O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 119

bem como o sr. visconde de Fonte Arcada e outros dignos pares, e ponderou-se a dificuldade que ha em poderem ser publicados, como devem ser, os extractos das nossas sessões.

Por esta occasião v. exa. deu breves explicações, desculpando o modo como algumas vezes se faziam esses extractos. Então ponderei que seria conveniente estabelecer aqui a tribuna, como ha na camara dos senhores deputados, collocada de maneira que os srs. tachygraphos podessem ouvir o que nós dizemos.

Esta lembrança póde ser ou não approvada, mas não o sendo, não temos depois direito de nos queixar da repartição tachygraphica, porque ella provavelmente ha de dizer que as condições acusticas d'esta sala, a sua vastidão e a maneira como está construida, muitas vezes impedem que se ouça ou se perceba convenientemente em muitas occasiões o que se diz.

Se se collocar a tribuna em logar conveniente, é muito mais facil,tirar-se com mais exactidão os discursos que proferem os dignos pares, e publicarem-se os extractos como o devem ser, tendo nós menos incommodo na revisão dos discursos.

Não sei se será conveniente mandar para a mesa uma proposta sobre este objecto, ou se esta simples indicação ou lembrança servirá á commissão de reforma do regimento, presidida por v. exa., para tomar na devida consideração e fazer o que entender melhor sobre este assumpto.

O sr. Presidente: - Quer v. exa. mandar por escripto a sua proposta para a mesa, a fim de ser remettida á commissão?

O sr. Marquez de Vallada: - Não tenho duvida nenhuma.

A minha proposta é para que seja collocada n'esta sala uma tribuna como a que se acha na camara dos senhores deputados. Se for approvada, estimarei muito; se não for, resignar-me-hei tambem com a paciencia que nós costumâmos e devemos ter quando as nossas propostas, quaesquer que sejam, não mereçam approvação. Eu a escrevo e mando para a mesa.

(Pausa.)

Enviada para a mesa tem ahi a devida leitura, e é do teor seguinte:

" Proponho que uma tribuna seja collocada na sala da camara dos dignos pares.

"Sala das sessões, 11 de março de 1873. = O par do reino, Marquez de Vallada."

O sr. Visconde de Fonte Arcada: - Peço licença para assignar o projecto apresentado pelo sr. bispo de Vizeu, se elle é, como me pareceu, sobre incompatibilidades.

O sr. Presidente: - V. exa. póde vir á mesa assignar.

Sobre a proposta do sr. marquez de Vallada:

O sr. Presidente: - Vae ser remettida á commissão encarregada da reforma do regimento, se a camara assim o entender.

Na conformidade do regimento, os pareceres, de commissões só podem ser discutidos tres dias depois da distribuição. Por consequencia os pareceres n.ºs 97, 98, 99 e 100, só podem ser dados para ordem do dia de sexta feira, se a camara não quizer tomar alguma resolução em contrario.

Não sei se o governo tem necessidade de que algum d'estes projectos seja tratado mais cedo...

O sr. Presidente do Conselho de Ministros (Fontes Pereira de Mello): - O governo não julga de absoluta urgencia a discussão d'estes projectos; se a camara quer seguir todos os tramites do regimento, o governo não tem nada que objectar.

O sr. Bispo de Vizeu: - Entendo que a camara não deve apartar-se do seu regimento interno, quando não haja necessidade urgente, vindo o governo pedir a urgencia d'este ou d'aquelle projecto, muito embora se dispensasse o regimento; mas, não a pedindo, creio que se deve marchar regularmente.

O sr. Presidente: - Foi exactamente o que indiquei á camara, e n'este caso ficam dados para ordem do dia de sexta feira, pois é inutil que antes d'isso haja sessão.

Portanto a primeira sessão será na sexta feira proxima, e a ordem do dia a discussão dos projectos n.01 97, 98, 99 e 100.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 11 de março de 1873

Exmos. srs. Marquez d'Avila e de Bolama; Conde de Castro; Patriarcha; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Sousa Holstein, de Vallada; Arcebispo de Goa; Condes, de Cabral, de Castello Branco, de Fonte Nova, da Ponte, da Ribeira, de Rio Maior, do Sobral; Bispos, de Bragança, de Vizeu; Viscondes, da Asseca, de Benagazil, de Fonte Arcada, de Ovar, de Portocarrero, da Praia Grande, de Seabra, de Soares Franco; Mello e Carvalho, Gamboa e Liz, Fontes Pereira de Mello, Serpa Pimentel, Costa Lobo, Xavier da Silva, Rebello de Carvalho, Sequeira Pinto, Larcher, Andrade Corvo, Mártens Ferrão, Braamcamp, Reis e Vasconcellos, Franzini, Menezes Pita.

Depois de aberta a sessão, entrou o exmo. sr. Conde das Galveias.