O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO

uma dotação annual para despesas de conservação na importancia de 150 milhões de rublos.

A administração interna dos corpos tem de ser moldada em novas bases. Os alojamentos são defeituosos, tanto sob o ponto de vista hygienico, como sob o ponto de vista da instrucção e disciplina.

Muitas guarnições não tem carreiras de tiro. Deve-se completar o material dos caminhos de ferro de campanha, criar baterias de morteiros, aumentar o numero de metralhadoras, organizar annualmente manobras, construir novas fortalezas, etc..

Esta enumeração não dá uma ideia favoravel do estado material do exercito, mas o estado moral, se o julgarmos pelo quadro, um tanto sombrio, tal qual no-lo apresenta M. Goutchkof, parece ainda mais desolador.

O alto commando, declara elle, depois de um documento impresso na Academia do Estado Maior Nicolas e relativo á batalha de Moukden, mostrou-se inapto a toda a concepção de manobra, e proprio somente para os ataques de frente.

Em seguida a operações demonstrativas, tão ingénuas e tão ridiculas, que não podiam enganar pessoa alguma, só se via combater por meio de golpes directos sobre posições fortificadas, quebrando o élan dos nossos soldados, deixando o combate retalhado em episódios que não tinham seguimento e ligação.

A tropa uma vez caida nesta especie de anarchia, o chefe abdicava o seu papel.

A acção, desprovida de uma bem pensada direcção, descae perante a perseverança do adversario.

Esta insufficiencia do cominando é motivada pelos systemas adoptados em relação ás promoções e ás vantagens injustificaveis concedidas a duas classes privilegiadas: á dos officiaes da guarda, e á dos officiaes do estado maior.

Estes escalam rapidamente os postos inferiores da hierarchia militar, sem conhecerem, por assim dizer, o serviço de tropas.

Aquelles, em vista da superioridade que faz que cada grau da guarda corresponda a um grau superior no exercito, chegam pelo menos a commandar regimentos.

Um grande numero de officiaes sente-se despojado dos seus direitos legitimo3, de forma que as demissões são de dia para dia mais numerosas, o recrutamento das escolas militares insufficientissimo, emfim, uma sensivel falta de officiaes nos regimentos.

Todos estes males podem ser sanados.

M. Goutchkof reconhece os esforços feitos pelo Governo para introduzir reformas. Lembra as modificações effectivadas depois da guerra russo-japonesa na administração militar e particularmente o ukase de 18 de maio de 1905, relativo á criação de um conselho de defesa nacional, e o de 8 de julho de 1905, relativo ao desdobramento do Ministerio da Guerra e á formação de um Sub-Ministerio, denominado o Estado Maior General.

Ao mesmo tempo accusa severamente os abusos burocraticos que consistem era multiplicar repartições com responsabilidades restrictas e custeios dispendiosos: repartições para a instrucção de tropas; inspecções geraes de infantaria, artilharia e engenharia; commissões para promoções, etc.

Todos estes organismos secundários se reduzem a poeira relativamente a. responsabilidades e alem d'isso cerceiam iniciativas. Carrega-se sem vantagem uma machina, que se reconhece mais tarde como sendo de construcção archaica e de fraco rendimento.

Quanto á escolha de individualidades que poderiam corrigir o que o systema tem de defeituoso, basta dizer que o Gran-Duque Nicolau é o presidente do Conselho da Defesa Nacional, o Gran-Duque Sérgio Mikhailovitch é o inspector geral de artilharia, o Gran-Duque Pedro Nicolaievitch inspector geral de engenharia, o Gran-Duque Constantino Constantinovitch director geral das escolas militares.

As palavras do chefe dos constitucionaes moderados foram seguidas de conclusões arrojadas dirigidas aos membros da Familia Imperial, cuja posição social os colloca ao abrigo de qualquer censura, que elle começa por classificar de n regime de irresponsabilidade".

A Duna cobriu de applausos estas sensacionaes declarações, e recebeu o duplo prazer da surpresa e da verdade.

O general Rediger, Ministro da Guerra, vio-se obrigado a reconhecer que este corajoso discurse "continha um grande fundo de verdade".

Limitou-se a apresentar um programma de reformas, não discutindo as criticas de M. Goutchkof. Este programma, cuja applicação já foi iniciada, não é tão completo nem regenerador, como seria mester.

É comtudo para desejar que se execute com energia e sinceridade, não só para interesse da Russia, como tambem da França

É com o engrandecimento do poder militar que um Estado contribue para manter a paz - as gazetas officiaes allemães assim o apregoam- o Governo Russo, corrigindo os abusos da sua organização militar, trabalha não somente para o bem da Russia, como para o bem do mundo.

DOCUMENTO N.° 2

Desde 19 de maio de 1906, em que o Sr. Vasconcellos Porto, sendo tenente-coronel addido, foi nomeado Ministro, até 7 de novembro de 1907, em que o mesmo Sr. Porto ascendeu a coronel, foram promovidos a tenentes-coroneis, na arma de engenharia, os majores constantes do seguinte relacionamento:

[Ver valores da tabela na imagem]

Nota. - Quando em 7 de novembro de 1907 o Sr. Vasconcellos Porto ascendeu a coronel, havia nove coroneis no quadre da arma de engenharia, o qual é de dez. Nessa data; foi promovido o decimo, o Sr. Fernando Eduardo de Serpa Pimentel, immediatamente mais moderno, na escala, ao Sr. Porto. Esta promoção foi motivada por o Sr. Vasconcellos Porto se manter arbitrariamente na situação de addido, não obstante ser Ministro da Guerra. Por este facto, postergou abertamente e preceituado no artigo 175.° do decreto com força de lei de 7 de setembro de 1899, segunde; o reconheceu o Sr. Conselheiro Sebastião Telles, na sessão d'esta Camara de o de julho corrente.

A consignar ha ainda que, sendo commum a todas as armas e ao serviço do estado maior a escala dos coroneis para o ganeralato, as promoções tumultuarias a este posto, como as duas que ficam designadas, produzem indubitavelmente accentuados prejuizos a terceiros.