O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

DIARIO

DA

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

SESSÃO PREPARATORIA EM 18 DE OUTURRO DE 1870

Presidencia do exmo. sr. Buque de Loulé

Ás duas horas da tarde, convidou o exmo. sr. presidente os dignos pares visconde de Soares Franco e Montufar Barreiros para servirem de secretarios.

Tendo-se verificado pela chamada a presença de 23 dignos pares, declarou o exmo. sr. presidente aberta a sessão.

O sr. secretario visconde de Soares Franco deu leitura ao seguinte decreto:

"Duque de Loulé, par do reino, conselheiro d'estado, ministro e secretario d'estado honorario. Eu El-Rei vos envio muito saudar, como aquelle que muito amo e prézo. Tendo em consideração o vosso distincto merecimento, experiencia dos negocios publicos, e mais circumstancias attendiveis que concorrem na vossa pessoa: hei por bem nomear-vos para o cargo de presidente da camara dos dignos pares do reino, o qual servireis emquanto eu não mandar o contrario. O que me pareceu participar-vos para que assim o tenhaes entendido e façaes opportunamente constar á mesma camara.

"Escripta no paço da Ajuda, em 21 de setembro de 1870. =REI.= Antonio, Bispo de Vizeu."

O sr. Presidente: - Annunciou que, na conformidade do artigo 5.° do regimento da camara, passava a proceder-se á eleição dos secretarios, e finda ella á dos vice-secretarios, que hão de servir na actual sessão legislativa; e convidou por isso os dignos pares presentes a escreverem os seus votos.

Feita a chamada, o mesmo sr. presidente convidou, os dignos pares conde de Linhares e Xavier da Silva a servirem de escrutinadores.

Tendo entrado na uma 2ô listas, saíram eleitos os dignos pares:

Visconde de Soares Franco, com 19 votos.
Conde de Cabral 18 "

Passou-se depois á eleição dos vice-secretarios, com as mesmas formalidades, e foram convidados para escrutinadores os mesmos dignos pares, que já tinham servido no antecedente escrutinio.

Entraram na urna 26 listas, e saíram eleitos os dignos pares:

Antonio Sousa Silva Costa Lobo, com 24 votos.
Augusto Cesar Xavier da Silva 23 "

O sr. secretario Montufar Barreiros leu a acta da sessão preparatoria, que ficou approvada por não ter havido reclamação.

O sr. Presidente: - Convidou o sr. Xavier da Silva a tomar assento na mesa, e continuando, disse: a mesa do camara dos dignos pares está organisada para a sessão do anno de 1870.

SESSÃO ORDINARIA

O sr. secretario visconde de Soares Franco leu a carta regia que nomeou par do reino o exmo. sr. João de Andrade Corvo, e bem assim o requerimento do exmo. sr. Antonio de Gamboa e Liz, pedindo entrar na camara por direito hereditario.

A carta regia é do teor seguinte:

"João de Andrade Corvo, do meu conselho, ministro e secretario d'estado honorario, amigo. Eu El-Rei voa envio muito saudar. Em consideração dos vossos distinctos merecimentos, qualidades e serviços que haveis prestado em varias commissões importantes de que haveis sido encarregado: hei por bem, tendo ouvido o conselho d'estado, nomear-vos par do reino. O que me pareceu communicar-vos para vossa intelligencia e devidos effeitos.

"Escripta no paço de Ajuda, aos 31 de maio de 1870. = EL-REI. - Antonio Rodrigues Sampaio."

Tambem mencionou a seguinte

Correspondencia

Um officio do sr. marquez d'Avila, participando á camara que, por motivo justificado, não póde comparecerá sessão.

Leu-se na mesa.

Um officio do sr. conde de Cavalleiros, participando, para conhecimento da camara, que pelo seu mau estado de saude não póde comparecer ás sessões.

Leu-se na mesa.

Um officio do sr. conde de Fonte Nova, participando á camara que, por motivo de negocios importantes de sua casa, não póde comparecer por agora ás sessões.

Leu-se, na mesa.

O sr. Presidente: - Annunciou que a deputação encarregada de participar a Sua Magestade a installação da camara será composta, alem do presidente e do sr. secretario visconde de Soares Franco, dos dignos pares marquez de Sousa, conde das Alcaçovas, condo de Casal Ribeiro, visconde de Condeixa, e Pestana.

Os dignos pares que a compõem serão previamente avisados do dia e hora em que Sua Magestade se digne recebe-la.

(Continuando) Nomeou para comporem a commissão que tem de dar parecer sobre a carta regia, elevando ao pariato o sr. João de Andrade Corvo, os dignos pares Pestana, marquez de Sabugosa, e Fernandes Thomás.

Procedendo-se ao sorteio da commissão que tem de dar parecer sobre o requerimento do sr. Gamboa e Liz, e tendo saído o nome do digno par Teixeira de Queiroz

O sr. Presidente: - Disse que este digno par ha muito tempo que não vinha á camara, e que o mesmo poderia succeder a respeito de outros, e por isso parecia-lhe que talvez conviesse mais sortear apenas os nomes dos dignos pares que estão presentes, e que n'este sentido consultava a camara.

A camara assim o decidiu.

Seguindo-se então o sorteio, saíram da urna e ficaram assim sorteados, os dignos pares: