O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

272 DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

não permitiirá que qualquer elemento estrangeiro intervenha no serviço da divida publica.

O sr Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro: - Pede que estas declarações do sr. ministro sejam consignadas na acta.

O sr. Conde de Macedo: - Não estava preparado para a discussão d'este projecto, no entretanto afigura-se-lhe empreza facil a de responder aos argumentos adduzi-dos pelo digno par Ernesto Hintze Ribeiro.

O governo não apresenta este projecto como panacéa universal para curar todos os males financeiros e economicos; mas conta com elle obter recursos que o habilitem a viver honradamente durante algum tempo.

Em seguida o orador replica ás considerações feitas ha pouco pelo digno par Moraes Carvalho, significando que o silencio do sr. ministro da fazenda e do sr. relator não representavam por forma nenhuma menos consideração para com s, exa.

O discurso a que se refere este extracto será publicado na integra, e em appendice, quando o orador tenha restituido as notas tachygraphicas.

O sr. Pereira Dias: - Peço a v. exa. se digne consultar a camara sobre se permitte que a sessão se prorogue até se votar p projecto que está em discussão.

Consultada a camara resolveu affirmativamente.

O sr. Moraes Carvalho: - Apresenta diversas considerações sobre o projecto, e conclue pedindo ao sr. ministro da fazenda que seja energico nas suas negociações com o banco, e que procure adquirir compensações em todos os contratos.

(O discurso a que este extracto se refere será publicado na integra, e em appendice, quando s. exa. haja revisto as notas tachygraphicas.)

O sr. Ministro da Fazenda (Ressano Garcia): - Não lhe é possivel, n'uma sessão prorogada, referir-se a todos os pontos dos discursos dos dignos pares que o antecederam no uso da palavra; no entretanto, em relação a providencias ainda referentes ao contrato para o pagamento ás classes inactivas, repetirá que as obrigações são emittidas pelo banco de Portugal, associado a outros estabelecimentos de Lisboa e Porto, e tomadas pelo publico, não havendo, portanto, augmento de circulação fiduciaria.

Alludindo ás palavras dó digno par Moraes Carvalho, diz que a opposição a este governo tem-se convertido n'uma verdadeira campanha de descredito.

(O discurso a que este extracto se refere será publicado na integra, e em appendice, quando o orador haja revisto as notas tachygraphicas.)

O sr. Ernesto Rodolpho Hintze Ribeiro: - Insiste em considerações primitivamente adduzidas, e rebate a insinuação que attribue ao partido a que pertence quaes-quer propositos de desacreditar o paiz.

O sr. Presidente: - Vae votar-se o projecto.

Leu-se na mesa e foi approvado.

A proxima sessão será na segunda feira e a ordem do dia a continuação da de hoje e mais o parecer n.° 20.

Está levantada a sessão.

Eram seis horas e meia da tarde.

Dignos pares presentes a, sessão de 28 de agosto do 1897

Exmos. srs.: José Maria Rodrigues de Carvalho; Marino João Franzini; Marquez da Graciosa; Arcebispo-Bispo de Portalegre; Bispo-Conde de Coimbra; Condes, da Aza-rujinha, do Bomfim, da Borralha, do Casal Ribeiro, de Macedo, da Ribeira Grande; Viscondes, de Asseca, de Athouguia, de Chancelleiros; Agostinho de Ornellas, Mo-raes Carvalho, Pereira do Miranda, Egypcio Quaresma, Telles de Vasconcellos, Arthur Hintze Ribeiro, Cypriano Jardim, Ernesto Hintze Ribeiro, Fernando Larcher, Francisco Maria da Cunha, Barros Gomes, Jeronymo Pimentel, José Luciano de Castro, Abreu e Sousa, Rebello da Silva, Macario de Castro, Pereira Dias, Vaz Preto, Matinas de Carvalho.

O redactor = Urbano de Castro.