O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

491

ai verdade a acreditar qu6 o Sr. Minitlrn da F.i-íPoda falia por similhanlc forma ncsla Camará, c na presença do publiro que d uuvu! Esses ac-eionista* pouco interesse poderiam ter em que as 5lirf5 ncçõea livessem um \»lor nominal maior, dopoíi da promulgação d» Decreto de .') de De-gefflbro, se os dividendo», que deviam receber tortos o* semestres ío tal dinheiro que S. JEx.1 fez e»tr^r nas algibeiras dos empregados públicos; rieijassem de lhes ser pagos, como se tem veri ficado, Mas será verdade que, depois da geren-eta <Í6to rs='rs' ncâta='ncâta' minbii='minbii' exactidão='exactidão' minimrri='minimrri' pasio='pasio' das='das' sempre='sempre' nfiu='nfiu' camará='camará' fundos='fundos' _='_' como='como' tag0:_='_:_' á='á' a='a' falia='falia' tenham='tenham' públicos='públicos' eis-aqui='eis-aqui' j='j' fazenda='fazenda' n='n' sr.='sr.' o='o' p='p' eu='eu' melhorado='melhorado' demonstrar='demonstrar' ministro='ministro' ci-ffflj.='ci-ffflj.' eeasião='eeasião' verdade.='verdade.' mostrar='mostrar' da='da' xmlns:tag0='urn:x-prefix:_'>

Valor dos fundos públicos portugueses, i

j^ fQtrada do Ministério em 18 de Ju- Termo mediu i fiho de 1849 {Piano do ftoverTto de 18 da Junho du 18',!} :

Dfssoulo de notas pi r moeda (4J800 i^HiiO Inscnpcçõcs de 5 por cento (em notas)......................... 51;

Acrôes do Bfiuco de Pnrlugiil {em notas)...................... iiíjJuOO

Fundos em Ingliterra (Diário do Governo de 25 de Junho de 18ií» . . -271 Reduzindo as insçripções e acções do Banco a melai, Unamos :

luflcripções de 5 por cento....... . :)\\

Acções do Banco de 1'oriu^.il...... áSS^UUÓ

Antes da revolta de Abril >io 18 j| (Diário do Governo de ."1 de M«ir-ç.)deíH51):

I)8ficonlo de nulas por moeJ.i...... ^ 130

Inserípções de o por cento (em notas)........................ 49;

Acções do Bmco iie Portugal («m notas) ......................... 398^000

Fundes cm Inghlerra [Diário do Governo de 1:2 de Abril de I80I.... 35" Reduzindo as inso.ripçoes o seroem do Banco a metal, Imamus :

Insnipções de 5 por cento........ 4S"

Acções do Banco de Portugal...... 387J220

Em Fevereiro de 1854 [Diários do Governo iie 6 o 7 de Fevereiro de I85i) :

Desconto de notas por moeda...... $ 100

Inscríprõrs de 3 por cento (correspondem ás de S por ccnU) cm metal.......................... 371^'OUO

Fundos em Inglaterra. (O Diano do Governo de tt deste mez uso tem a colação dos furnas, que dcvi.i ler vindo pelo ultimo paquete, mas sabe-se que ficaram (temo mrdi-i*. 331 Itnumo.

l/rpoca i2."cpnra 3."época Desconto de notas.. 1:800 130 J00 Inscriprões do 5 |>or

