O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1348

CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

Sessão de 10 de junho de 1868

Presidencia do ex.mo sr. Conde de Castro

Secretarios os dignos Marquez de Sabugosa.

Mello e Carvalho.

Estando presente numero legal foi declarada aberta a sessão.

Fez-se leitura da correspondencia: Um officio do ministerio do reino enviando sessenta exemplares das contas do mesmo ministerio, relativas á gerencia do anno economico de 1864-1865 e ao exercicio do anno economico de 1863-1864. Teve o competente destino.

Um officio do ministerio da fazenda remettendo sessenta exemplares do relatorio e propostas de lei de 23 de maio de 1868.

Teve o competente destino.

Um officio da procuradoria geral da corôa participando que falleceu o digno par conselheiro procurador geral da corôa, ex.mo sr. Sebastião de Almeida e Brito, o qual se havia de sepultar no cemiterio dos Prazeres no dia 9 do corrente.

O sr. Presidente: — Creio que a camara deseja que se lance na acta um voto de profundo sentimento pela noticia da morte de varão tão distincto e tão caro aos nossos concidadãos, o sr. Sebastião de Almeida e Brito (muitos apoiados).

Então manda-se lançar na acta este voto commemorativo (apoiados).

O sr. Visconde de Chancelleiros: — Pedi a palavra para renovar a iniciativa do projecto de lei n.° 137, que já foi discutido n'esta camara e approvado na generalidade.

O sr. Presidente: — Queira o digno par mandar para a mesa a sua proposta.

O sr. Visconde de Chancelleiros enviou-a para a mesa.

O sr. Margiochi: — Mando para a mesa o parecer da commissão de fazenda sobre o projecto de lei n.° 3, vindo da camara dos senhores deputados.

Leu-se na mesa e foi a imprimir.

Leu-se em seguida a proposta do sr. Visconde de Chancelleiros.

O sr. Ferrão: — Mando para a mesa uma representação do desembargador aposentado da relação do Porto, José Bernardo Ferreira Pinto da Cunha; e peço a V. ex.ª que seja remettida á commissão de legislação, que me parece ser a competente para a examinar.

Foi enviada á commissão de legislação.

O sr. Presidente: — Peço aos srs. relatores das commissões que, se têem algum parecer para mandar para a mesa, o queiram fazer.

O sr. Conde de Cabral: — Não ha nas commissões mais nenhum projecto, como V. ex.ª sabe; o unico que havia era esse que acaba de ser mandado para a mesa. Agora o que peço a V. ex.ª é que se digne mandar imprimir esse parecer com urgencia para se distribuir ámanhã por casa dos dignos pares, e poder entrar em discussão na sexta feira.

O sr. Presidente: — Na sexta feira não me parece que possa haver sessão, por ser intercallado a dois dias santificados. Então a primeira sessão será na proxima terça feira, sendo a ordem do dia a discussão do parecer que o sr. relator da commissão de fazenda mandou para a mesa.

Está levantada a sessão.

Eram quasi tres horas da tarde.

Relação dos dignos pares que estiveram presentes na sessão de 10 junho de 1868

Os ex.mos srs. conde de Castro; duque de Loulé; marquezes, de Fronteira, de Ponte de Lima, de Sabugosa; condes, das Alcaçovas, d'Avila, de Cabral, de Linhares, de Rio Maior; viscondes, de Chancelleiros, de Condeixa, de Fonte Arcada; barão de Villa Nova de Foscôa; Mello e Carvalho, Pereira de Magalhães, Silva Ferrão, Margiochi, Braamcamp, Pinto Bastos, Reis e Vasconcellos, Lourenço da Luz, Baldy, Rebello da Silva, Menezes Pita, Fernandes Thomás, Ferrer.