O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

126 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

minho de ferro; eu entendo, pelo contrario, que pagando os direitos respectivos os objectos, que vierem para o caminho de ferro, ficará elle muito mais barato, pelos impostos que o governo haja de receber.

É preciso evitar tudo quanto possa dar occasião a qualquer traficancia em despachar, isentos de direitos, objectos que, não teem applicação ao caminho de ferro.

Á vista d'isto não posso approvar estes dois artigos; do primeiro receio sempre os contratos do estado com os particulares para obras publicas, e do segundo temo as rasões que acima apontei.

Isto, sr. presidente, fez que eu, independentemente das considerações que expuz, ácerca da maneira inesperada como se apresentou o projecto que não tinha sido dado para ordem do dia, dissesse algumas palavras para explicar a minha opinião a respeito d'estas duas disposições que julgo da maior importancia.

O sr. Presidente: - Está acabada a inscripção. Vae votar-se o projecto. Os dignos pares que approvam o projecto de lei n.° 272 na sua generalidade tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado.

O sr. Visconde da Praia Grande: - Mando para a mesa dois pareceres, um da commissão de marinha e outro da commissão de fazenda.

Lidos na mesa, mandaram-se imprimir.

O sr. Presidente: - Passa-se á discussão do projecto na sua especialidade. Vae ler-se o artigo 1.°

O sr. Secretario: - (Leu).

Posto á votação foi approvado sem discussão, bem como todos os outros artigos do projecto.

O sr. Presidente: - Falta só para completar a ordem do dia de hoje a discussão do parecer n.° 270. O sr. presidente do conselho manifestou desejo do assistir a esta discussão, mas s. exa. foi á outra camara e não póde voltar hoje a esta, porque tem ali objectos importantes que exigem a sua presença. Por consequencia, perguntarei á camara se quer que se levante a sessão, não se podendo agora discutir mais cousa alguma. (Apoiados.)

Em vista da manifestação da camara, vou dar a ordem do dia para ámanhã, 19 do corrente, que é a continuação da que estava dada para hoje, isto é, o parecer n.° 270.

Está fechada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.

Dignos pares presentes na sessão de 18 de março de 1878

Exmos. srs. Duque d'Avila e de Bolama; Marquezes, de Ficalho, de Fronteira, de Monfalim, de Pombal, de Sabugosa, de Vallada; Condes, das Alcaçovas, dos Arcos, de Cabral, do Farrobo, do Casal Ribeiro, de Cavalleiros, de Fonte Nova, de Linhares, da Louzã, de Paraty, da Ribeira Grande, de Rio Maior, da Torre; Bispos, de Bragança, do Porto; Viscondes, d'Algés, de Fonte Arcada, dos Olivaes, da Praia Grande, do Seisal, de Soares Franco, de Villa Maior, da Praia, da Silva Carvalho; Barão de Ancede; D. Affonso de Serpa, Ornellas, Moraes Carvalho, Sousa Pinto, Barros e Sá, D. Antonio de Mello, Fontes Pereira de Mello, Paiva Pereira da Silva, Costa Lobo, Xavier da Silva, Palmeirim, Carlos Bento, Eugenio de Almeida, Sequeira Pinto, Barreiros, Andrade Corvo, Mártens Ferrão, Braamcamp, Reis e Vasconcellos, Franzini, Menezes Pitta.