O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

N.° 22

SESSÃO DE 25 DE JUNHO DE 1891

Presidencia do exmo. sr. Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel

Secretarios - os exmos. srs.

Conde d'Avila
Visconde da Silva Carvalho

Leitura e approvação da acta. - O digno par o sr. Luiz de Lencastre justifica as suas faltas á sessão.- Prosegue o seu discurso, interrompido na véspera, o sr. bispo de Bethsaida. - Responde-lhe o sr. ministro do reino. - Succede-lhe no uso da palavra o digno par o sr. Mártens Ferrão. - Levanta-se a sessão e designa-se a immediata, bem como a respectiva ordem do dia.

Ás duas horas e vinte minutos da tarde, achando-se presentes 30 dignos pares, abriu-se a sessão.

Foi lida e approvada a acta da ultima sessão.

O sr. Luiz de Lencastre: - Peço a palavra.

O sr. Presidente: - Tem a palavra o sr. Luiz de Lencastre.

O sr. Luiz de Lencastre: - Participo a v. exa. que, por motivo justo, não pude assistir á ultima sessão.

Mando para a mesa a minha participação.

Leu-se na mesa e é do teor seguinte:

Participação

Participo a v. exa. e á camara que, por motivos justos, deixei de comparecer n'esta camara nas duas ultimas sessões. = Luiz de Lencastre.

O sr. Presidente: - Far-se-ha menção na acta da declaração do digno par.

(Pausa.)

Como não ha mais ninguem inscripto antes da ordem do dia, vou dar a palavra ao sr. bispo de Bethsaida para continuar o discurso encetado na ultima sessão.

ORDEM DO DIA

Continuação da discussão do projecto de resposta ao discurso da corôa

O sr. Presidente: - Tem a palavra o sr. bispo de Bethsaida.

O sr. Bispo de Bethsaida: - Tem por uma das sensações mais desagradaveis o ficar de uma para outra sessão com a palavra. Jamais, senão agora, lhe succedera isto, e espera em Deus que nunca mais se repita.

N'este momento, pois, vae penitenciar-se da falta commettida, reatando o seu discurso exactamente na altura em que o seu fio fôra quebrado, sem mais preambulos, e resumindo-o quanto possivel, a fim de por este modo satisfazer aquelles que o honram com uma attenção a que é profundamente sensivel.

Em seguida recapitula que na anterior sessão estava dizendo que uma unica vez tivera a honra de fallar com Suas Magestades, e se bem rapidos tinham sido os minutos d'este interloquio, não menos justa fôra a causa que o motivara, representando ella o cumprimento de uma obrigação official, e da qual se desempenhara como commissario da Santa Sé, na bulla da Santa Cruzada.

Se, porém rompe, emfim, o silencio que se impozera, se quebranta o tenaz proposito de abstenção completa no uso da palavra, é porque, na angustiosa situação em que nos vemos, entende que todo aquelle em cuja fronte poz Deus o lampejo de uma idéa e em cujo coração gravou o primor de sentimentos, não tem direito de negar o seu concurso, um momento sequer, para o bem da sua patria.

Foi inspirado d'este sentimento que elle, ao ver durante vinte e cinco dias o seu paiz sem governo, reunira a si alguns homens publicos, no intuito de obstar a nunca vista e extraordinaria vergonha que se estava dando. Tudo, não obstante, se frustrara, sem embargo de poder dizer que se porventura alguma vez fosse chamado a constituir ministerio, o seu procedimento seria diametralmente opposto ao dos ultimos, governos.

Viu, emfim, organisado um ministerio e resfolegara alliviado, por ser composto de sete homens de uma superioridade incontestavel, de uma honradez absolutamente insuspeita, e os quaes, conhecendo a fundo as difficuldades da occasião, infiltram esperanças em todos os peitos e despertam n'elles a maxima confiança.

Pura illusão, e mais que passageira!

A breve trecho viu logo que nada se fazia, que se seguiriam as mesmas praticas administrativas, que avultaria a mesma chusma de empregados, cobrando, com cynica desvergonha, vencimentos relativos a logares que não exercem ou não frequentam.

Era o proseguimento da representação da mesma tragi-comedia, que em mais um acto precipitava a catastrophe!

Oh, quantas vezes, no impulso da sua amisade, buscara aconselhar ao sr. ministro do reino, que, pelo amor de Deus e d'esta desventurada terra, que o tem a s. exa. como a figura mais leal e a mais intemerata gloria, não contra-pozesse ás aptidões excepcionaes do seu privilegiado cerebro, ás primorosas qualidades do seu coração, as preoccupações de mudanças de administradores de concelho e de intrigas politicas.

Quantas vezes o tentei! Não obstante, conheci de prompto que baldado seria o meu empenho, ao ver que justamente se mantinha tudo quanto havia que supprimir e annullar.

Avança que o ministerio da instrucção publica fôra conservado, e, sem se acrescentar sequer alguma cadeira, sem advir o minimo melhoramento ás precarias circumstancias dos nossos professres, se aggravara o thesouro publico em muitos contos de réis.

Mantivera-se o celebre testamento em todas as suas minucias, a despeito de ser um instrumento feito post mortem ou quinze dias depois do ministerio que o subscrevera ter pedido a demissão.

Refere-se depois a haver dito na camara um vulto notavel que a questão externa sobrelevava a todas. Ouvíra isto e tremera pela grande myopia do seu modo de ver e pela reles comprehensão da sua intelligencia, pois que a si se lhe afigura exactamente o opposto, visto como, não sendo tratada, a questão interna assoalha a deshonra propria, e a externa então incita estranhos ao roubo do alheio.

Julga que primeiro nos importa provar que somos justos, dignos, e que não somos perdularios, nem desorganisadores, e d'este modo todos nos respeitarão, e que embora possamos continuar a perder mais ou menos kilometros dos nossos dominios em Africa, comtudo o que ja-