O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.° 21 DE 10 DE MARÇO DE 1896 219

forma que o numero dos actuaes generaes de brigada, que é de 20, passe a ser de 21, occupando este ultimo logar o sr. coronel Galhardo.

Não discutirei agora o facto deste official ter feito quaesquer declarações ao sr. presidente do conselho; mas, conhecendo eu a nobreza de sentimentos do sr. coronel Galhardo, posso concluir, e com isto respondo ao digno par o sr. conde de Thomar, que assim como se diz. e s. exa. affirmou, que nenhum dos officiaes prejudicados pelo posto de distincção dado ao coronel Galhardo, era capaz! de se queixar, antes desejavam e applaudiam que o posto se desse ao seu camarada, eu posso tambem julgar que o coronel Galhardo certo corresponderia a tanta isenção e cavalheirismo, recusando com grandeza de alma o que os seus camaradas com grandeza de alma lhe queriam dar! Não sei, repito, nem me importa saber o que o coronel Galhardo disse ao nobre presidente do conselho.

Nem affirmo que este official dissesse que não queria o posto de distincção para não prejudicar os seus camaradas. Pois s. exa., estranhando que o coronel Galhardo diga que não quer o posto de distincção, não admitte que o coronel Galhardo possa ter essa dignidade de procedimento!

Pois encare s. exa. e o sr. conde de Lagoaça a questão por outro lado, e verão que o governo, não sei se attendendo aos desejos do coronel Galhardo, de forma alguma o prejudicou.

O coronel Galhardo, sendo agora promovido a general de brigada por distincção, ficava, por esse facto, sem commissão, e transformava-se-lhe o premio em castigo. Ficava o general mais moderno e sem commissão, visto que todas as commissões de generaes de brigada estão preenchidas por officiaes dessa classe mais antigos; commissões que como s. exas. sabem são os commandos das praças de guerra, os commandos das armas, os das brigadas, etc.

O sr. Marçal Pacheco: - Arranjava-se-lhe uma.

O Orador: - No exercito não se póde fazer nem se faz isso.

O sr. Marçal Pacheco: - Não se estão sempre crear commissões?

O Orador: - É possivel, mas não para o exercito. Ora, o coronel Galhardo, sendo coronel e commandando um regimento, se ao seu vencimento juntar a pensão de 100$000 réis que se lhe vae dar, receberá mais de 170$000 réis por mez, e como general, sem commissão, ficaria com oitenta e tantos mil réis.

Além disso os premios de serviços relevantes não consistem só em postos de accesso; as honras tambem são premio. Ora, o coronel Galhardo recebeu, logo depois do seu regresso, os bordões de ajudante de campo de El-Rei e depois ò grande officialato da Torre e Espada e a medalha de bons serviços no ultramar, e... é melhor enumerar:

"Cordões de ajudante de campo de El-Rei.

"Medalha commemorativa da expedição a África, medalha de oiro!

"Grande officialato da Torre e Espada.
"Medalha de bons serviços.
"Medalha de honra de valor militar.
"Pensão de 800$000 réis por anno.
"Medalha de serviços no ultramar."

E aqui estão as distincções e os premios que foram, e vão ser dados ao coronel Galhardo; premios e distincções que nunca foram dados de uma só vez, juntos, a nenhum official do nosso exercito!

E parece-me, pois, que um official que fica nestas condições, não se póde dizer que não foi premiado.

Emquanto a Mousinho de Albuquerque, poucas palavras dirão tudo. Não é com o posto de major por distincção que se premeia o feito que Mousinho de Albuquerque praticou Nem eu mesmo posso ainda calcular, porque não conheço as gloriosas peripécias da aventura, qual o proprio que ao heróico official deva ser conferido! (Apoiados.)

Não! Porque quem não é militar não póde calcular o valor da acção de Mousinho de Albuquerque. Já tenho ouvido alguem chamar-lhe um doudo,- doudo sublime! Não! Elle não foi um doudo sublime; foi um official que tinha disciplina mental, que tinha uma, orientação militar que o levou a praticar uma façanha que não tem igual na historia das guerras modernas e antigas! (Apoiados.) Mousinho de Albuquerque, num momento dado, teve a suggestão do seu grande feito de armas, e teve o dom de hypnotisar quarenta soldados, quarenta homens que se levantaram como um só, para acompanharem o seu commandante a um ponto desconhecido, longínquo, escuro tenebroso, de onde não esperavam voltar!

E foram e venceram! Prenderam e trouxeram comsigo o chefe inimigo vencido; qual o premio para este feito? Muito mais talvez do que aquelle que foi proposto pelos dignos pares!

O sr. Conde de Lagoaça: - Parece que o sr. ministro da guerra ignora o que se passou.

O Orador: - O sr. ministro da guerra está convencido disto, mas s. exa. é prudente bastante para não conceder um premio sem saber a maneira como se praticaram esses actos de valor militar.

Parece impossivel, sr. presidente, como esses quarenta soldados que acompanharam Mousinho de Albuquerque depois de uma marcha de tres dias e tres noites, atravessando pantanos pelo relento da noite e areaes ardentes pelo fogo do sol de Africa, tiveram ainda a força de exporem as suas armas á voz do seu. commandante, para apontar, para mirar os inimigos e atravessarem com as balas das suas espingardas dois rebeldes, dois inimigos, mettidos entre quatro mil soldados do regulo preto!

Sr. presidente, o resultado de tudo isto para a nossa dominação, é enorme, é immenso! Porque aquelles quatro mil negros, ainda cheios das lendas e superstições da sua religião, julgaram de certo que aquelles nossos officiaes e soldados eram naturalmente a encarnação viva dos seus deuses, dos deuses das justiças, das cóleras, das vinganças, que vinham castigar no seu chefe os erros e os crimes de todas as tribus que lhe obedeciam.

E esses quatro mil negros, perdendo toda a sua coragem, toda a sua esperança de vencer, de luctar com soldados portuguezes, hão de amanhã recusar-se a ouvir insinuações perfidas de estrangeiros ambiciosos de oiro e de poder. E essas ambições, que pairavam por sobre Lourenço Marques, como os abutres pairam por cima de um corpo caído, á espera que se torne cadáver, essas ambições hão de pensar que, emquanto a Hespanha se vê assoberbada pela guerra de Cuba, e a Itália se vê vencida nas montanhas da Abyssinia, Portugal, o velho, o pequeno Portugal ainda tem um exercito nas fileiras, no qual se encontram officiaes do quilate e valor de Mousinho de Albuquerque.

Tenho concluido.

Vozes: - Muito bem.

(O orador foi muito comprimentado.)

O sr Jeronymo Pimentel: - Mando para a mesa, por parte da commissão de fazenda, o parecer sobre o projecto que tem por fim isentar de contribuição de registo por titulo gratuito e oneroso a officina de S. José da cidade de Braga.

(Foi a imprimir para ser distribuido.) O sr. Marçal Pacheco: - (O digno par não restituiu as notas tachygraphicas do seu discurso.)

O sr. Presidente: - Vae ler-se a proposta mandada para a mesa pelo digno par o sr. Marçal Pacheco. Leu-se na mesa, e é do teor seguinte:

Proposta

Considerando, que sobre o assumpto das recompensas aos gloriosos militares que se distinguiram nas ultimas ex-