O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

310 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

para qualquer partido revolucionario, mas não de certo para as instituições vigentes.

Esta camara, pela sua Índole conservadora, seria a menos competente para fazer censuras a um poder do estado, cuja independencia lhe está assegurada pela constituição.

Faço, pois, votos para que taes factos se não repitam.

(S. exa. não reviu as notas do seu discurso.)

Leu-se na mesa a seguinte:

Declaração

Declaro, para todos os effeitos, que no sabbado, ]4 do corrente, o aggravamento do meu estado de saude obstou a que eu cumprisse o meu dever na qualidade de par do de Lencastre.

O sr. Presidente: - Será lançada na acta.

O sr. Pereira Dias: - Sr. presidente, na sessão antecedente, pediu-se ao sr. ministro da instrucção publica que prevenisse qualquer dos seus collegas, ou o sr. ministro dos negocios estrangeiros ou o sr. ministro da marinha, do desejo que esta camara tinha de ouvir explicações sobre os successos de Africa. Declarou s. exa., como a camara ha de estar lembrada, que logo que houvesse explicações a dar, qualquer dos srs. ministros viria promptamente a esta casa e diria o que soubesse.

Como não vejo presente nenhum dos membros do governo, concluo d'ahi que elle não tem declarações a, fazer e que, por consequencia, as cousas correm regularmente, como era para desejar que corressem.

Foi unica e simplesmente para dizer isto que pedi a palavra.

Nada mais.

O sr. Presidente: - Creio que muito brevemente ha de vir para esta camara um projecto cuja discussão está a concluir na outra casa do parlamento; é o projecto relativo ao bill de indemnidade. Para que elle seja aqui discutido, tem de sobre elle dar parecer uma commissão especial. Diz o nosso regimento que as commissões especiaes ou podem ser nomeadas pela mesa ou eleitas pela camara. Portanto, vou consultar a camara a este respeito.

O sr. Pereira Dias: - Eu entendo que era mais conveniente e mais rapido que v. exa. nomeasse a commissão. (Apoiados.)

O sr. Presidente: - Os dignos pares que são de opinião que a mesa nomeie a commissão especial para dar o seu parecer sobre o bill de indemnidade, tenham a bondade de se levantar.

Foi approvada.

O sr. Presidente: - Por hoje não ha mais de que se tratar.

A ordem do dia para ámanhã será apresentação de pareceres, e se o projecto do bill já tiver vindo a nomeação da commissão especial.

Está levantada a sessão.

Eram tres horas e dez minutos da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 16 de junho de 1890

Exmos. srs. Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel; Condes, de Alentem, d'Avila; Viscondes, de Alemquer, da Bouça; Barão de Almeida Santos; Moraes Carvalho, Pinto de Magalhães, Ferreira de Mesquita, Cypriano Jardim, Firmino João Lopes, Barros Gomes, Jeronymo Pimentel, Holbeche, Coelho de Carvalho, Gusmão, Gomes Lages, Gama, Baptista de Andrade, Rodrigues de Carvalho, Sá Carneiro, Bocage, Luiz de Lencastre, Camara Leme, Pereira Dias, Vaz Preto, Cunha Monteiro, Pedro Correia, Sebastião Calheiros.

O redactor = Fernando Caldeira.