O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO DE 18 DE JUNHO DE 1890 317

viam ir, porque em todo o caso reclama para si a independencia de uma certa individualidade, não muito exagerada, mas bastantemente accentuada.

Não sabia do compromisso, e ignorava a combinação; dizia isto ao chefe do seu partido para que lhe não fossem lazer queixa d'elle, orador.

Ha já oito ou dez dias que na camara se faziam referencias aos acontecimentos de Africa; sobre elles desejava fallar, mas apesar d'isso não vinha preparado com discurso, como suppoz o digno par o sr. Costa Lobo.

O sr. Costa Lobo: - Em que vem a parar tudo isto!

O Orador: - Principalmente com este governo que não deixava aos dignos pares a liberdade de fallarem nem sequer de fazerem simples perguntas.

Quem se ha de preparar n'estas circumstancias para fazer discursos?

Elle positivamente que não.

Dirigindo-se ao governo, não tem o menor intuito partidario em lho causar qualquer difficuldade, principalmente n'esta conjunctura.

O seu rim é mostrar que as nossas instituições vão soffrendo cada vez mais com este procedimento dos governos e das camaras.

Se fallar por occasião da discussão do bill de indemnidade, será este o thema principal do orador.

O sr. Costa Lobo: - Eu acompanharei o digno par.

O Orador: - Insistiu ainda em que a presença do governo na camara era essencialmente necessaria, porque, alem dos successos gravissimos da Africa, havia um outro tambem grave, era relação ao qual precisava saber as providencias que o governo tomou ou ia tomar. Quer referir-se ao cholera que ameaça o paiz.

Emquanto á dignidade da camara está convencido que todos os dignos pares a zelam, e, se ha divergencias, é em julgar das occasiões em que a camara se compromette ou vae comprometter.

(O discurso do digno par será publicado na integra, e, em appendice a esta sessão, quando forem entregues as respectivas provas.)

O sr. Mendonça Cortez: - Pedia a v. exa. a bondade de me informar se já foram remettidos a esta camara os documentos que ha dias pedi.

O sr. Presidente: - Ainda não chegaram.

O Orador: - Peço a v. exa. para que insista novamente, a fim de que estes documentos venham á camara.

É inaudito que se peçam documentos que devem existir nas secretarias d'estado e que se tenha passado todo este tempo sem elles virem.

Se o governo julga que se furta á responsabilidade de seus actos por estes processos está completamente enganado, porque hei de tratar esta questão, mesmo que não venham os documentos com outros equivalentes que obtive de outras estações e por outra occasião.

Os cavalheiros que se sentam nas bancadas do poder já devem saber que commigo este não é o melhor processo a seguir.

(Não foi revisto pelo digno par.)

O sr. José Luciano: - Confirmando o que disse o digno par sr. Costa Lobo, explica que, a pedido do sr. ministro dos negocios estrangeiros, que hoje não podia comparecer á sessão, resolvera adiar as suas perguntas ao governo sobre os successos de Africa para a proxima sessão.

Em todo o caso fui Iara só por sua parte, porque na camara havia mais opposição, pela qual não respondia.

Sc não informou o sr. Pereira Dias do que se passara, foi por o não ter podido encontrar, embora o procurasse, bem como a outros dignos pares.

(O discurso do digno par será publicado na integra, e em appendice a esta sessão, quando s. exa. restituir as provas da imprensa.)

O sr. Thomás Ribeiro: - Pedi a palavra unicamente para perguntar a v. exa. se já vieram alguns dos documentos que tenho pedido por diversos ministerios.

O sr. Presidente: - Ainda não vieram.

O sr. Thomás Ribeiro: - N'esse caso, eu pedia a v. exa. o favor de instar porque me sejam enviados.

O sr. Presidente: - Será satisfeito o desejo do digno par.

A proxima sessão terá logar na sexta feira, 20 do corrente, e a ordem do dia será apresentação de pareceres de commissões.

Esta levantada a sessão.

Eram tres horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes na sessão da 18 de junho de 1890

Exmos. srs.: Antonio Telles Pereira de Vasconcellos Pimentel; Duque de Palmella; Marquez da Praia e de Monforte; Condes, de Alemtem, de Alte, d'Avila, do Bomfim, de Lagoaça, de Thomar; Viscondes, da Azarujinha, da Bouça, de Condeixa; Moraes Carvalho, Sousa e Silva, Botelho de Faria, Pinto de Magalhães, Costa Lobo, Augusto Cunha, Bernardo de Serpa, Cypriano Jardim, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Barros Gomes, Jayme Moniz, Baima de Bastos, Mendonça Cortez, Coelho de Carvalho, Gusmão, Gomes Lages, Gama, Ferraz de Pontes. José Luciano de Castro, Sá Carneiro, Bocage, Luiz de Lencastre, Pereira Dias, Vaz Preto, Cunha Monteiro, Pedro Correia, Polycarpo Anjos, Rodrigo Pequito, Sebastião Calheiros, Thomás Ribeiro.

O redactor = F. Alves Pereira.