O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N.º 19 DE 24 DE NOVEMBRO DE 1894 235

Apresentaram-se diversas propostas: a primeira foi a do digno par o sr. Telles de Vasconcellos.

O sr. Telles de Vasconcellos: — Peço a v. ex.a que consulte a camara sobre se ella consente em que eu retire a minha proposta.

Consultada a camara, assim o resolveu.

O sr. Presidente: — As outras propostas são additamentos a paragraphos do projecto de resposta.

Vae ler-se o projectoe em seguida á votação de cada paragrapho serão votadas as propostas que se lhe refiram.

O sr. Antonio de Serpa (sôbre o modo de propor): — Por parte da commissão, declaro que ella acceita o additamento do digno par D. Luiz da Camara Leme, additamento que nada tem de politico e que se refere ao centenário do Infante D. Henrique; acceita tambem o do digno par o sr. Vaz Preto, com o qual o governo concordou; mas não póde acceitar os outros.

O sr. Costa Lobo: — Nem o meu?

O Orador: — Esse muito menos.

Emquanto á proposta do digno par o sr. marquez de Vallada, que comprehende tantos e variados assumptos, embora a commissão a não possa acceitar agora, não vê inconveniente em que ella fique sobre a mesa para ulterior resolução.

(O digno par não reviu.)

O sr. Marquez de Vallada: — Sr. presidente, o sr. relator da commissão acaba de dizer agora que acceita uns determinados additamentos.

A minha moção julga-a um tanto longa; mas o caso é que é altamente conveniente que ella seja discutida opportunamente.

Julgo ser este o sentido das palavras do sr. relator.

O sr. Costa Lobo: — Desejo simplesmente perguntar ao illustre relator da commissão se na rejeição de s. ex. á minha moção está do accordo com o governo.

O sr. Antonio de Serpa (relator): — Supponho que sim.

O sr. Costa Lobo: — Pergunto então ao governo se acceita a rejeição da minha proposta, pronunciada em nome da commissão pelo sr. relator.

O sr. Presidente do Conselho. de Ministros (Hintze Ribeiro): — Sr. presidente, eu julgava que estava ha bastante tempo no parlamento para sabor as praxes parlamentares; mas vejo que não, ao ouvir o digno par perguntar-mo se acceito a opinião de uma commissão sobre uma proposta.

Agora, se s. ex.a me pergunta se ou acceito a sua proposta, respondo que não posso acceital-a.

(S. ex.a, não reviu.)

O sr. Presidente: — Vae votar-se o projectoo as moções de additamento que estão sobre a mesa.

Seguidamente leu-se o projecto, que foi approvado, bem

como as moções de additamento dos dignos pares os srs. Camara Leme e Vaz Preto, que foram approvadas; e Baptista de Sousa e Costa Lobo, que foram rejeitadas, aquella por 57 votos contra 17, e esta por 51 contra 23 votos.

O sr. Presidente: — Vou consultar a camara sobre se acceita a indicação feita pelo sr. relator da commissão, para que a moção do digno par o sr. marquez de Vallada fique sobre a mesa para ser opportunamente apreciada.

Consultada a camara, resolveu nessa conformidade.

O sr. Presidente: — Não posso dar a palavra ao digno par o sr. conde de Lagoaça, que a pedira para antes do se encerrar a sessão, porque a sessão foi prorogada só até se votar o projecto. (Apoiados.)

A proxima sessão será na terça feira, 27 do corrente, e a ordem do dia apresentação de pareceres e eleição de commissões.

Está levantada a sessão.

Eram cinco horas e cincoenta minutos da tarde.

Dignos pares presentes á sessão de 24 de novembro de 1894

Ex.mos srs.: Luiz Frederico de Bivar Gomes da Costa; Antonio José de Barros e Sá; Marquezes, de Fontes Pereira de Mello, de Penafiel, de Vallada; Arcebispo de Evora; Arcebispo-bispo do Algarve, de Portalegre, Bispo-conde de Coimbra; Condes, d’Avila, da Azarujinha, do Bomfim, de Cabral, de Carnide, de Castro, de Castro e Solla, de Ficalho, da Folgosa, de S. Januario, do Juncai, de Lagoaça, de Magalhães, de Paraty, da Ribeira Grande, de Thomar, de Valbom; Bispos, de Beja, de Bethsaida, de Vizeu; Viscondes, de Asseca, de Athouguia, de Soares Franco; Barão de Almeida Santos; Moraes Carvalho, Rocha Peixoto, Sousa e Silva, Baptista de Sousa, Antonio Candido, Homem de Macedo, Boavida, Lopes Navarro, Antonio José Teixeira, Jalles, Serpa Pimentel, Pinto de Magalhães, Costa Lobo, Telles de Vasconcellos, Arthur Hintze Ribeiro, Cau da Costa, Ferreira de Mesquita, Augusto Cunha, Bernardino Machado, Palmeirim, Carlos Eugenio de Almeida, Cypriano Jardim, Sequeira Pinto, Montufar Barreiros, Ernesto Hintze Ribeiro, Firmino Lopes, Oliveira Feijão, Coelho de Campos, Costa e Silva, Francisco Cunha, Margiochi, Barros Gomes, Henrique de Mendia, Jeronymo Pimentel, João Chrysostomo, Holbeche, Coelho de Carvalho, Gusmão, Jorge O’Neill, Gomes Lages, Bandeira Coelho, Baptista de Andrade, Ferraz de Pontes, José Luciano de Castro, José Maria da Costa, Soares de Albergaria, Julio de Vilhena, Camara Leme, Pessoa do Amorim, Pinheiro Chagas, Sousa Avides, Vaz Preto, Franzini, Polycarpo Anjos, Rodrigo Pequito, Calheiros, Thomás de Carvalho.

O redactor = João Saraiva.