O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1085

Porque o dia mais glorioso da minha vida aquelle, em que eu sentado ahi no banco dos réus estivesse defendendo os direitos do episcopado. Vozes: — Muito bem.

O Orador: — Havia de faze-lo com a energia e efficacia que inspira o sentimento da justiça, da verdade e do dever. £ se esta camara na sua alta sabedoria tomasse uma resolução, que eu entendesse em minha consciencia, que não podia cumprir, abaixava a cabeça e com profundo respeito dizia: non possum (apoiados).

Vozes: — Muito bem.

O Orador: — Resignando me a esperar tranquillo qualquer adversidade que me sobreviesse. Porque eu sou discípulo de uma mestra, a igreja, que bem como a bigorna supposto não saiba dar golpes, mas só recebe-los, comtudo recebendo-os chega muitas vezes a esmigalhar os mais duros martellos. Uma resistencia paciva e prudente, mas vigorosa e constante, assistida do divino fundador da mesma igreja, ha de ser o maior obstaculo ás exageradas e injustas pretensões, com que se quer reduzir o episcopado portuguez ao mais lastimoso estado de abatimento, e quasi aniquilação (apoiados).

Vozes: — Muito bem, muito bem.

(S. em.ª foi comprimentado por muitos dignos pares.)