainda outras questões importantes a tratar e que o governo deseja submetter á apreciação do parlamento.

Por outra parte os dignos pares comprehendem que é incommodo para todos que haja uma nova prorogação.

Está já proximo a completar-se o terceiro mez depois que se abriu o parlamento.

Depois é realmente desagradavel ao governo ter de encerrar a camara, sem que tenham passado alguns projectos de natureza urgente, e que o governo julga absolutamente indispensaveis para poder governar, e creio que será agradavel para todos que não haja uma nova prorogação.

Digo isto, não no interesse do governo, mas no interesse de todos.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro: - Sr. presidente, hoje, antes da ordem do dia, perguntei eu a v. exa. se tinham já sido. enviados a esta camara alguns documentos que pedi n'uma das sessões passadas, documentos sobre maneira importantes e que eu declarei considerava, indispensaveis imprescindiveis para entrar na discussão do orçamento.

Repito agora a pergunta.

Desejo pois que v. exa. me diga se já vieram esses documentos que foram pedidos na sessão de sabbado, e que o sr. ministro da fazenda declarou enviaria a esta camara com toda a urgencia.

O sr. Presidente: - Não vieram ainda os documentos a que o digno par se refere.

O Orador: - Eu registo e lamento, porque, francamente, parecia-me que tendo eu pedido aqui documentos sobre um assumpto que é da responsabilidade minha e do sr. ministro da fazenda, devia merecer ao menos uma resposta da parte de s. exa.

S. exa. nenhuma resposta me deu sobre os motivos por que não enviou ainda esses documentos.

Não estou acostumado a ser tratado d'esta fórma, nem nunca assim tratei ninguem.

S. exa. não reviu.

O sr. Ministro da Fazenda (Ressano Garcia): - Sr. presidente, eu devo dizer ao digno par sr. Hintze Ribeiro que s. exa. não póde queixar-se com rasão de qualquer falta, de consideração da minha parte para com s. exa.

O digno par de certo não ignora que todos os documentos que têem sido pedidos pelo ministerio da fazenda têem sido enviados immediatamente á camara.

Eu prometti a s. exa. que os documentos a que s. exa. se referiu seriam enviados ao digno par logo que se fizesse a respectiva requisição.

Ora a requisição só hoje entrou no ministerio da fazenda, e este ministerio não podia enviar os documentos sem ter recebido o pedido.

Parecia-me, pois, que o digno par devia mais queixar-se da secretaria d'esta camara do que do ministerio da fazenda.

A requisição só hoje chegou áquelle ministerio, repito.

Sr., presidente, são dois os pedidos que o digno par fez.

Em relação ao primeiro já disse que não havia culpa do governo em não ter sido satisfeito.

Mas poderei responder desde já a s. exa., que não houve venda alguma de titulos da divida externa.

Quanto ao requerimento relativo á copia de um contrato de fevereiro do corrente anno, devo dizer a s. exa. que fui hoje procurado pelo director geral da thesouraria, que me trazia a requisição, e esse funccionario me informou e demonstrou que não podia esse contrato ser publicado sem graves inconvenientes para os interesses publicos. Dou esta resposta ao digno par, resposta que será ámanhã dada officialmente á requisição de s. exa.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Hintze Ribeiro: - Ainda bem que o sr. ministro da fazenda se apressou a responder ao que lhe perguntei, para me não deixar debaixo de uma impressão dolorosa de que a qualquer membro d'esta camara não só não eram enviados os documentos que pedisse, mas tambem não se lhe cava resposta.

Isso nunca eu consentiria.

Ainda bem que o sr. ministro da fazenda me diz que só hoje a minha requisição deu entrada no seu ministerio, e desde que s. exa. me deu uma explicação, eu fico satisfeito.

Emquanto á resposta em si, permitta-me s. exa. que lhe diga, é assumpto para mais larga discussão em occasião opportuna.

Tenho dito.

(S. exa. não reviu.)

O sr. Presidente: - Ámanhã ha sessão e a ordem do dia é a continuação da de hoje.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e dez minutos.

Dignos pares presentes na sessão de 24 de agosto de 1897

Exmos. srs. José Maria Rodrigues de Carvalho, Marino João Franzini; Marquezes, de Alvito, da Graciosa, da Praia e de Monforte (Duarte); Bispo Conde de Coimbra; Condes, de Bomfim, da Borralha, do Casal Ribeiro, de Lagoaça, de Macedo, de Magalhães, de Paraty, da Ribeira Grande, de Thomar; Viscondes, de Asseca, de Chancelleiros; Moraes Carvalho, Braamcamp Freire, Antonio de Azevedo, Egypcio Quaresma Telles de Vasconcellos, Arthur Hintze Ribeiro, Cypriano Jardim, Ernesto Hintze Ribeiro, Fernando Larcher, Jeronymo Pimentel, José Luciano de Castro, José Maria dos Santos, Abreu e Sousa, Rebello da Silva, Pimentel Pinto, Camara Leme, Luiz Bivar, Macario de Castro, Pereira Dias, Vaz Preto, Thomaz Ribeiro, Mathias de Carvalho.

O redactor = João Saraiva.