O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

SESSÃO N ° 24 DE 15 DE MARÇO DE 1902 217

partidos, uma só voz que destoe dos louvores tributados a quem, por muitos titulos, tão digno é d'elles. (Muitos apoiados).

Estimando e venerando o Sr. Conselheiro Luiz Bivar, devemos estimar que S. Exa. receba da sua Camara e do seu país as demonstrações de affecto e de homenagem, devidos, sem duvida, a uma longa vida de importantissimos serviços publicos, e a um caracter diamantino e integerrimo. (Muitos apoiados).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Antonio de Azevedo Castello Branco: — Só agora usa da palavra, que lhe á concedida; sendo um dos primeiros a pedi-la, porque naturalmente não foi ha pouco ouvido na mesa da Presidencia. Deseja associar-se á manifestação da Camara, em seu nome, e em nome do partido regenerador.

Faz suas todas as palavras que foram proferidas e aquellas que hajam ainda de pronunciar se em relação a um cavalheiro que tão distincto se torna pelo seu caracter e pelos seus trabalhos na politica e na magistratura. (Muitos apoiados).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Jacinto Candido: — Associa-se tambem a todas as manifestações da Camara em honra e homenagem ao nosso Presidente.

Nada accrescentará ás palavras de justiça destinadas a enaltecer as altas, qualidades do brilhante homem publico e digno parlamentar. Associando-se gostosamente ás manifestações da Camara, uma cousa ha em extremo grata ao seu coração, e é que se honra com a amizade do benemerito cidadão que, com notavel criterio, dirige os trabalhos d'esta Camara. (Muitos apoiados).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Oliveira Monteiro: — Tambem espontaneamente se associa ás homenagens prestadas ao nosso Presidente.

Ainda não ha muitos dias que se lhe offereceu ensejo para dizer que professava pelo nosso Presidente uma verdadeira veneração. Certo é, que as excepcionaes qualidades de S. Exa. lhe assignalam um logar reservado e distincto no nosso meio social e politico.

Associa-se, pois, de todo o coração á proposta do Digno Par Ferreira de Almeida; mas consinta-lhe a Camara que formule uma outra proposta.

Foram dois os Dignos Pares nomeados para o Conselho de Estado. De um d'elles tem-se dito o que é de justiça e o que acode á consciencia dos que o apreciam como bello caracter.

O Digno Par Antonio Candido não occupa, como o nosso Digno Presidente, um logar tão preeminente na Camara; mas digno é tampem da alta distincção ,que lhe foi conferida, pois alem de occupar uma situação distincta na alta magistratura do país, é um primoroso caracter, um inexcedivel orador parlamentar que honra e dá gloria ao país a que pertence.

Propõe, pois, que as manifestações da Camara se tornem extensivas ao Digno Par a quem se refere. (Muitos apoiados).

(S. Exa. não reviu).

O Sr. Presidente: — Crê que interpreta os sentimentos da Camara, considerando approvadas por acclamação tanto a proposta do Digno Par Ferreira de Almeida, como a do Digno Par Oliveira Monteiro. (Muitos e prolongados apoiados).

O Sr. Ministro da Marinha (Teixeira de Sousa): — Chamou o Digno Par Ferreira de Almeida a attenção do Governo para as circumstancias precarias em que se encontra a familia do official da armada Manuel Maria Dias Nunes de Carvalho, que prestou importantes serviços ao seu país.

Diligenciará ver se pode praticar o acto de caridade e de justiça que o Digno Par recommendou ao Governo; mas se dentro das attribuições que pertencem ao poder executivo, não couber a faculdade de acudir ás tristes circumstancias em que se encontra a familia do illustre extincto, da melhor vontade se associará e patrocinará qualquer proposta, que tenda a minorar esse angustiado viver.

Tambem o Digno Par chamou a attenção do Governo para a situação em que se encontram a pesca e a navegação nas costas do Algarve, situação criada pelo apparelho Reina Regente.

Deve informar que o Governo, antes mesmo de haver conhecimento official da auctorização do Governo Hespanhol para o lançamento da Reina Regente, havia apresentado as suas reclamações, ás quaes o Governo da nação vizinha procurava attender tanto quanto fosse possivel, mas o certo é que o apparelho foi lançado, o que difficulta a navegação do Guadiana e põe em perigo os navios que por ali passam; chegando ao ponto de haver protestos da parte de outras nações.

O Governo não tem descurado o assumpto. Pelo contrario tem insistido e continuará a insistir no intuito de mostrar a justiça das suas reclamações, fundadas nos prejuizos que o apparelho hespanhol causa á navegação e á industria da pesca nas costas do Algarve.

(S. Exa. não reviu).

ORDEM DO DIA

Continuação da discussão do parecer n.° 5 fixação das forças do exercito para o anno economico de 1902-1903

O Sr. Ministro da Guerra (Pimentel Pinto): — Crê ter respondido ante-hontem, bem ou mal, a tudo quanto avançou o Digno Par Sebastião Telles na primeira parte ,do seu discurso.

Disse o Digno Par que, elle, orador, já se mostra um tanto, favoravel á legislação por S. Exa. decretada.

Não fará a minima tentativa para dissuadir o Digno Par da convicção em que se encontra, e isto por duas razões.

Em primeiro logar porque não vê que os interesses do exercito lucrem com a renovação de debates acêrca de questões que reputa completamente liquidadas; em segundo logar porque, tendo S. Exa. usado de grande cortesia e correcção, nos discursos que proferiu em tres sessões consecutivas, elle, orador, deseja corresponder a essa attitude.

Se viesse trazer para o debate considerações tendentes á demonstração de quaesquer erros por S. Exa. praticados, se ellas não maguassem o Digno Par, certamente lhe não seriam agradaveis.

Não acompanhará todas as reflexões apresentadas pelo Digno Par, mas divide-as em quatro grupos ou capitules de accusação, e tratará de replicar-lhes, fazendo a diligencia para ser quanto possivel breve, a fim de não fatigar a attenção da Camara.

Esses capitulos são: organização do exercito em seis divisões militares; organização da infantaria; organização das reservas e augmento de despesa.

Quanto ao primeiro capitulo, objectará, não com palavras suas, que podiam ser tidas na conta de menos auctorizadas, mas com a opinião de um official muito illustrado, que a S. Exa. não é suspeito, visto que occupa na politica partidaria um logar ao lado do Digno Par: refere-se ao Sr. Mathias Nunes.

O orador lê parte de um discurso proferido em uma das sessões da outra Camara, no anno passado, pelo Sr. Mathias Nunes, acêrca de quadros.

Ha muito que se nota, diz o orador, uma grande imperfeição nos quadros das differentes armas.

Nomeou uma commissão incumbida, não de propor augmento de quadros, mas encarregada de estudar os servi-