O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO 139

quer n'outra camara, e todavia sempre apparecia algum dos ministros, mesmo onde os negocios publicos não chamavam tanto a attenção do gabinete. Pois então, porque rasão não ha de agora haver alguma manifestação de sentimento por este desprezo das formulas constitucionaes e parlamentares, tanto mais que isto acontece com um gabinete que está já, por assim dizer, acostumado a saltar por cima de todas as leis! Mas emfim a dictadura acabou, e por consequencia já que elle, na sua alta sabedoria, julgou que devia abrir o parlamento, ao menos tenha a cortezia de vir aqui para se dar andamento á discussão dos projectos. Feitas estas considerações não tenho senão que pedir a v. exa. que encerre a sessão com a declaração de que os srs. ministros não compareceram a esta sessão, e por esse motivo a camara não póde continuar com os seus trabalhos.

(O orador não viu este discurso.)

O sr. Costa Lobo: - Consta-me que estão presentes na outra camara alguns dos srs. ministros, e por isso seria conveniente avisa-los.

O sr. Miguel Osorio: - Não precisam aviso, elles sabem muito bem que ha sessão e qual é a ordem do dia.

O sr. Costa Lobo: - É possivel que não saibam, e se sabem é muito para censurar, mas eu não costumo imputar censura a ninguem sem ter prova evidente de que essa censura é merecida. O que me parece mais conveniente é que se os srs. ministros estão na outra camara, v. exa. os mande avisar de que esta camara precisa da presença de algum d'elles para dar andamento aos seus trabalhos. Temos aqui o projecto n.° 5, que, não obstante prender com uma questão de fazenda, póde comtudo qualquer dos srs. ministros dar explicações sobre elle, principalmente o sr. ministro do reino, porque na essencia a materia do projecto é mais das attribuições do ministerio do reino do que do ministerio da fazenda.

(Entrou o sr. presidente do conselho.)

Acaba de entrar na sala o sr. presidente do conselho e por isso estão acabadas todas as difficuldades.

(O sr. presidente do conselho foi á mesa conferenciar com o sr. presidente.)

O sr. Presidente: - Eu vou propor á camara, em vista do que me acaba de declarar o sr. presidente do conselho e ministro dos negocios estrangeiros, se ella quer constituir-se em sessão secreta para ouvir a leitura do parecer da commissão diplomatica sobre a convenção com a Italia. Os dignos pares que assim o entendem tenham a bondade de se levantar.

Foi approvado..

O sr. Presidente: - A camara para bem do estado vae constituir-se em sessão secreta.

Eram tres horas da tarde.

O sr. Presidente: - Continua a sessão publica.

Eram quasi quatro horas.

O sr. Secretario: - Vou ler os nomes dos dignos pares que approvaram a convenção.

Marquez de Fronteira; Condes, de Lavradio, de Castro, da Ponte, de Rio Maior, da Fonte Nova; Viscondes, de Benagazil, de Fonte Arcada, de Montorte, da Vargem da Ordem, de Soares Franco; Barão de Villa Nova de Foscôa; Antonio de Azevedo Coutinho, Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello e Saldanha, Antonio de Sousa Silva Costa Lobo, Francisco Antonio Fernandes da Silva Ferrão, José Augusto Braamcamp, José da Costa Sousa Pinto Bastos, José Maria Baldy, José Lourenço da Luz, Miguel Osorio Cabral de Castro, Rodrigo de Castro Menezes Pita, Roque Joaquim Fernandes Thomás.

O sr. Presidente: - Está portanto approvado o projecto n.° 8. O sr. ministro terá a bondade de indicar o dia e hora em que Sua Magestade ha de receber a deputação para lhe apresentar este e outros decretos.

Temos sessão ámanhã, sendo a ordem do dia o projecto n.° 5, se a commissão apresentar o seu parecer, e se estiver presente o sr. ministro da fazenda, e em seguida o projecto n.° 9.

Está levantada a sessão. - Eram quatro horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 15 de junho de 1869

Os exmos. srs.: Condes, de Lavradio, de Castro; Marquezes, de Fronteira, de Sá da Bandeira; Condes, de Cabral, de Fonte Nova, de Fornos, da Ponte, de Rio Maior; Viscondes, de Benagazil, de Fonte Arcada, de Monforte, de Soares Franco, da Vargem da Ordem; Barão de Villa Nova de Foscôa; Mello e Carvalho, D. Antonio José de Mello, Costa Lobo, Silva Ferrão, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Baldy, Casal Ribeiro, Rebello da Silva, Miguel Osorio, Menezes Pita, Fernandes Thomás.

RECTIFICAÇÕES

Na sessão de 9 de junho, a pag. 125, l.ª col., no primeiro discurso do sr. marquez de Vallada, fallando da carta que lhe foi entregue com signaes evidentes de ter sido aberta, deve acrescentar-se: «O orador annunciou tambem um requerimento, pedindo copia do telegramma expedido pelo sr. ministro do reino aos governadores civis, quando lhes noticiou estar realisado o emprestimo que fôra contratar fóra do paiz o ex-ministro da fazenda, o sr. Carlos Beato».

No discurso do digno par, o exmo. sr. visconde de Fonte Arcada, proferido na sessão de 12 do corrente, pag. 130, col. 2.ª, lin. 11, onde se lê: não se recorrer ao pagamento das contribuições senão quando lhes é impossivel faze-lo; deve ler-se: não pagam as contribuições senão quando lhes é impossivel faze-lo. Mesma pag. e col., lin. 15, onde está: os custos, devia estar: as custas; e lin. 20, onde se encontra: só sinto de não ter podido, deve ser supprimido o - de.

:206 - IMPRENSA NACIONAL - 1869