cento........... 31! 4S; 38 \

Acções di Bdnco de

1'ortugal.......293:390 387:220 371.00o

I-undos eot Ingt.iterra 27,' 3jí 331 Como estão, pois, os fmeios portuguces mais elevados hoje do que estavam (íurnnle •• ftiiuijt':-rio de 18 <_1c ebse='ebse' de='de' estavam='estavam' tag1:_='seulx:_' dn='dn' do='do' mais='mais' maiitevc-sc='maiitevc-sc' iu-çõts='iu-çõts' aquelle='aquelle' ministério='ministério' prero.='prero.' riu='riu' como='como' caiu='caiu' alinii-lerio='alinii-lerio' snbida='snbida' reis='reis' banco='banco' fazenda='fazenda' sr.='sr.' as='as' deixou='deixou' ministro='ministro' já='já' alinisterio='alinisterio' _387000='_387000' _.-dó='_.-dó' c-íãu='c-íãu' que='que' junho='junho' nu='nu' _18='_18' iioj='iioj' provei='provei' não='não' acções='acções' miuiblro='miuiblro' mas='mas' _='_' á='á' a='a' e='e' cv-as='cv-as' debinid-mente='debinid-mente' réis.esfla='réis.esfla' achou='achou' quando='quando' o='o' p='p' manler='manler' entrada='entrada' allds='allds' _293000='_293000' xmlns:tag1='urn:x-prefix:seulx'>

O mesmo aconteceu cota as iiiscripções : o Ministério de IR de Junho elevou-as de 31 a 48. O Sr. Ministro achnnlo-as aiudn a 48 hit-de saber que estão hoje a 38.

Não se diga que os fundos em Inglaterra estão hnje baixos por acontecimentos estranhos a medidas do Governo, porquo timbem essa alta que tiveram temporariamente, e com quií tanto se ufana o Sr. Ministro ria Fdzemla, foi devida a circumstancias eatranhas a actos do actiidl Ministério.

Se o Sr. Ministro perleode um titulo de gloria peia alta dos fundos públicos c acções do banco, lembre-se de que antes d'essa revolução deuc-ininada da liana da Fonl*1, as ncrfíes do basco valiam 850^000 reis, e os fundos do Governo valiam a 7*2. Então diz-am os nossos adverin-riov que similhantc alta não |>rovava n i-rudilo do (loverno! O que eu não esperava era ouvir j do banco dos Ministros, a declaração de que o Decreto dn 3 de Dezembro foi uma medida indis-prnsurel para sustentar a situação pohttca da regenerarão '.

K possível, Sr. Presidente, que se sacrifiquem os iiiLeiesses de milhares de famílias, e de vários estabelecimentos h conservação dos Srs. Ministro? nas cadeiras minisleriaes?! Pela declaração do Sr. Ministro 1I.1 Fazenda fíciimos intendendo, que parn a cnnsor-.nnlo do actual Ministério, foi necessário recorrer n espoliação, e que a e.lb se recorrerá novamente, >e assim fdr necessário para cntilinu-ir na gtvencia dos negócios públicos:

O Sr. Ministro da Fazenda n.lc qniz perder a occasião do lançar o odioso sobre ;i minha pessoa, pelas lagrimas que rlciram ivam as viuvas pptiiioniítas do estado —pt to ali azo dos seus p.t-gamentos! O Miuislorio de 18 do Junho [inpou ás classes in.w.tivas miuo p<_:rou de='de' disposição='disposição' permittirnm.='permittirnm.' fattndaespoliou='fattndaespoliou' f.ii='f.ii' asna='asna' n5o='n5o' se='se' sim='sim' pmou='pmou' lagrima='lagrima' não='não' miioiapoiados.='miioiapoiados.' densas='densas' a='a' á='á' eniionist.is='eniionist.is' os='os' aditai.='aditai.' propriedade='propriedade' minislro='minislro' sr.='sr.' o='o' p='p' as='as' lho='lho' ás='ás' urimis='urimis' u='u' milhares='milhares' mnis='mnis' quem='quem' famílias='famílias' recursos='recursos' da='da' substituo='substituo' porque='porque'>

Sr. PresiJersíc, n h.rn deu, ru lenho de oc-cnpar-me ainda de objecto», relativos a outros Mi-niíterios: peço a V. Em a me giiiide a palavra para a sessão seguinte. (Yozcs — Muito l em, muito bem),

N. B. O digno Pa* fofémi^^^0O- petas seu* amigos políticos, í ^ í ??

O Sr. Presidente — Àmanil >'<éntjs. p='p' a='a' fechada='fechada' tag2:_='t:_' está='está' taesma='taesma' ordena='ordena' siisl='siisl' do='do' diâ='diâ' xmlns:tag2='urn:x-prefix:t'>

Pastava, ias quatro horas; dei, Idrd^